Pesquisar
Close this search box.

Canal de Denúncias e as boas práticas

Canal de Denúncias e as boas práticas
Tempo de Leitura: 4 Minutos

Canal de Denúncias para as boas práticas de Compliance e governança corporativa

Um Canal de Denúncias para as boas práticas de Compliance e governança corporativa, pode ser a solução ideal para empresas que buscam, em primeiro lugar, manter agradável o seu ambiente de trabalho.

Por isso, saiba que este artigo foi preparado justamente para mostrar como um Canal de Denúncias pode ser benéfico para a governança corporativa e o Compliance, que inclusive podem atuar de forma conjunta dentro de uma organização.

Além disso, mostraremos a marca líder no mercado de Ética e Compliance, desenvolvedora do Canal de Denúncias mais confiável do Brasil. Portanto, leia até o final!

Primeiro, vamos entender o significado desses dois importantes termos do ambiente empresarial:

Governança Corporativa

Governança Corporativa é o termo utilizado para designar sistemas para empresas e organizações em geral, com o objetivo de ditar como elas serão dirigidas, monitoradas e até mesmo incentivadas a garantir a ética dentro do negócio. 

E para isso, é necessário envolver casos que vão desde os relacionamentos entre sócios, passando pelo conselho de administração e a diretoria, chegando até os órgãos de fiscalização e controle, bem como as demais partes interessadas.

As boas práticas de Governança Corporativa executam princípios básicos através de recomendações objetivas, também alinhando interesses de todas as partes da organização, a fim de preservar e otimizar a produtividade e a harmonia dentro do ambiente de trabalho.

Compliance

As estratégias de Compliance vão em um caminho muito semelhante a Governança Corporativa, já que seus objetivos são parecidos com esta outra atuação. A verdade é que eles podem facilmente existir em conjunto, dentro de qualquer negócio.

O que é compliance nos negócios, resumidamente?

Significa cumprir as leis e regulamentos.

Este conceito abrange todas as políticas, regras, controles internos e externos aos quais uma organização deve seguir. Quando em conformidade, as atividades de uma organização estarão em total harmonia com as regras e leis aplicadas aos seus processos.

Além disso, devem assegurar o fiel cumprimento dos diversos instrumentos normativos internos. Só assim a empresa cumprirá as normas ambientais, trabalhistas, financeiras, de segurança do trabalho, operacionais, contábeis, etc.

Canal de Denúncias da Contato Seguro para as boas práticas de Compliance

Independentemente de suas características, um Canal de Denúncias pode ser o elo fundamental entre as boas práticas de Compliance e governança corporativa. Por isso, conheça um pouco da plataforma desenvolvida pela Contato Seguro!

Com esta plataforma, o denunciante, que geralmente é um funcionário ou colaborador, vê uma irregularidade dentro de sua empresa e, em algum momento, quando se sentir confortável, faz a denúncia do acontecido dentro da plataforma.

Digitalmente, o caso passa por algumas etapas do Canal de Denúncias da Contato Seguro. E, durante todo esse processo, a denúncia é investigada e, caso necessário, repassada à empresa contratante, para que ela possa tomar as medidas cabíveis/ desejadas. Porém, saiba que os benefícios também ajudam os colaboradores:

Redução de furtos: poucos imaginam, mas um dos principais crimes que podem ocorrer dentro do ambiente de trabalho de uma organização, são os pequenos furtos.

Com um Canal de Denúncias (Compliance) como o da Contato Seguro, quem pratica atos irregulares não se sentirá tão seguro em fazê-los novamente.

Isso porque, nas próximas oportunidades, ele sabe que pode ser denunciado na mesma hora, sem nem mesmo saber quem o viu, já que a plataforma proporciona um alto nível de sigilo em relação ao conteúdo da denúncia e identidade do denunciante. 

Fale com a Contato Seguro para saber mais e implementar o Canal de Denúncias em sua organização!

4.8/5 - 290 votos

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Saiba como contratar em apenas 3 passos: