Canal de Denúncias para as boas práticas de governança corporativa e Compliance
Um Canal de Denúncias para as boas práticas de governança corporativa e Compliance, pode ser a solução ideal para empresas que buscam, em primeiro lugar, manter agradável o seu ambiente de trabalho.
Por isso, saiba que este artigo foi preparado justamente para mostrar como um Canal de Denúncias pode ser benéfico para a governança corporativa e o compliance, que inclusive podem atuar de forma conjunta dentro de uma organização.
Além disso, mostraremos a marca líder no mercado de Ética e Compliance, desenvolvedora do Canal de Denúncias mais confiável do Brasil. Portanto, leia até o final!
Primeiro, vamos entender o significado desses dois importantes termos do ambiente empresarial:
Governança Corporativa
Governança Corporativa é o termo utilizado para designar sistemas para empresas e organizações em geral, com o objetivo de ditar como elas serão dirigidas, monitoradas e até mesmo incentivadas a garantir a ética dentro do negócio.
E para isso, é necessário envolver casos que vão desde os relacionamentos entre sócios, passando pelo conselho de administração e a diretoria, chegando até os órgãos de fiscalização e controle, bem como as demais partes interessadas.
As boas práticas de Governança Corporativa executam princípios básicos através de recomendações objetivas, também alinhando interesses de todas as partes da organização, a fim de preservar e otimizar a produtividade e a harmonia dentro do ambiente de trabalho.
Compliance
As estratégias de Compliance vão em um caminho muito semelhante a Governança Corporativa, já que seus objetivos são parecidos com esta outra atuação. A verdade é que eles podem facilmente existir em conjunto, dentro de qualquer negócio.
O que é compliance nos negócios, resumidamente? Significa cumprir as leis e regulamentos.
Este conceito abrange todas as políticas, regras, controles internos e externos aos quais uma organização deve seguir. Quando em conformidade, as atividades de uma organização estarão em total harmonia com as regras e leis aplicadas aos seus processos.
Além disso, devem assegurar o fiel cumprimento dos diversos instrumentos normativos internos. Só assim a empresa cumprirá as normas ambientais, trabalhistas, financeiras, de segurança do trabalho, operacionais, contábeis, etc.
Canal de Denúncias da Contato Seguro
Independentemente de suas características, um Canal de Denúncias pode ser o elo fundamental entre as boas práticas de governança corporativa e Compliance. Por isso, conheça um pouco da plataforma desenvolvida pela Contato Seguro!
Com esta plataforma, o denunciante, que geralmente é um funcionário ou colaborador, vê uma irregularidade dentro de sua empresa e, em algum momento, quando se sentir confortável, faz a denúncia do acontecido dentro da plataforma.
Digitalmente, o caso passa por algumas etapas do Canal de Denúncias da Contato Seguro. E, durante todo esse processo, a denúncia é investigada e, caso necessário, repassada à empresa contratante, para que ela possa tomar as medidas cabíveis/ desejadas. Porém, saiba que os benefícios também ajudam os colaboradores:
Redução de furtos: poucos imaginam, mas um dos principais crimes que podem ocorrer dentro do ambiente de trabalho de uma organização, são os pequenos furtos.
Com um Canal de Denúncias como o da Contato Seguro, quem pratica atos irregulares não se sentirá tão seguro em fazê-los novamente.
Isso porque, nas próximas oportunidades, ele sabe que pode ser denunciado na mesma hora, sem nem mesmo saber quem o viu, já que a plataforma proporciona um alto nível de sigilo em relação ao conteúdo da denúncia e identidade do denunciante.
Fale com a Contato Seguro para saber mais e implementar o Canal de Denúncias em sua organização!