Canal de Denúncias promove transparência e ética no ambiente corporativo

Como o Canal de Denúncias promove a ética e a transparência no ambiente corporativo

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Tempo de Leitura: 5 Minutos

No mundo corporativo de hoje, a ética e a transparência são pilares fundamentais para a construção do sucesso e da sustentabilidade das empresas.

Ter ética e transparência não é apenas cumprir exigências legais, mas garantir que, na maior parte do tempo e dos casos, cada pessoa da organização faça o que é correto.

A ética empresarial e a transparência resultam em diversos benefícios para a organização.

O Canal de Denúncias é uma ferramenta central para empresas que querem cultivar e manter um ambiente onde integridade e responsabilidade sejam a regra.

Este artigo explora como o Canal de Denúncias evita irregularidades, desvios e outros problemas, bem como promove a ética empresarial e a transparência, transformando os ambientes corporativos em espaços justos e confiáveis.

Boa leitura!

Canal de Denúncias como fortalecedor da Ética Empresarial

A ética empresarial é mais forte quando é uma cultura.

O Canal de Denúncias é um instrumento para:

  • detecção;
  • combate; e
  • prevenção de irregularidades.

Portanto, se estabelece como um ponto central das práticas de integridade empresarial.

Para que a ética empresarial realmente faça parte da cultura organizacional, esses três níveis — detectar, combater e prevenir — precisam funcionar de forma eficiente, e o Canal de Denúncias pode sustentar isto.

Quando presente, o Canal:

  • inibe comportamentos desviantes: pelo receio de serem denunciados, potenciais infratores desistem de cometer desvios.
  • agiliza a identificação de desvios: permitindo que diretores tomem ações efetivas, como medidas de responsabilização.
  • força a compreensão dos colaboradores sobre regulamentos internos e externos: se há um Canal de Denúncias em funcionamento, é melhor saber o que se pode denunciar ou não! A presença do instrumento exige das pessoas a educação sobre o certo e o errado.

E, desse modo, vai costurando os elementos de uma cultura de ética empresarial, onde todos sabem o que é o certo a fazer, entendem a importância de fazer o certo, e são respaldados por um instrumento eficiente.

Canal de Denúncias como promotor da Transparência e Responsabilidade

Da mesma maneira, o Canal de Denúncias promove transparência e responsabilidade:

  • dá à empresa a obrigação de apurar e responsabilizar: o Canal estrutura o processo de apuração e responsabilização de irregularidades. Assim, nenhum desvio é jogado para debaixo do tapete.
  • dá aos colaboradores a responsabilidade pessoal: de não cometer irregularidades, e de denunciar caso presencie algum desvio.

Com o Canal de Denúncias
A empresa tem a responsabilidade de apurar todos os relatos e impor medidas disciplinares quando necessário.Os colaboradores têm a responsabilidade de não cometer ilicitudes, e de denunciar se testemunharem algum desvio.

Quando há responsabilidade, há transparência.

Se todos sabem o que é o certo a se fazer e agem de maneira ética, a responsabilidade surge espontaneamente.

Com a responsabilidade, a transparência se torna um princípio fundamental, já que compartilhar informações importantes, dizer o que é preciso com clareza e não deixar nada por baixo dos panos são atos de responsabilidade.

Pessoas que prezam pela ética se sacrificam por ela: estão muito mais dispostas a realmente denunciar um colega que insiste em cometer irregularidades; assumem os próprios erros e os divulgam quando necessário; e mantém o padrão de comportamento esperado.

Canal de Denúncias promovendo ética no ambiente corporativo
Canal de Denúncias promovendo ética no ambiente corporativo

Com um clima de transparência e responsabilidade, a confiança mútua aumenta, e todos na empresa desejam trilhar o mesmo caminho.

Uma das consequências diretas disso é o aumento da produtividade e da motivação para o trabalho, sem contar o aumento na qualidade das interações, e a melhoria do trabalho em equipe.

Como num time de futebol, se todos estiverem alinhados com o objetivo, conhecerem as suas posições e funções e estiverem de acordo com a estratégia de jogo, as chances de ganhar se multiplicam.

Canal de Denúncias para Prevenção e Resolução de Conflitos

Já vimos que o Canal de Denúncias serve para fechar lacunas com relação à integridade em três níveis: identificar, combater e prevenir.

Com ele, a ética e a transparência passam a fazer parte da cultura organizacional, juntamente com a responsabilidade.

Além de mitigar riscos associados a irregularidades, protegendo a empresa de multas, sanções e problemas com a Justiça, o Canal gera maior afinidade entre as pessoas e estabelece padrões mais altos de comportamento.

Sendo assim, o Canal atinge um dos maiores problemas que assaltam os ambientes organizacionais: os conflitos interpessoais.

Conflitos interpessoais são uma grande causa de problemas nas empresas. A convivência de pessoas com valores de conduta diferentes é um dos maiores motivos.

Quando se implementa o Canal de Denúncias, isso chega ao fim: todas as pessoas alinham os valores e a forma de conduzir o próprio comportamento e sobra muito pouca margem para discussões e desentendimentos.

Canal de Denúncias para Melhoria Contínua e Adaptação às Mudanças

Você pode pensar, e talvez já tenha até testemunhado na prática, que intervenções que objetivam mudar o comportamento das pessoas não funcionam.

Ainda mais quando o assunto é ética empresarial e transparência!

Entretanto, com o Canal de Denúncias, isso é muito diferente.

A estruturação do Canal numa empresa gera uma transformação eficiente e duradoura que acumula ganhos ao invés de perdê-los.

Implementar um Canal de Denúncias acompanha outras atividades de treinamento para conscientização e sensibilização, as quais, com o suporte efetivo da ferramenta, criam uma nova cultura organizacional.

Dessa maneira, pode-se esperar uma melhoria contínua nos processos e grande facilidade a adaptações futuras necessárias.

É a integridade, a ética e a transparência de uma empresa que definem sua longevidade, e o Canal de Denúncias é um ponto de apoio indispensável.

Conclusão

A utilização de um Canal de Denúncias efetivo dá oportunidade para as empresas identificarem tendências em processos e comportamentos, além de traçar um novo padrão de conduta.

O Canal promove, dessa forma, a ética empresarial, a transparência e a responsabilidade, bem como serve de apoio para prevenção e resolução de conflitos e base para melhorias contínuas e alta capacidade de adaptação.

Organizações de todos os tipos têm muito a ganhar com um Canal de Denúncias, pois ele é um ponto-chave na esquematização da integridade, ética empresarial e transparência.

Por isso, se a sua empresa ainda não possui um Canal de Denúncias, fale diretamente com um dos nossos especialistas aqui da Contato Seguro e faça a escolha pela integridade e pelo sucesso sustentável do seu negócio agora mesmo!

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