Todo ambiente possui uma atmosfera própria.
Se você vai a um jogo de futebol, o clima de torcida, expectativa, festa e rivalidade é evidente.
Um seminário numa Universidade terá um clima diferente: há uma formalidade esperada no agir e falar, expectativa, também, quanto aos assuntos ali tratados, cordialidade e abertura para novas ideias.
Em qualquer lugar, o clima se revela: para as empresas, isso não é diferente.
Neste artigo, entenda os indicadores do Clima Organizacional e veja dicas para melhorias: o Canal de Denúncias é uma ferramenta altamente indicada para melhorar o bem-estar e a saúde organizacional.
O que é Clima Organizacional e sua importância
Cultura organizacional e clima organizacional são conceitos que dizem respeito à identidade da empresa, e duas formas que essa identidade se expressa.
Vamos definir o clima organizacional e, depois, diferenciá-lo da cultura, para então entender como avaliar o clima e melhorá-lo conforme as necessidades da sua empresa.
Definição de Clima Organizacional
O clima organizacional é um conceito que diz da atmosfera ou ambiente de uma organização, que é criado pelos comportamentos, atitudes, posturas e valores dos colaboradores e gerentes.
Pode ser entendido como o “humor” geral da empresa, o “jeito de ser” de seus funcionários, bem como a percepção destes sobre seu espaço laboral.
São elementos do clima organizacional:
- estilo de comunicação;
- estilos de liderança;
- equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
- incentivo e acolhimento dos colaboradores;
- benefícios;
- flexibilidade.
O clima pode ser entendido, segundo esses critérios, como “positivo” ou “negativo”, portanto, falamos em bom clima organizacional, e clima organizacional negativo.
Por se tratar de elementos mutáveis, é claro que o clima organizacional não é fixo, podendo variar segundo acontecimentos internos e externos à organização.
Diferença entre Clima e Cultura Organizacional
A cultura organizacional é a parte mais estruturada, mais rígida da organização. Aqui estamos falando mais de regulamentos, de normas, princípios fundamentais não negociáveis.
O clima organizacional, então, é a percepção geral de como a cultura se expressa no cotidiano da organização.
A tabela a seguir demonstra como cada elemento é expresso na cultura organizacional, ou no clima.

Impacto no desempenho da empresa
O clima organizacional tem um grande peso sobre o desempenho de uma empresa.
Afinal, a forma que as pessoas percebem a sua organização determina sua satisfação, sua motivação, e até sua produtividade e busca por resultados.
Associam-se a um bom clima organizacional:
- produtividade;
- redução de absenteísmo;
- redução da rotatividade;
- melhoria da qualidade de produtos e serviços;
- melhor reputação empresarial.
Indicadores principais para medir o Clima Organizacional
Existem indicadores estáveis para medir o clima organizacional.
Como já apontamos, a rotatividade e o engajamento e motivação dos funcionários são um ponto fundamental.
Além destes, medir a satisfação dos colaboradores de forma segura e imparcial mostra-se também um ótimo termômetro para o clima.
Satisfação dos colaboradores
A satisfação é um indicador fundamental do clima organizacional, embora haja desafios para medi-la.
O feedback dos funcionários é a principal medida do clima organizacional. Um feedback de qualidade pode ser obtido por pesquisas e avaliações regulares, bem como por conversas.
As pesquisas devem ser produzidas de maneira que a resposta seja anônima, sem possibilidade de identificação — só assim os colaboradores se sentem seguros e livres pra dizer o que pensam e como se sentem na empresa.
Pergunte como o colaborador entende as políticas internas, os benefícios, a flexibilidade, sua autonomia no trabalho, o salário, a liderança, e assim por diante.
As respostas darão insights e dados interessantes para adaptar o que for necessário.
Taxa de rotatividade (turnover)
Se a taxa de rotatividade da sua organização é alta, atenção: o clima organizacional pode estar desfavorável.
A taxa de turnover ideal parece variar entre 5% e 10%. No Brasil, a taxa média é bem maior que isso, chegando a quase 40%.
Portanto, essa leitura deve ser feita cuidadosamente.
Marcelo Borowski, sócio-diretor da Compliance Total fala, no vídeo abaixo, sobre taxa de rotatividade, e sobre como reduzir esse problema na sua empresa com um Canal de Denúncias.
Confira!
Engajamento e motivação
O nível de produtividade das equipes numa organização também são grandes indicadores do clima organizacional.
Num clima organizacional positivo, a produtividade aumenta: metas alcançadas, compromisso com a organização, “vestir a camisa”, e o empenho em geral são marcas consagradas de uma equipe bem-disposta.
Melhores práticas para melhorar o Clima Organizacional
A prática mais eficaz para se melhorar o clima organizacional na sua empresa é buscar conhecê-la a fundo.
Por isso, observar os dados, os indicadores, e solicitar sempre um feedback transparente de seus colaboradores é fundamental.
Depois, as grandes iniciativas para transformar o Clima Organizacional são trabalhar, principalmente a comunicação, e implementar um Canal de Denúncia.
Comunicação eficaz nas empresas
Comunicação clara e eficaz é a chave-mestra para todo tipo de melhorias num ambiente composto por pessoas.

Poder falar livremente, sugerir, propor, questionar e participar ativamente é essencial para os colaboradores numa organização.
Somente ao compartilhar informações e estabelecer uma troca genuína o clima organizacional pode florescer positivamente.
Implementação de um Canal de Denúncia para Empresas
O Canal de Denúncias é um canal de comunicação muito pertinente quando o assunto é clima organizacional.
Ele é mais um instrumento para garantir que certo tipo de comunicação ocorra, com os cuidados devidos: permite que as pessoas se manifestem sobre determinados assuntos, e isso gera grande confiança e tranquilidade nas relações, impactando diretamente no clima
Como o Canal de Denúncia Corporativo contribui para o Clima
O Canal permite que pessoas manifestem sugestões, dúvidas e denúncias de forma 100% anônima, caso seja o desejo do funcionário, ou com total garantia de confidencialidade.
A ferramenta contribui para o bem-estar geral da empresa, evitando problemas no Ministério do Trabalho, problemas interpessoais e prevenindo irregularidades como assédio, discriminação, dentre outros.
Como efeito secundário, as relações melhoram, a transparência passa a ser a regra, as pessoas têm liberdade e o clima organizacional torna-se altamente positivo.
Conheça a plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro
A Contato Seguro oferece uma plataforma de Canal de Denúncias completa, com todos os recursos necessários para se tratar de sugestões, dúvidas e denúncias.
Prezamos pelo bem-estar do coração da organização: as pessoas que a compõem! E por isso, garantimos o anonimato e a confidencialidade, bem como o atendimento especializado (com psicólogo-ouvidor) e uma gestão qualificada dos relatos.
Vantagens do Canal de Denúncia Empresarial
O Canal de Denúncias empresarial terá um impacto positivo permanente sobre o clima organizacional da sua empresa.
O Canal é um instrumento que torna a empresa mais coesa, torna as relações mais próximas e transparentes, gerando bem-estar, saúde mental e produtividade no trabalho.
Preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um dos nossos especialistas!
FAQ: Clima organizacional
É a percepção coletiva do ambiente de trabalho. Impacta diretamente na motivação, produtividade, retenção e bem-estar dos colaboradores.
Satisfação dos colaboradores, taxa de rotatividade (turnover) e o nível de engajamento e motivação das equipes.
Por meio de pesquisas anônimas, entrevistas, indicadores de RH e feedbacks constantes que garantam segurança e transparência.
A cultura é o conjunto de valores e normas da empresa. O clima é como esses valores são percebidos e vivenciados no dia a dia.
Ele permite comunicação segura e anônima, aumenta a confiança, previne conflitos e fortalece a transparência interna.
Investir em comunicação clara, ouvir os colaboradores, implementar um Canal de Denúncia e promover bem-estar e valorização contínua.