Clima organizacional: indicadores e melhorias

Como melhorar o clima organizacional com canal de denuncia e fortalecer a comunicação interna.
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Todo ambiente possui uma atmosfera própria.

Se você vai a um jogo de futebol, o clima de torcida, expectativa, festa e rivalidade é evidente.

Um seminário numa Universidade terá um clima diferente: há uma formalidade esperada no agir e falar, expectativa, também, quanto aos assuntos ali tratados, cordialidade e abertura para novas ideias.

Em qualquer lugar, o clima se revela: para as empresas, isso não é diferente.

Neste artigo, entenda os indicadores do Clima Organizacional e veja dicas para melhorias: o Canal de Denúncias é uma ferramenta altamente indicada para melhorar o bem-estar e a saúde organizacional.

O que é Clima Organizacional e sua importância

Cultura organizacional e clima organizacional são conceitos que dizem respeito à identidade da empresa, e duas formas que essa identidade se expressa.

Vamos definir o clima organizacional e, depois, diferenciá-lo da cultura, para então entender como avaliar o clima e melhorá-lo conforme as necessidades da sua empresa.

Definição de Clima Organizacional

O clima organizacional é um conceito que diz da atmosfera ou ambiente de uma organização, que é criado pelos comportamentos, atitudes, posturas e valores dos colaboradores e gerentes.

Pode ser entendido como o “humor” geral da empresa, o “jeito de ser” de seus funcionários, bem como a percepção destes sobre seu espaço laboral.

São elementos do clima organizacional:

  • estilo de comunicação;
  • estilos de liderança;
  • equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • incentivo e acolhimento dos colaboradores;
  • benefícios;
  • flexibilidade.

O clima pode ser entendido, segundo esses critérios, como “positivo” ou “negativo”, portanto, falamos em bom clima organizacional, e clima organizacional negativo.

Por se tratar de elementos mutáveis, é claro que o clima organizacional não é fixo, podendo variar segundo acontecimentos internos e externos à organização.

Diferença entre Clima e Cultura Organizacional

A cultura organizacional é a parte mais estruturada, mais rígida da organização. Aqui estamos falando mais de regulamentos, de normas, princípios fundamentais não negociáveis.

O clima organizacional, então, é a percepção geral de como a cultura se expressa no cotidiano da organização.

A tabela a seguir demonstra como cada elemento é expresso na cultura organizacional, ou no clima.

Diferença entre Clima e Cultura Organizacional

Impacto no desempenho da empresa

O clima organizacional tem um grande peso sobre o desempenho de uma empresa.

Afinal, a forma que as pessoas percebem a sua organização determina sua satisfação, sua motivação, e até sua produtividade e busca por resultados.

Associam-se a um bom clima organizacional:

  • produtividade;
  • redução de absenteísmo;
  • redução da rotatividade;
  • melhoria da qualidade de produtos e serviços;
  • melhor reputação empresarial.

Indicadores principais para medir o Clima Organizacional

Existem indicadores estáveis para medir o clima organizacional.

Como já apontamos, a rotatividade e o engajamento e motivação dos funcionários são um ponto fundamental. 

Além destes, medir a satisfação dos colaboradores de forma segura e imparcial mostra-se também um ótimo termômetro para o clima.

Satisfação dos colaboradores

A satisfação é um indicador fundamental do clima organizacional, embora haja desafios para medi-la.

O feedback dos funcionários é a principal medida do clima organizacional. Um feedback de qualidade pode ser obtido por pesquisas e avaliações regulares, bem como por conversas.

As pesquisas devem ser produzidas de maneira que a resposta seja anônima, sem possibilidade de identificação — só assim os colaboradores se sentem seguros e livres pra dizer o que pensam e como se sentem na empresa.

Pergunte como o colaborador entende as políticas internas, os benefícios, a flexibilidade, sua autonomia no trabalho, o salário, a liderança, e assim por diante.

As respostas darão insights e dados interessantes para adaptar o que for necessário.

Taxa de rotatividade (turnover)

Se a taxa de rotatividade da sua organização é alta, atenção: o clima organizacional pode estar desfavorável.

A taxa de turnover ideal parece variar entre 5% e 10%. No Brasil, a taxa média é bem maior que isso, chegando a quase 40%.

Portanto, essa leitura deve ser feita cuidadosamente.

Marcelo Borowski, sócio-diretor da Compliance Total fala, no vídeo abaixo, sobre taxa de rotatividade, e sobre como reduzir esse problema na sua empresa com um Canal de Denúncias. 

Confira!

Engajamento e motivação

O nível de produtividade das equipes numa organização também são grandes indicadores do clima organizacional.

Num clima organizacional positivo, a produtividade aumenta: metas alcançadas, compromisso com a organização, “vestir a camisa”, e o empenho em geral são marcas consagradas de uma equipe bem-disposta.

Melhores práticas para melhorar o Clima Organizacional

A prática mais eficaz para se melhorar o clima organizacional na sua empresa é buscar conhecê-la a fundo.

Por isso, observar os dados, os indicadores, e solicitar sempre um feedback transparente de seus colaboradores é fundamental.

Depois, as grandes iniciativas para transformar o Clima Organizacional são trabalhar, principalmente a comunicação, e implementar um Canal de Denúncia.

Comunicação eficaz nas empresas

Comunicação clara e eficaz é a chave-mestra para todo tipo de melhorias num ambiente composto por pessoas.

Como melhorar o clima organizacional com canal de denuncia e fortalecer a comunicacao interna.

Poder falar livremente, sugerir, propor, questionar e participar ativamente é essencial para os colaboradores numa organização.

Somente ao compartilhar informações e estabelecer uma troca genuína o clima organizacional pode florescer positivamente.

Implementação de um Canal de Denúncia para Empresas

O Canal de Denúncias é um canal de comunicação muito pertinente quando o assunto é clima organizacional.

Ele é mais um instrumento para garantir que certo tipo de comunicação ocorra, com os cuidados devidos: permite que as pessoas se manifestem sobre determinados assuntos, e isso gera grande confiança e tranquilidade nas relações, impactando diretamente no clima

Como o Canal de Denúncia Corporativo contribui para o Clima

O Canal permite que pessoas manifestem sugestões, dúvidas e denúncias de forma 100% anônima, caso seja o desejo do funcionário, ou com total garantia de confidencialidade.

A ferramenta contribui para o bem-estar geral da empresa, evitando problemas no Ministério do Trabalho, problemas interpessoais e prevenindo irregularidades como assédio, discriminação, dentre outros.

Como efeito secundário, as relações melhoram, a transparência passa a ser a regra, as pessoas têm liberdade e o clima organizacional torna-se altamente positivo.

Conheça a plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro

A Contato Seguro oferece uma plataforma de Canal de Denúncias completa, com todos os recursos necessários para se tratar de sugestões, dúvidas e denúncias.

Prezamos pelo bem-estar do coração da organização: as pessoas que a compõem! E por isso, garantimos o anonimato e a confidencialidade, bem como o atendimento especializado (com psicólogo-ouvidor) e uma gestão qualificada dos relatos.

Vantagens do Canal de Denúncia Empresarial

O Canal de Denúncias empresarial terá um impacto positivo permanente sobre o clima organizacional da sua empresa.

O Canal é um instrumento que torna a empresa mais coesa, torna as relações mais próximas e transparentes, gerando bem-estar, saúde mental e produtividade no trabalho.

Preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um dos nossos especialistas!

FAQ: Clima organizacional

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