Não é novidade o clima organizacional apropriado ser um requisito imprescindível para a obtenção de bons resultados numa corporação. Aliás, as pessoas são as protagonistas do sucesso, mesmo havendo outros ingredientes, como a qualidade do produto ou serviço, a capacidade de atender bem às expectativas e necessidades das partes interessadas, a governança e a organização interna, dentre outros.
E, como se percebe, mesmo esses outros fatores sofrem a interferência direta dos funcionários. Portanto, é de esperar uma atenção especial aos indivíduos, a fim de propiciar-lhes o melhor e, com isso, obter em retribuição a sua melhor contrapartida.
O ambiente de trabalho consiste, desse modo, em peça fundamental para tal propósito e, por isso, vamos abordar esse tema nesse artigo.
O que pode atrapalhar o clima organizacional? Como identificar um potencial clima tóxico? O que fazer para melhorá-lo? Essas são algumas perguntas que pretendemos responder.
Boa leitura.
Ofensores de um bom clima organizacional
Muitas podem ser as causas patrocinadoras de uma degradação do clima organizacional: baixa remuneração; ausência de benefícios para os trabalhadores; descumprimento das leis trabalhistas, de segurança no trabalho ou saúde ocupacional; falta de orientações ou regras claras para a perfeita execução das tarefas; indisponibilidade de ferramentas ou condições adequadas para o trabalho; insalubridade; necessidades constantes de jornadas alongadas (excesso de horas extras); manutenção de conflitos não resolvidos; negligência da meritocracia; etc.
Desnecessário estender essa lista de exemplos, pois, de certo, o leitor saberia de outros tantos, que também serviriam para ilustrá-la.
Entretanto, na atualidade, há alguns motivos merecedores de citação. Além de estarem presentes em inúmeras instituições, parece serem os mais comuns e mais agressivos. São os assédios, a discriminação, o bullying, o racismo e o desrespeito nas relações humanas no cotidiano.
Consequências de um clima organizacional inadequado
Investimos boa parte das nossas vidas no trabalho e, se o ambiente for nocivo, haverá um grande impacto na satisfação pessoal, com reflexos negativos na qualidade de vida de cada funcionário.
A insatisfação gera passividade, estresse, quebra de compromisso com a empresa e com os colegas, baixa qualidade nas atividades, maior propensão a doenças psíquicas e físicas, aumento de absenteísmo e licenças médicas, entre outros.
Logo, isso afeta a produtividade, a qualidade no atendimento a clientes e os consumidores e parceiros, também.
Os talentos e os bons funcionários passam a considerar a troca de emprego, em busca de condições melhores (não apenas salário!).
Essa organização passa a ter mais dificuldade na atração dos melhores e mais competentes profissionais, pois o clima de trabalho é percebido interna e externamente!
Ou seja, além do prejuízo direto aos funcionários, a empresa perde… e muito! Podendo até comprometer a sua sustentabilidade.
Como identificar e solucionar o problema
Fazer diagnósticos regulares é uma saída bastante utilizada no meio corporativo. Com especialistas externos ou com profissionais internos capacitados, são realizadas pesquisas diretas e anônimas para os funcionários manifestarem suas opiniões.
Os resultados são analisados com cuidado e as medidas de melhoria implementadas, sem delongas. Do contrário, em nada adiantaria apenas identificar o problema.
No entanto, recomendam-se outras ações. O pessoal do departamento de RH deve manter-se próximo do dia a dia dos funcionários, para poder perceber as sutilezas influenciadoras de um clima organizacional tóxico, de maneira, inclusive, preventiva.
Incentivar as pessoas a trazerem suas inquietações, contribuírem com ideias para melhoria, falarem abertamente sobre suas aspirações ou incômodos no exercício das funções e darem feedbacks construtivos… tudo isso ajuda a entender o cenário acerca do trabalho.
Os supervisores, chefia imediata, corpo gerencial e diretivo, quer dizer, os líderes em geral, também precisam ser bem orientados, para gerarem um clima saudável no cotidiano e, dessa forma, transformarem-se em canais confiáveis para a identificação de fatores nocivos à atmosfera laboral. Devem agir de forma proativa e eliminar focos de insatisfação no seu início.
Por óbvio, estimula-se treinamentos e comunicação regulares para todas as pessoas sentirem-se à vontade para relatarem suas experiências.
Porém, sabe-se que o Canal de Denúncias se tornou o mais efetivo instrumento no combate a irregularidades internas e, da mesma maneira, uma das mais importantes ferramentas para se detectarem questões relativas ao clima organizacional.
Daí a sua implementação não ser apenas uma medida para atender às legislações (por exemplo as Leis 14.457/22 e a 14.611/23), mas, sobretudo, uma estratégia crucial para a instituição alcançar melhores resultados.
O que fazer quando o clima organizacional é tóxico?
Infelizmente, quando a taça de cristal quebra, é muito mais dispendioso colar os caquinhos frente aos gastos com a prevenção, para evitar a situação chegar a esse ponto.
Por isso, todo mundo sugere:
- Implemente políticas e regras claras no combate a irregularidades e na geração de um ambiente saudável no trabalho.
- Coloque à disposição dos funcionários um Canal de Denúncias com credibilidade, com permissão ao anonimato, garantia da confidencialidade, imparcial, profissional e aberto 24 horas nos 7 dias por semana.
- Promova comunicação e treinamentos regulares para incentivar os funcionários no exercício de seus direitos aliados aos deveres, com transparência, honestidade, respeito e boas relações humanas.
- Estimule o diálogo franco e aberto entre chefe e subordinado e mantenha canal de comunicação direto dos colaboradores com o pessoal de RH.
Essas são apenas algumas das medidas salutares para favorecer o ambiente agradável.
Mas, e se a empresa deixou de fazer tudo isso e agora enfrenta um clima hostil, tóxico?
O investimento de tempo e dinheiro será muito maior que a prevenção. Sem contar a possibilidade de a situação tornar-se irremediável, ter saído de controle e jamais passível de solução. Recuperar a confiança é infinitamente mais desafiador que manter intacta a credibilidade conquistada.
Nesses casos, devem ser identificados todos os fatores ofensores do clima organizacional, escolher os de maior impacto negativo e estabelecer as medidas corretivas geradoras de maior resultado no curto prazo.
Os funcionários devem ser envolvidos nessa iniciativa, a fim de lhes comunicar o interesse genuíno da empresa, fazê-los participar das ações em curso e buscar o compromisso deles em contribuir na inversão do cenário identificado.
A participação da liderança é primordial! Esse nível da organização deverá agir em sintonia com os objetivos traçados, ter atitudes coerentes e alinhadas e conduzir seus liderados para a transformação desejada.
Conclusão
Um ambiente de trabalho saudável promove satisfação pessoal e bons resultados para a organização. Negligenciar esse fato pode trazer consequências terríveis, não apenas com danos às pessoas, mas também para a instituição, podendo afetar a sua sustentabilidade.
Agir na prevenção é o recomendado. Disponibilizar políticas e regras claras, Canal de Denúncias confiável e profissional, promover treinamentos regulares e manter o diálogo aberto com os funcionários são algumas das medidas fundamentais para o bom clima organizacional.
Portanto, identificar focos de insatisfação logo no seu início é uma necessidade. Pesquisas de clima organizacional, o próprio Canal de Denúncias, o estímulo à manifestação dos colaboradores e a ação adequada dos líderes são recomendações salutares.
Porém, se o clima já estiver tóxico, as medidas remediadoras devem ser colocadas em marcha sem delongas! Lamentavelmente, o investimento para solucionar essa questão será muito maior e nem sempre conseguirá resolver o problema como esperado.
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Vários fatores podem contribuir para a degradação do clima organizacional, incluindo baixa remuneração, ausência de benefícios, descumprimento de leis trabalhistas, falta de orientações claras, condições inadequadas de trabalho, excesso de horas extras, conflitos não resolvidos, negligência da meritocracia, e problemas como assédios, discriminação, bullying e racismo.
Um clima organizacional inadequado pode resultar em passividade, estresse, descompromisso com a empresa, baixa qualidade no trabalho, aumento de doenças físicas e psíquicas, absenteísmo, perda de talentos, e impacto negativo na produtividade e na qualidade do atendimento aos clientes. Isso pode prejudicar a atração de bons profissionais e a reputação da empresa.
A identificação e solução de um clima organizacional tóxico envolvem a realização de diagnósticos regulares por meio de pesquisas anônimas e a implementação de medidas corretivas. É crucial que o RH fique próximo dos funcionários para perceber os problemas de forma preventiva. Outras ações recomendadas incluem encorajar os colaboradores a expressarem suas preocupações, promover treinamentos e comunicação regulares e implementar um Canal de Denúncias confiável e profissional. Em situações onde o clima já é tóxico, medidas remediadoras devem ser adotadas imediatamente, envolvendo a identificação dos fatores críticos e a implementação de ações corretivas com o envolvimento dos funcionários e da liderança.