Como a Tecnologia do Canal de Denúncias apura os horários dos relatos?
Entender que o Canal de Denúncias precisa atender seus usuários a qualquer dia e hora faz uma diferença extrema na condução das irregularidades dentro das empresas.
Nosso post de hoje mostrará a você a importância da apuração dos horários das denúncias e porque uma empresa deve possuir um canal externo disponível 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana.
Boa leitura!
A importância do horário de atendimento do Canal de Denúncias externo da empresa
“O conflito interno que as pessoas vivenciam até decidirem denunciar é muito intenso. Se alguém quiser falar às 4h da manhã de domingo, temos que garantir que alguém esteja lá para ouvir.”
A afirmação é da psicóloga, Supervisora de Ouvidoria da Contato Seguro, Lúcia Marques. Segundo ela, um Canal de Denúncias efetivo precisa possibilitar ao profissional que passa o dia no ambiente de trabalho, chegar em sua casa a qualquer hora do dia ou da noite e ter a liberdade de ligar para o canal.
“Somente assim o denunciante se sentirá livre para falar tudo o que sabe, incluindo nomes, datas e testemunhas”, acrescenta Lúcia.
Seria inviável exigir que alguém falasse abertamente sobre uma irregularidade (muitas vezes cometida pelo colega da mesa ao lado), sabendo que o denunciado poderia entrar na sala a qualquer momento e criar uma situação, no mínimo, constrangedora.
“Denunciar é um ato de coragem, é uma decisão difícil para a maioria de nós e não pode esperar.”
Por isso, é preciso oportunizar um local seguro para que o profissional fale, assim que tomar a decisão de trazer à tona uma inconformidade.
Conheça outros benefícios que o Canal de Denúncias da Contato Seguro oferece para os colaboradores, aqui.
Em quais situações o denunciante prefere o canal terceirizado?
Veja como em muitas situações corriqueiras, o Canal de Denúncias externo da empresa pode mudar o desfecho de uma história.
De acordo com a Supervisora, é comum as pessoas criarem afinidades no convívio corporativo.
Entretanto, por mais “normal” que isso seja, também pode ser um fator de inibição na hora da pessoa realizar a denúncia. Especialmente em situações que envolvam profissionais com certo ‘poder’ dentro da organização.
Vamos imaginar que o responsável pela ouvidoria interna da empresa almoce diariamente com um gerente que desvia recursos.
Quais seriam as garantias de um subordinado a esse gerente (ciente da irregularidade) buscar o ouvidor que, claramente, possui uma relação próxima com o denunciado?
Certamente o colaborador se sentiria mais seguro ao relatar o fato para alguém que garanta seu anonimato e não tenha qualquer relação com o(s) envolvido(s).
Canal de Denúncias da Contato Seguro: atendimento 24h / 7 dias
A Supervisora de Ouvidoria da Contato Seguro afirma que um volume bastante expressivo de ligações é recebido à noite, de madrugada e aos finais de semana.
O que evidencia a importância do canal estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Acesse nosso conteúdo detalhado sobre o funcionamento do Canal de Denúncias da Contato Seguro.
Conclusão
Para quem busca a excelência no atendimento do Canal de Denúncia da sua empresa, contar com uma ferramenta robusta e especializada é essencial. Por isso, a Contato Seguro tornou-se referência neste mercado. Faça contato!