Como o Canal de Denúncia fortalece a confiança da equipe

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Tempo de Leitura: 4 Minutos

Criar um clima de confiança e segurança dentro das organizações deve ser um objetivo sempre renovado pelas lideranças. Todo empreendimento de valor e durável tem a confiança como base.

Um Canal de Denúncias efetivo tem o poder de fortalecer a confiança da equipe, melhorando a qualidade das relações e, consequentemente, a qualidade do trabalho.

Neste artigo, entenda como o Canal de Denúncias serve como um catalisador de boas relações, confiança e produtividade dentro de uma organização.

Boa leitura!

O papel do Canal de Denúncia no fortalecimento da confiança dos colaboradores

Em uma empresa sem cultura de denúncia, o relator pode ser visto como um traidor ou “dedo-duro”, na realidade, denunciar é uma das atitudes mais leais que um colaborador pode tomar com relação a uma organização.

O colaborador denuncia porque sabe que, se não o fizer, estará expondo a empresa a riscos legais, financeiros e reputacionais.

Assim, ele opta pela denúncia para proteger seus colegas, a si mesmo, e também a organização.

Para efetivamente denunciar, o colaborador precisa já ter estabelecido uma relação de confiança com a empresa, com a certeza de que relatar é o certo a se fazer.

Assim, o Canal ajuda a construir um ciclo de ações e entendimentos baseados na confiança que propulsiona as relações e todo o contexto do trabalho.

Como o Canal de Denúncia cria um ambiente seguro para relatar problemas  

Quando um Canal funciona efetivamente, ele rapidamente passa a ser entendido como um elemento de segurança na organização.

O Canal de Denúncias é o comprometimento da direção em observar suas próprias falhas e corrigi-las, na prática.

É a empresa convidando o colaborador para ajudá-la na gestão, no cumprimento de obrigações e nos processos de melhoria contínua.

Essa atitude tem grande peso!

Assim, à medida que os colaboradores vão reparando que o Canal realmente funciona, eles se sentem seguros dentro da organização.

A importância do anonimato para aumentar a confiança dos colaboradores

Um dos subsídios fundamentais da geração de confiança nos colaboradores é a possibilidade do anonimato e a confidencialidade.

Poder denunciar de forma anônima é um grande passo no desenvolvimento dessa relação baseada na confiança.

Na denúncia anônima não há o compartilhamento de nenhum dado que possa identificar o relator: o que prova que o interesse da empresa é realmente corrigir suas falhas, evitar irregularidades e melhorar a organização.

Benefícios do Canal de Denúncia para Empresas na construção de confiança 

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Abertura para diálogo e resolução de conflitos internos

Não é possível criar confiança sem o diálogo contínuo e a transparência para confessar e resolver os conflitos internos.

O primeiro passo para resolver um problema é reconhecer que ele existe, e tentar compreendê-lo.

Por essa razão, o Canal de Denúncias é um instrumento fundamental para a construção da confiança nas empresas.

Ele é um meio pelo qual a empresa compreende suas próprias falhas e, concomitantemente as resolve.

Com o compromisso de se criar um ambiente de diálogo aberto e determinação para enfrentar os problemas, seja lá quais forem, a confiança se torna um lugar-comum e fortalece os laços internos da organização.

Como o Canal de Denúncia fortalece a cultura de respeito e ética

O Canal de Denúncias fornece o instrumento e cria o ambiente mais propício para a valorização da cultura ética e de respeito na organização.

Afinal, para criar ética e respeito, é preciso ter um nível moral elevado, comunicá-lo, apontar sua fundamental importância e, depois, responsabilizar aqueles que se negarem a segui-lo.

No processo de implementação do Canal, essas etapas são suficientemente cumpridas e a experiência aponta que os resultados aparecem sem demora.

Redução de receios em denunciar abusos e irregularidades

A experiência também comprova que, à medida que o Canal tem sucesso em responsabilizar infratores e reforçar o combate às irregularidades, há uma redução significativa no medo e nos receios em realizar a denúncia.

É isso que cria na empresa um efeito dominó positivo, em que cada vez mais pessoas têm confiança para denunciar, e portanto mais irregularidades são detectadas.

Com a detecção de qualidade, há uma apuração qualificada, aplicação de medidas disciplinares adequadas, o que cria ainda mais confiança e engajamento com o Canal de Denúncias.

Como o Canal de Denúncia nas Empresas contribui para a motivação e retenção de talentos

Muitos donos de empresas ainda não entendem bem o tamanho e a profundidade dos efeitos que um Canal de Denúncias pode gerar numa organização.

Sabe-se que os colaboradores de uma organização trabalham muito melhor quando têm confiança, percepção de justiça e sensação de amparo.

E nenhum instrumento é tão eficiente quanto o Canal de Denúncias para criar essa ambiência.

Os resultados do Canal sobre a motivação, a produtividade e a satisfação dos funcionários com o trabalho são reais.

Com o tempo e a construção da reputação da empresa em torno de sua integridade e ética, a organização torna-se atraente para pessoas que também possuem altos padrões morais, de comportamento e produtividade.

A empresa se torna um ímã para pessoas conscienciosas, que não aceitam e não toleram injustiças e irregularidades.

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O Canal de Denúncia da Contato seguro já ajudou 3 mil empresas ao redor do mundo a:

  • qualificar seus processos;
  • evitar problemas interpessoais;
  • prevenir perdas financeiras;
  • aumentar a produtividade;
  • melhorar resultados e lucros.

Atendemos em 12 idiomas, contamos com psicólogos-ouvidores para o acolhimento dos relatos, e garantimos o anonimato e a confidencialidade.

Fornecemos comunicações e treinamentos no processo de implementação do Canal e todo o suporte necessário para adequar o Canal às necessidades da organização.

Se a sua empresa ainda não possui um Canal de Denúncias, preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um dos nossos especialistas!

Faça parte desse movimento de integridade, gere confiança para a equipe e ótimos resultados para a sua organização!

FAQ: Como o Canal de Denúncia fortalece a confiança da equipe

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