Como o Canal de Denúncias impede a perda de 5% do faturamento do seu negócio
O Canal de Denúncias é uma ferramenta cada vez mais utilizada por empresas do mundo todo para vencer o que tornou-se um desafio diário: sobreviver no mercado.
Conheça o Canal de Denúncias da Contato Seguro.
Constantemente, as empresas buscam saídas para os problemas visíveis. Porém, muitas vezes, irregularidades que nem sempre “aparecem” tornam-se uma fonte inesgotável de perdas e desperdícios que afetam diretamente o faturamento das empresas.
Hoje, você vai aprender como evitar esse tipo de prejuízo, aumentando os resultados do seu negócio.
Leia nosso artigo até o fim e aproveite!
Canal de Denúncias nas empresas: proteção financeira
Fraudes, furtos e uso indevido de ativos da empresa são exemplos comuns que representam, na média, uma perda de 5% do faturamento bruto anual, segundo pesquisa da ACFE* (Association of Certified Fraud Examiner).(1)
Isso significa que a implantação de um Canal de Denúncias externo impacta diretamente o aumento dos resultados da empresa, pois:
- Melhora o clima organizacional.
- Promove mais segurança para todos.
- Oferece mecanismos que contribuem para a composição de uma imagem ética no mercado.
- Reduz ações trabalhistas e perdas financeiras.
Ter um Canal de Denúncias na empresa é a solução para identificar situações que, normalmente, se manifestam “longe dos olhos” da Direção. A ferramenta permite à empresa corrigi-las a tempo ou evitá-las (o que é ainda melhor).
De acordo com o especialista em Compliance e Sócio-diretor da Contato Seguro, Wagner Giovanini(2), assédios, discriminação e bullying também constituem perigos iminentes, pois além do mal causado às pessoas, a mídia e as redes socias são implacáveis com esse tipo de desvio de conduta.
O expert ainda afirma que o canal externo assegura a confiabilidade que o colaborador precisa, protegendo sua identidade, além de facilitar o uso da ferramenta:
“Normalmente, quando instalamos nossa solução em uma empresa que já possuía canal interno, a quantidade de denúncias aumenta drasticamente. Na média, cerca de 6 vezes. Mas temos relatos de clientes que mostram um aumento de 10 a 20 vezes no volume das denúncias.”
Acesse o podcast(3) do Wagner Giovanini e ouça mais informações.
Portanto, o Canal de Denúncias nas empresas mantém uma porta aberta para que as pessoas sejam ouvidas de modo igualitário e sem medo de qualquer retaliação.
Saiba mais sobre outros benefícios do Canal de Denúncias no blog da Contato Seguro.
*ACFE – 2020 Report to the Nations – 2020 Global Study on Occupational Fraud and Abuse.
Canal de Denúncias da Contato Seguro: resultados para as pessoas e para o negócio
A frequência de irregularidades existentes no dia a dia das empresas é muito maior do que parece.
Uma pesquisa realizada pela Kantar* com mais de 18 mil trabalhadores de 24 setores diferentes em 14 países, incluindo o Brasil, revela que “a proporção de pessoas que dizem já ter visto ou vivenciado discriminação no trabalho é de 80%. Ao mesmo tempo, só 1 em cada 3 pessoas dizem se sentir encorajadas a levar o assunto ao departamento de Recursos Humanos (RH).”
O estudo mostra que entre os entrevistados:
- 25% responderam que se sentiram assediados ou intimidados no ambiente de trabalho nos últimos 12 meses.
- 67% dizem não se sentir confortável para reportar comportamentos negativos para a liderança ou para os gestores de RH.
Portanto, ter um Canal de Denúncias efetivo é indispensável para garantir que haja um processo adequado de investigação e aplicação das medidas corretivas ou disciplinares.
Essa é a base para ajudar a evitar desvios de conduta e, consequentemente, diminuir os prejuízos financeiros.
Por que a ferramenta da Contato Seguro é efetiva?
A solução ofertada pela Contato Seguro previne e combate diversos tipos de irregularidades que podem drenar a lucratividade do seu negócio.
Isso porque o Canal de Denúncias conquista a confiança das pessoas, com atributos como:
- garantia de confidencialidade e proteção contra retaliação
- permissão ao anonimato
- acessibilidade 24h/dia e 7 dias por semana
- segurança da informação
- Atendentes qualificados: psicólogos
- Entre outros.
A Contato Seguro é pioneira na implementação e gerenciamento de Canais de Denúncias, atendendo empresas de qualquer natureza e tamanho há mais de 10 anos. Também:
- Possui mais de 1.000 clientes
- Atua em mais 37 países
- Oferece canais para grandes e PMEs
- Apresenta soluções LGPD
- Disponibiliza treinamentos
Fale com nossos especialistas e conheça melhor a Contato Seguro!
*Disponível no Portal G1(4).
Conclusão
Impedir a perda de 5% do faturamento de uma empresa não é tarefa para qualquer ferramenta. Mas a robustez e a efetividade do Canal de Denúncias da Contato Seguro podem tornar essa realidade possível para o seu negócio.
Um Canal de Denúncias é uma ferramenta que permite aos colaboradores de uma empresa reportar anonimamente suspeitas de irregularidades, como fraudes, assédio, discriminação, ou qualquer outra forma de conduta antiética. Este canal beneficia as empresas ao promover um ambiente de trabalho mais ético e seguro, reduzindo as perdas financeiras decorrentes de atividades fraudulentas, melhorando a imagem da empresa no mercado, e garantindo conformidade com as leis e regulamentos.
A garantia de anonimato e confidencialidade é crucial para a eficácia do Canal de Denúncias, pois encoraja os colaboradores a reportarem irregularidades sem medo de retaliação ou consequências negativas. Quando os colaboradores sentem que suas identidades estão protegidas, eles se sentem mais seguros para compartilhar informações que podem ser vitais para identificar e resolver problemas internos, contribuindo para um ambiente de trabalho mais íntegro e transparente.
A equipe especializada, como psicólogos, desempenha um papel fundamental no funcionamento do Canal de Denúncias. Estes profissionais são treinados para acolher os denunciantes de maneira sensível e empática, garantindo que as informações sejam coletadas de forma eficaz e respeitosa. Eles ajudam a garantir que os relatos sejam precisos e completos, o que facilita uma investigação eficaz das denúncias. A presença de uma equipe especializada também reforça a credibilidade do canal, mostrando o compromisso da empresa em tratar as denúncias com seriedade e profissionalismo.
Fontes:
(1) https://tinyurl.com/mr3c8y3z
(2) https://tinyurl.com/mh2t569k
(3) https://tinyurl.com/2audzft6
(4) https://tinyurl.com/3epc6dxr