Como o Canal de Denúncias pode impedir a perda de 5% do faturamento do seu negócio

Homem careca vestindo blazer preto e com camisa clara, sentado numa cadeira e sorrindo, olhando para baixo

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Tempo de Leitura: 4 Minutos

Como o Canal de Denúncias impede a perda de 5% do faturamento do seu negócio

O Canal de Denúncias é uma ferramenta cada vez mais utilizada por empresas do mundo todo para vencer o que tornou-se um desafio diário: sobreviver no mercado.

Conheça o Canal de Denúncias da Contato Seguro.

Constantemente, as empresas buscam saídas para os problemas visíveis. Porém, muitas vezes, irregularidades que nem sempre “aparecem” tornam-se uma fonte inesgotável de perdas e desperdícios que afetam diretamente o faturamento das empresas.

Hoje, você vai aprender como evitar esse tipo de prejuízo, aumentando os resultados do seu negócio.

Leia nosso artigo até o fim e aproveite!

Canal de Denúncias nas empresas: proteção financeira

Fraudes, furtos e uso indevido de ativos da empresa são exemplos comuns que representam, na média, uma perda de 5% do faturamento bruto anual, segundo pesquisa da ACFE* (Association of Certified Fraud Examiner).(1)

Isso significa que a implantação de um Canal de Denúncias externo impacta diretamente o aumento dos resultados da empresa, pois:

  • Melhora o clima organizacional.
  • Promove mais segurança para todos.
  • Oferece mecanismos que contribuem para a composição de uma imagem ética no mercado.
  • Reduz ações trabalhistas e perdas financeiras. 

Ter um Canal de Denúncias na empresa é a solução para identificar situações que, normalmente, se manifestam “longe dos olhos” da Direção. A ferramenta permite à empresa corrigi-las a tempo ou  evitá-las (o que é ainda melhor).

De acordo com o especialista em Compliance e Sócio-diretor da Contato Seguro, Wagner Giovanini(2), assédios, discriminação e bullying também constituem perigos iminentes, pois além do mal causado às pessoas, a mídia e as redes socias são implacáveis com esse tipo de desvio de conduta.  

O expert ainda afirma que o canal externo assegura a confiabilidade que o colaborador precisa, protegendo sua identidade, além de facilitar o uso da ferramenta:

“Normalmente, quando instalamos nossa solução em uma empresa que já possuía canal interno, a quantidade de denúncias aumenta drasticamente. Na média, cerca de 6 vezes. Mas temos relatos de clientes que mostram um aumento de 10 a 20 vezes no volume das denúncias.” 

Acesse o podcast(3) do Wagner Giovanini e ouça mais informações.

Portanto, o Canal de Denúncias nas empresas mantém uma porta aberta para que as pessoas sejam ouvidas de modo igualitário e sem medo de qualquer retaliação. 

Saiba mais sobre outros benefícios do Canal de Denúncias no blog da Contato Seguro.  

*ACFE – 2020 Report to the Nations – 2020 Global Study on Occupational Fraud and Abuse.

Canal de Denúncias da Contato Seguro: resultados para as pessoas e para o negócio  

A frequência de irregularidades existentes no dia a dia das empresas é muito maior do que parece. 

Uma pesquisa realizada pela Kantar* com mais de 18 mil trabalhadores de 24 setores diferentes em 14 países, incluindo o Brasil, revela que “a proporção de pessoas que dizem já ter visto ou vivenciado discriminação no trabalho é de 80%. Ao mesmo tempo, só 1 em cada 3 pessoas dizem se sentir encorajadas a levar o assunto ao departamento de Recursos Humanos (RH).”

O estudo mostra que entre os entrevistados:

  • 25% responderam que se sentiram assediados ou intimidados no ambiente de trabalho nos últimos 12 meses.
  • 67% dizem não se sentir confortável para reportar comportamentos negativos para a liderança ou para os gestores de RH.

Portanto, ter um Canal de Denúncias efetivo é indispensável para garantir que haja um processo adequado de investigação e aplicação das medidas corretivas ou disciplinares. 

Essa é a base para ajudar a evitar desvios de conduta e, consequentemente, diminuir os prejuízos financeiros. 

Por que a ferramenta da Contato Seguro é efetiva?

A solução ofertada pela Contato Seguro previne e combate diversos tipos de irregularidades que podem drenar a lucratividade do seu negócio.

Isso porque o Canal de Denúncias conquista a confiança das pessoas, com atributos como: 

  • garantia de confidencialidade e proteção contra retaliação
  • permissão ao anonimato
  • acessibilidade 24h/dia e 7 dias por semana
  • segurança da informação
  • Atendentes qualificados: psicólogos
  • Entre outros.

A Contato Seguro é pioneira na implementação e gerenciamento de Canais de Denúncias, atendendo empresas de qualquer natureza e tamanho há mais de 10 anos. Também:

  • Possui mais de 1.000 clientes
  •  Atua em mais 37 países
  • Oferece canais para grandes e PMEs
  • Apresenta soluções LGPD
  • Disponibiliza treinamentos 

Fale com nossos especialistas e conheça melhor a Contato Seguro!

*Disponível no Portal G1(4).

Conclusão

Impedir a perda de 5% do faturamento de uma empresa não é tarefa para qualquer ferramenta. Mas a robustez e a efetividade do Canal de Denúncias da Contato Seguro podem tornar essa realidade possível para o seu negócio.

Fontes:
(1) https://tinyurl.com/mr3c8y3z
(2) https://tinyurl.com/mh2t569k
(3) https://tinyurl.com/2audzft6
(4) https://tinyurl.com/3epc6dxr

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