Como ser um bom líder e incentivar o uso do Canal de Denúncias?

Como ser um bom líder e incentivar o uso do Canal de Denúncias?

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Tempo de Leitura: 5 Minutos

Ser um bom líder é transformar visão em realidade. Embora essa definição de liderança, proposta por Warren Bennis, um dos pioneiros nos estudos de gestão, pareça simplista, ela revela insights valiosos.

No cenário atual, liderar eficazmente significa criar um ambiente de trabalho seguro que promova a transparência e a integridade, valorizando e utilizando ferramentas como o Canal de Denúncias.

Com a implementação das leis federais 14.457/22 (Emprega + Mulheres) e 14.611/23 (Igualdade Salarial), a plataforma de denúncias se tornou uma exigência legal

Quando bem implementado, o Canal de Denúncias fornece dados relevantes que podem identificar áreas de melhoria e desenvolver estratégias de liderança para otimizar o bem-estar dos colaboradores.

Em um contexto onde a ética é cada vez mais valorizada, saber como ser um bom líder e incentivar o uso efetivo do Canal de Denúncias são aspectos importantes de uma boa gestão.

Continue lendo para descobrir como fortalecer sua liderança e promover a adesão ao uso de um mecanismo de compliance imprescindível como o Canal de Denúncias!

1) Estabeleça uma cultura de transparência e integridade

Para criar uma cultura de transparência e integridade, é fundamental explicar claramente como o Canal de Denúncias funcionará e por que ele é importante.

Os colaboradores precisam entender que o canal é a ferramenta mais adequada para que a empresa identifique e resolva problemas internos de forma eficaz e justa.

Ao esclarecer o propósito do canal, você também demonstra que a sua liderança está comprometida com a ética e a integridade em todas as operações da equipe e da organização de modo geral, explica Wagner Giovanini, diretor de Compliance na Contato Seguro, empresa pioneira em Canais de Denúncias no Brasil.

Além disso, atente-se às preocupações e ao feedback dos liderados. Promova um ambiente onde os colaboradores se sintam confortáveis para expressar suas opiniões e sugerir melhorias no sistema de denúncias.

Mostre que as sugestões são valorizadas e que a instituição está disposta a fazer ajustes necessários para tornar o Canal de Denúncias empresarial mais eficiente e confiável.

2) Tome decisões orientadas pelos dados do Canal de Denúncias

O Canal de Denúncias não é apenas uma ferramenta para relatar problemas, mas também uma fonte valiosa de dados que pode guiar o planejamento estratégico da empresa.

Os relatos fornecem insights importantes que ajudam na mitigação de riscos e solucionar gargalos no próprio uso do Canal, permitindo uma gestão mais informada e proativa.

Para ser um bom líder nesse contexto, utilize as informações captadas pelo Canal para embasar decisões estratégicas de médio e longo prazos — sempre respeitando a confidencialidade das manifestações, é claro.

Baseie suas ações nas políticas internas da empresa e na legislação aplicável, ajustando os processos conforme necessário.

3) Respeite a política de proteção ao denunciante

O direito à confidencialidade, ao anonimato e à não-retaliação dos denunciantes são fundamentais para que os colaboradores se sintam seguros ao reportar irregularidades.

Respeitar esses aspectos ajuda a evitar a resistência dos usuários em confiar na plataforma. De acordo com o Estudo de Cenário das Denúncias 2022 da Contato Seguro, há mais fatores essenciais para a credibilidade dessa ferramenta:

  • Acessibilidade: deve ser garantida 24 horas por dia, sete dias por semana, já que muitas denúncias ocorrem fora do horário comercial;
  • Preferências do manifestante: oferecer múltiplas formas de acesso ao Canal, como telefone, site, e-mail e aplicativo móvel, permitindo que o denunciante escolha a mais conveniente;
  • Atendimento profissional: acolhimento e orientação oferecidos por profissionais capacitados, experientes e imparciais, como os psicólogos-ouvidores do Canal Denúncias externo da Contato Seguro.

4) Auxilie na divulgação do Canal de Denúncias

Faça treinamentos regulares sobre ética profissional e promova capacitações com a sua equipe sobre esse tema utilizando recursos educacionais.

Os materiais informativos visuais, como cartazes e infográficos, devem explicar de maneira objetiva como o canal funciona e os benefícios de seu uso. 

Um bom líder também deve adotar outras estratégias para aumentar a adesão ao Canal de Denúncias empresarial, como fazer lembretes frequentes sobre a disponibilidade da plataforma durante as reuniões de equipe.

Outra dica é usar os canais de comunicação internos da empresa, como e-mails, boletins informativos, intranet e quadros de avisos, para divulgar o Canal de Denúncias.

Por fim, incentive a participação ativa dos colaboradores no processo de divulgação e reconheça publicamente os esforços daqueles que contribuem para a ética no trabalho.

5) Esclareça dúvidas comuns sobre o uso do Canal

É natural que surjam dúvidas e mal-entendidos relacionados ao uso do Canal de Denúncias. Como líder, é importante abordar essas questões de maneira construtiva para garantir que todos se sintam confortáveis e confiantes ao utilizar essa ferramenta.

Ao surgirem conflitos, trate cada situação com imparcialidade e empatia. Ouvir ativamente os colaboradores permite que você compreenda melhor suas perspectivas e necessidades.

Esteja disponível para discussões individuais se necessário, oferecendo um espaço seguro para que os colaboradores possam expressar suas preocupações sem medo de ser taxado como “dedo-duro”.

6) Integre o Canal de Denúncias aos processos da empresa

Isso significa que o Canal de Denúncias empresarial deve ser parte fundamental das políticas e procedimentos internos, sendo incorporada desde as práticas diárias de governança corporativa até a criação de métricas e relatórios para monitorar seu uso e eficácia.

O Canal de Denúncias deve ser incorporado em treinamentos regulares, políticas de compliance e programas de desenvolvimento de liderança. Lembre-se: a adaptação constante é essencial!

7) Seja modelo de conduta ética

As pessoas tendem a confiar e seguir aqueles que demonstram integridade em suas ações diárias. Portanto, ser um bom líder significa que suas palavras devem corresponder às suas ações. A consistência no comportamento ético é fundamental!

Como líder, você deve mostrar que a implementação do Canal de Denúncias faz parte de um compromisso maior com a integridade organizacional e o bem-estar de todos, sem distinção por cargo, gênero, raça, idade ou outros critérios discriminatórios.

Infográfica Liderança e Canal de Denúncias nas Empresas
Infográfica Liderança e Canal de Denúncias nas Empresas

Conclusão

Encoraje sua equipe a utilizar o Canal de Denúncias para relatar qualquer comportamento inadequado ou preocupações éticas. Reforce a ideia de que manter um ambiente de trabalho ético não é apenas uma responsabilidade individual, mas uma meta coletiva.

A forma como você, como líder, aborda o Canal de Denúncias influencia diretamente a percepção e utilização dessa ferramenta pela equipe.

Outro aspecto importante de uma boa liderança é aprender a delegar responsabilidades. No contexto da implementação de um sistema de denúncias, terceirizar a gestão dos relatos não apenas alivia sua carga de trabalho, como também engaja mais pessoas no processo.

A Contato Seguro é uma provedora de soluções em compliance presente no mercado desde 2008, desenvolvendo e personalizando Canais de Denúncias para mais de 2.000 empresas ao redor do mundo.

Nossa metodologia une tecnologia de ponta, gestão otimizada e suporte completo em todo o processo de implementação do Canal de Denúncias, garantindo a confidencialidade e segurança necessárias para um sistema eficaz.

Saiba mais sobre nossos serviços preenchendo o formulário ao lado!

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