Canal de Denúncias e Canal de Ética: qual a diferença?
Se você deseja implementar um Canal de Denúncias em sua empresa e não sabe por onde começar, fale com um especialista da Contato Seguro.
Mas se você quiser saber o que é um Canal de Denúncias, o que ele tem a ver com o Canal de Ética e descobrir quais são seus maiores benefícios, nos acompanhe até o final deste post, porque este conteúdo é pra você!
O que é Canal de Denúncias?
Canal de Denúncias, como é conhecido no mercado, é uma ferramenta essencial para empresas de todos os portes e segmentos que buscam obedecer a lei, proteger a empresa e potencializar seus resultados.
O Canal de Denúncias faz parte de um Sistema de Integridade e Compliance(1), conforme exigência da Lei Anticorrupção(2) para as organizações.
A ferramenta serve para detectar problemas como fraudes, bullying, assédio moral/sexual, entre muitas outras irregularidades.
Conforme dados da Association of Certified Fraud Examiners (ACFE), 60% das eventuais infrações corporativas deixam de acontecer quando a empresa possui um Canal de Denúncias.
Porém, um canal interno, criado pela própria empresa, gera insegurança para o denunciante. Normalmente, o colaborador, por exemplo, tem medo de denunciar seu próprio gestor.
Por isso, é fundamental que o canal seja externo, ofereça 100% de confidencialidade, anonimato e proteção contra retaliações.
E quem pode denunciar? Colaboradores, gestores, fornecedores, parceiros, etc. Ou seja, todos os envolvidos direta ou indiretamente com a empresa.
Portanto, se a ferramenta for robusta e confiável, será capaz de gerar diversos benefícios para o negócio e oferecer uma vantagem competitiva que o ajudará a fechar mais negócios, inclusive, com governos e grandes organizações.
Por isso, as pequenas e médias empresas também estão se beneficiando deste sistema, cada vez mais acessível pela Contato Seguro.
Os 10 maiores benefícios do Canal de Denúncias externo
Com a crescente democratização do Compliance entre empresas de todos os tamanhos, o Canal de Denúncias ganhou ainda mais relevância na busca pelo desenvolvimento de uma cultura baseada em valores éticos.
De acordo com o diretor da Contato Seguro, um Canal de Denúncia externo chega a ser 6 vezes mais usado do que um canal interno:
“Nossos dados internos de mais de 2.000 clientes comprovam que o canal externo é seis vezes mais utilizado do que um canal interno”.
Diego Galvão, sócio-diretor da Contato Seguro.
Isso porque o canal externo oferece mais vantagens. Confira o top 10 dos benefícios da ferramenta:
- Melhora a convivência e o clima organizacional.
- Gera mais segurança para todos.
- Melhora a reputação da marca.
- Evita processos trabalhistas.
- Combate assédios, fraudes, desvios, etc.
- Melhora os processos.
- Aumenta a produtividade.
- Reduz custos.
- Fortalece o comprometimento com a empresa.
- Aumenta os resultados do negócio.
Leia também, matéria exclusiva da revista Exame(3), com mais informações sobre o Canal de Denúncias.
O que é Canal da Ética?
Canal da Ética é o nome dado ao Canal de Denúncias da Contato Seguro.
A ferramenta leva esse nome porque, além de receber as denúncias (como desvio de mercadorias, suborno, coação moral e discriminação), também serve para registrar sugestões de melhorias dos processos.
Esse tipo de informação normalmente não chega com facilidade aos ouvidos dos gestores do negócio. Então, o canal acaba facilitando o “raio x” da empresa como um todo.
Um dos diferenciais da Contato Seguro (pioneira na prestação deste serviço no Brasil) é que antes de implantar um novo Canal da Ética, a empresa presta uma espécie de consultoria completa.
Assim, a equipe de especialistas consegue entender melhor os objetivos do cliente e ajudá-lo a definir os comitês responsáveis por receber as eventuais denúncias, reclamações e sugestões.
Vale destacar que a Contato Seguro também oferece campanhas de comunicação para seus clientes. Já que é de suma importância apresentar a novidade para colaboradores, parceiros, fornecedores, prestadores de serviço e assegurar a efetividade da ferramenta.
Veja os diferenciais do Canal da Ética da Contato Seguro:
- Atendimento 24h/365 dias por ano.
- Recebimento das denúncias feito por psicólogos.
- Soluções personalizadas com preço justo.
- Gestão ágil e completa.
- Acesso via aplicativo, website, 0800 e e-mail.
Como escolher um Canal de Denúncias realmente efetivo?
Cuidado para não ser enganado! O mercado está cheio de ofertas “milagrosas” com diversas promessas e pouquíssimos resultados.
Segundo o especialista em Compliance, Wagner Giovanini:
“O mercado foi inundado de pseudoespecialistas, sem a devida experiência em implementação de mecanismos dessa natureza ou sem conhecimento apropriado para gerar valor de fato aos clientes. Além disso, ferramentas inadequadas podem produzir efeitos contrários nas pessoas, subtraindo a confiança e credibilidade tão necessárias nesse momento.”
Além disso, para o Canal de Denúncias ser efetivo na prática, é fundamental que todos na empresa conheçam, apoiem e não tenham receio de usá-lo.
Por isso, a comunicação e os treinamentos também possuem um papel crucial na instrução e sensibilização do tema para os públicos internos e externos. Vale a pena escolher uma empresa que entregue estes serviços, com excelência.
Conclusão
Agora que você já sabe a diferença entre um Canal de Denúncias comum e o Canal da Ética da Contato Seguro, será mais fácil avaliar e escolher a ferramenta que melhor atenda as necessidades da sua empresa!
Um Canal de Denúncias é uma ferramenta integrante de um Sistema de Integridade e Compliance, utilizada para identificar e tratar problemas como fraudes, bullying e assédio, garantindo a confidencialidade e anonimato do denunciante. O Canal da Ética, por outro lado, é a denominação dada pela Contato Seguro ao seu Canal de Denúncias. Além de receber denúncias, o Canal da Ética também registra sugestões de melhorias nos processos da empresa, atuando como uma ferramenta mais abrangente.
Os principais benefícios de um Canal de Denúncias externo incluem a melhoria do clima organizacional, maior segurança para todos os envolvidos, aprimoramento da reputação da marca, prevenção de processos trabalhistas, combate a assédios e fraudes, otimização dos processos, aumento da produtividade, redução de custos, fortalecimento do comprometimento com a empresa e o aumento dos resultados do negócio.
Ao escolher um Canal de Denúncias, é importante evitar ofertas “milagrosas” e focar em soluções comprovadas e eficazes. Um Canal de Denúncias efetivo deve ser bem conhecido e apoiado por todos na empresa, oferecer confidencialidade e proteção contra retaliações, e ser acessível 24 horas por dia. Além disso, é essencial que a empresa fornecedora do serviço ofereça comunicação e treinamento adequados para garantir que o canal seja utilizado corretamente e de maneira eficiente.
Fonte:
(1) https://tinyurl.com/y5v7fwer
(2) https://tinyurl.com/bdz3bvkv
(3) https://tinyurl.com/dm39nevt