A cultura de Compliance nas organizações é um campo em desenvolvimento no Brasil.
As Leis 14.457/22 (Emprega + Mulheres) e a mais recente 14.611/23 (Igualdade Salarial) vieram para consolidar esse avanço, que também teve como marco a promulgação da Lei 12.846/13, conhecida como Lei Anticorrupção.
Com a lei Emprega + Mulheres, o Canal de Denúncias tornou-se o eixo do movimento de combate mais rigoroso às irregularidades — assédio moral e sexual, preconceito e discriminação, e comportamentos nocivos ao ambiente laboral, entre outras.
A presença de um Canal de Denúncias é hoje obrigatória para todas as empresas com Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Assédio (CIPA), e não à toa — o instrumento é comprovadamente eficaz, agindo diretamente na prevenção e combate às más condutas no local de trabalho, com impactos positivos em todos os níveis da organização.
A Contato Seguro, em seu compromisso com o fortalecimento da cultura da integridade, transparência e ética no mundo corporativo, inaugura, com um ano da Lei 14.457, a publicação de uma base de dados para estudo e pesquisa sobre o Canal de Denúncias — o Anuário 2023 Canal de Denúncias: Um estudo do cenário de denúncias nas empresas.
Com esse movimento pretendemos disponibilizar dados relevantes para que organizações, universidades, pesquisadores e profissionais interessados — Compliance, Jurídico, Gente e Gestão, ESG, entre outros — possam buscar conhecimento para o aprimoramento do campo de estudo e da ferramenta em si.
A publicação do estudo também pretende que as empresas que já possuem o Canal de Denúncias sejam munidas com recursos para a avaliação do desempenho da ferramenta em cada contexto organizacional.
O documento cobrirá, em detalhes, os seguintes dados, relativos a todas as empresas que implementaram o Canal de Denúncias pela Contato Seguro:
- volume, origens, e predomínio semanal e horário das denúncias;
- comportamento do denunciante;
- natureza das denúncias;
- distribuição por segmento;
- anonimato das denúncias; e
- desfecho das denúncias.
Com o inicial esclarecimento sobre a metodologia de pesquisa utilizada para cada um desses elementos, cada tópico foi elaborado e detalhado de maneira compreensiva e com representações gráficas para uma experiência ainda mais interessante.
Ao final, as Conclusões trarão em resumo os principais achados do estudo e insights significativos sobre Confidencialidade e Confiança, Anonimato e Acessibilidade com relação ao Canal de Denúncias, e sobre a importância de se considerar as Preferências do Manifestante e o Atendimento profissional na disponibilização do instrumento.
Nós da Contato Seguro estamos ansiosos para essa estreia. Esperamos que esse passo produza uma relação ainda mais sólida com nossos clientes, e que seja, ainda, uma oportunidade para novos parceiros que desejam fazer de sua empresa um local ainda melhor para se trabalhar.
Portanto, fique ligado no nosso blog e nas nossas Redes Sociais para não perder o lançamento do nosso Anuário.
Ou fale diretamente com um especialista sobre o Canal de Denúncias.
O Estudo 2023 Canal de Denúncias da Contato Seguro foca em fornecer um estudo detalhado sobre o cenário de denúncias nas empresas. Este estudo incluirá dados como volume e origem das denúncias, comportamento dos denunciantes, natureza das denúncias, distribuição por segmento, anonimato e desfecho das denúncias. O objetivo é oferecer informações relevantes para organizações, universidades e profissionais em áreas como Compliance, Jurídico, Gente e Gestão, e ESG, contribuindo para o aprimoramento das práticas de integridade e ética no ambiente corporativo.
O Anuário vai cobrir aspectos fundamentais relacionados ao Canal de Denúncias, incluindo o volume, as origens e o padrão das denúncias, o comportamento dos denunciantes, a natureza das denúncias recebidas, a distribuição das denúncias por segmento empresarial, o grau de anonimato mantido nas denúncias e os desfechos resultantes das investigações. Além disso, o Anuário planeja oferecer representações gráficas para uma compreensão mais clara e aprofundada desses dados.
O Estudo 2023 Canal de Denúncias pode beneficiar as empresas ao prover insights detalhados e dados relevantes sobre a eficácia e o uso dos Canais de Denúncias. Isso inclui compreender melhor as tendências e padrões nas denúncias, o que pode auxiliar as empresas a aprimorar suas estratégias de Compliance e criar ambientes de trabalho mais éticos e transparentes. Além disso, a análise detalhada e as conclusões do Anuário podem ajudar as empresas a avaliar e melhorar o desempenho de seus próprios Canais de Denúncias, bem como reforçar a confiança e o comprometimento com práticas empresariais íntegras.