Vem aí! O mais completo estudo sobre o cenário de denúncias nas empresas

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A cultura de Compliance nas organizações é um campo em desenvolvimento no Brasil. 

As Leis 14.457/22 (Emprega + Mulheres) e a mais recente 14.611/23 (Igualdade Salarial) vieram para consolidar esse avanço, que também teve como marco a promulgação da Lei 12.846/13, conhecida como Lei Anticorrupção.

Com a lei Emprega + Mulheres, o Canal de Denúncias tornou-se o eixo do movimento de combate mais rigoroso às irregularidades — assédio moral e sexual, preconceito e discriminação, e comportamentos nocivos ao ambiente laboral, entre outras.

A presença de um Canal de Denúncias é hoje obrigatória para todas as empresas com Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Assédio (CIPA), e não à toa — o instrumento é comprovadamente eficaz, agindo diretamente na prevenção e combate às más condutas no local de trabalho, com impactos positivos em todos os níveis da organização.


A Contato Seguro, em seu compromisso com o fortalecimento da cultura da integridade, transparência e ética no mundo corporativo, inaugura, com um ano da Lei 14.457, a publicação de uma base de dados para estudo e pesquisa sobre o Canal de Denúncias — o Anuário 2023 Canal de Denúncias: Um estudo do cenário de denúncias nas empresas.

Com esse movimento pretendemos disponibilizar dados relevantes para que organizações, universidades, pesquisadores e profissionais interessados — Compliance, Jurídico, Gente e Gestão, ESG, entre outros — possam buscar conhecimento para o aprimoramento do campo de estudo e da ferramenta em si.

A publicação do estudo também pretende que as empresas que já possuem o Canal de Denúncias sejam munidas com recursos para a avaliação do desempenho da ferramenta em cada contexto organizacional.

O documento cobrirá, em detalhes, os seguintes dados, relativos a todas as empresas que implementaram o Canal de Denúncias pela Contato Seguro:

  • volume, origens, e predomínio semanal e horário das denúncias;
  • comportamento do denunciante;
  • natureza das denúncias;
  • distribuição por segmento;
  • anonimato das denúncias; e
  • desfecho das denúncias.

Com o inicial esclarecimento sobre a metodologia de pesquisa utilizada para cada um desses elementos, cada tópico foi elaborado e detalhado de maneira compreensiva e com representações gráficas para uma experiência ainda mais interessante.

Ao final, as Conclusões trarão em resumo os principais achados do estudo e insights significativos sobre Confidencialidade e Confiança, Anonimato e Acessibilidade com relação ao Canal de Denúncias, e sobre a importância de se considerar as Preferências do Manifestante e o Atendimento profissional na disponibilização do instrumento.


Nós da Contato Seguro estamos ansiosos para essa estreia. Esperamos que esse passo produza uma relação ainda mais sólida com nossos clientes, e que seja, ainda, uma oportunidade para novos parceiros que desejam fazer de sua empresa um local ainda melhor para se trabalhar.

Portanto, fique ligado no nosso blog e nas nossas Redes Sociais para não perder o lançamento do nosso Anuário.

Ou fale diretamente com um especialista sobre o Canal de Denúncias.

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