Sua empresa está sujeita a riscos?
A resposta a essa pergunta é, invariavelmente, “sim”.
Toda empresa tem riscos à espreita, e é da responsabilidade da organização atentar-se a eles.
Adiantar-se em relação a riscos evita uma série de problemas de diversas ordens e gera mudanças positivas para a empresa.
O Canal de Denúncias, como instrumento efetivo para o relato de situações que constituem risco, é um importante aliado na estratégia de gerenciamento de riscos de uma empresa.
Neste artigo, entenda como o Canal é útil para a gestão dos riscos, e como isso beneficia a sua organização.
Boa leitura!
O que é o gerenciamento de riscos?
O gerenciamento de risco é o processo de identificação, avaliação e controle para riscos de ordem legal, estratégica e relativos à segurança, que são relevantes para a organização¹.
Para Wagner Giovanini, especialista e sócio-diretor da Contato Seguro:
“No mundo corporativo, o risco está associado à incerteza do cumprimento de algum objetivo ou na probabilidade de perda de algo material ou intangível. A gestão adequada dos riscos é condição fundamental para o sucesso da organização e, por isso, passou a ocupar lugar de destaque na gestão da empresa.”²
Os riscos podem ser entendidos como “ameaças”.
Quais são as ameaças que envolvem a sua empresa? Elas podem ser de diferentes naturezas, dependendo do tipo da sua organização.
Por exemplo:
- incertezas financeiras
- responsabilidades jurídicas
- erros de gestão estratégica
- acidentes de trabalho
- outras questões de saúde
- questões ambientais
Além destas, temos um tipo de “ameaça” — de risco — que está sempre presente para todas as empresas. E esses são os riscos relativos à ética.
São situações, processos (ou a falta de processos), elementos da cultura organizacional, etc., que deixam margem para questões éticas, como: conflito de interesses, fraudes, assédio, dentre outros.
Benefícios para a empresa e colaboradores
Uma empresa que se adianta em relação aos seus riscos, principalmente os relativos à ética, se salva de muitos apuros.
Gerenciar riscos com sucesso leva a empresa a evitar prejuízos trabalhistas, legais, financeiros e ambientais, além disso cria diversas estruturas e processos que auxiliam a empresa alcançar melhores resultados.
O primeiro passo no gerenciamento de risco é sempre a identificação.
Os riscos relativos à ética são semelhantes. Estudá-los e criar uma estratégia para abordá-los é a melhor forma de evitar problemas graves, e ainda criar:
- um bom ambiente de trabalho, melhorando o clima organizacional;
- mais saúde e segurança para os colaboradores;
- força reputacional e boa imagem para a organização;
- possibilidades de expansão do negócio e novos relacionamentos.
Importância do Canal de Denúncias no gerenciamento de riscos
O Canal de Denúncias, nesse contexto, é uma ferramenta muito útil para a estratégia de gerenciamento de riscos da empresa.
E, por isso, protege a empresa de possíveis danos, gerando ainda benefícios diversos para as pessoas e para a organização.
“O Canal de Denúncias é o instrumento pelo qual um funcionário ou um terceiro faz um relato sobre um fato que pode oferecer risco, perigo, dano ou prejuízo à organização ou às pessoas. De posse da informação, a empresa pode apurar, e se for comprovada, corrigir ou tomar as medidas necessárias para evitar a continuidade do problema.” (Wagner Giovanini)
O Canal é muito útil porque, normalmente, esses problemas são desconhecidos para a organização. Ele é o meio de comunicação que permite que essas informações cheguem à alta direção: permite a identificação do problema.
Numa empresa, são os colaboradores e terceiros que testemunham as irregularidades do dia a dia. Portanto, eles precisam ter um meio de comunicar os riscos.
Assim, a empresa pode agir diretamente sobre a situação (aplicando medidas disciplinares, por exemplo) e de maneira preventiva.
Tipos de riscos que podem ser denunciados
Como já colocamos, esses riscos variam em função da natureza da organização. Estudando os riscos da sua empresa, pode-se encontrar questões relativas a:
- segurança e proteção de dados;
- importação e exportação;
- licenças e alvarás;
- marketing e relacionamento com o público;
- fiscalização;
- uso de equipamentos.
Esses são alguns exemplos de riscos. Cada empresa deve realizar a sua análise de risco e ficar sempre de olho para qualquer situação nova que possa criar ou agravar um risco existente.
A boa notícia, aqui, é que inclusive nisso um Canal de Denúncia pode ajudar.
Quando se implementa com sucesso um Canal, os colaboradores sentem-se seguros e confiantes com relação à ferramenta, e fazem da prática do relato algo rotineiro.
Com isso, elas podem relatar qualquer mínimo sinal de ameaça ou de prejuízo.
O que demoraria às vezes meses para ser detectado numa auditoria ou numa pesquisa de clima, chega muito antes à ciência da alta direção.
O Canal de Denúncias é, assim, um instrumento indispensável para a estratégia de gerenciamento de riscos da empresa.
Implementação de um Canal de Denúncia eficiente
Agora você já conhece o papel primordial de um Canal de Denúncias eficiente para a gestão de riscos da sua empresa.
Acompanhe a seguir algumas dicas para implementar.
- O Canal precisa ser terceirizado: só assim será confiável para as pessoas.
- Precisa garantir anonimato e confidencialidade: o medo da retaliação é uma constante para os denunciantes. Garantir a proteção da identidade e a confidencialidade da denúncia é essencial.
- Precisa ser acessível: tanto com relação à usabilidade (deve ser intuitivo e fácil de usar), quanto com relação à disponibilidade (deve funcionar 24h por dia, 7 dias na semana).
- Treinamentos e comunicação: as pessoas precisam saber o que é o Canal, para que ele serve e como utilizá-lo. Por isso, apostar em treinamentos e comunicação sobre o Canal e sobre as irregularidades é essencial.
Canal de Denúncias para apoiar sua empresa
Por fim, te convidamos a conhecer o Canal de Denúncias da Contato Seguro para apoiar a sua empresa no gerenciamento de riscos.
Temos uma plataforma completa e personalizável já implementada em mais de 2 mil empresas ao redor do mundo.
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O gerenciamento de riscos é o processo de identificação, avaliação e controle de riscos que são relevantes para a organização, incluindo riscos legais, estratégicos e de segurança.
O Canal de Denúncias permite que colaboradores e terceiros relatem irregularidades de forma anônima e confidencial, ajudando a identificar e resolver problemas que podem representar riscos à empresa.
Riscos relativos à segurança e proteção de dados, importação e exportação, licenças e alvarás, marketing e relacionamento com o público, fiscalização, e uso de equipamentos, entre outros.
Um Canal de Denúncias terceirizado garante maior confiança para os denunciantes, assegurando imparcialidade, anonimato e confidencialidade.
O Canal de Denúncias ajuda a criar um bom ambiente de trabalho, melhora a saúde e segurança dos colaboradores, fortalece a reputação da organização e abre possibilidades de expansão e novos relacionamentos.
Para ser eficiente, o Canal de Denúncias deve ser terceirizado, garantir anonimato e confidencialidade, ser acessível e intuitivo, funcionar 24/7, e ser acompanhado por treinamentos e comunicação contínua.