Integrando o Canal de Denúncias na estratégia de gerenciamento de riscos da empresa

Integrando o Canal de Denúncias na estratégia de gerenciamento de riscos da empresa

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Tempo de Leitura: 5 Minutos

Sua empresa está sujeita a riscos?

A resposta a essa pergunta é, invariavelmente, “sim”.

Toda empresa tem riscos à espreita, e é da responsabilidade da organização atentar-se a eles.

Adiantar-se em relação a riscos evita uma série de problemas de diversas ordens e gera mudanças positivas para a empresa.

O Canal de Denúncias, como instrumento efetivo para o relato de situações que constituem risco, é um importante aliado na estratégia de gerenciamento de riscos de uma empresa.

Neste artigo, entenda como o Canal é útil para a gestão dos riscos, e como isso beneficia a sua organização.

Boa leitura!

O que é o gerenciamento de riscos?

O gerenciamento de risco é o processo de identificação, avaliação e controle para riscos de ordem legal, estratégica e relativos à segurança, que são relevantes para a organização¹.

Para Wagner Giovanini, especialista e sócio-diretor da Contato Seguro:

No mundo corporativo, o risco está associado à incerteza do cumprimento de algum objetivo ou na probabilidade de perda de algo material ou intangível. A gestão adequada dos riscos é condição fundamental para o sucesso da organização e, por isso, passou a ocupar lugar de destaque na gestão da empresa.”²
Os riscos podem ser entendidos como “ameaças”.

Quais são as ameaças que envolvem a sua empresa? Elas podem ser de diferentes naturezas, dependendo do tipo da sua organização.

Por exemplo:

  • incertezas financeiras
  • responsabilidades jurídicas
  • erros de gestão estratégica
  • acidentes de trabalho
  • outras questões de saúde
  • questões ambientais

Além destas, temos um tipo de “ameaça” — de risco — que está sempre presente para todas as empresas. E esses são os riscos relativos à ética.

São situações, processos (ou a falta de processos), elementos da cultura organizacional, etc., que deixam margem para questões éticas, como: conflito de interesses, fraudes, assédio, dentre outros.

Benefícios para a empresa e colaboradores

Uma empresa que se adianta em relação aos seus riscos, principalmente os relativos à ética, se salva de muitos apuros.

Como o Canal de Denúncias pode ajudar empresas no gerenciamento de riscos
Como o Canal de Denúncias pode ajudar empresas no gerenciamento de riscos

Gerenciar riscos com sucesso leva a empresa a evitar prejuízos trabalhistas, legais, financeiros e ambientais, além disso cria diversas estruturas e processos que auxiliam a empresa alcançar melhores resultados.


O primeiro passo no gerenciamento de risco é sempre a identificação.


Os riscos relativos à ética são semelhantes. Estudá-los e criar uma estratégia para abordá-los é a melhor forma de evitar problemas graves, e ainda criar:

  • um bom ambiente de trabalho, melhorando o clima organizacional;
  • mais saúde e segurança para os colaboradores;
  • força reputacional e boa imagem para a organização;
  • possibilidades de expansão do negócio e novos relacionamentos.

Importância do Canal de Denúncias no gerenciamento de riscos

O Canal de Denúncias, nesse contexto, é uma ferramenta muito útil para a estratégia de gerenciamento de riscos da empresa.

E, por isso, protege a empresa de possíveis danos, gerando ainda benefícios diversos para as pessoas e para a organização.

“O Canal de Denúncias é o instrumento pelo qual um funcionário ou um terceiro faz um relato sobre um fato que pode oferecer risco, perigo, dano ou prejuízo à organização ou às pessoas. De posse da informação, a empresa pode apurar, e se for comprovada, corrigir ou tomar as medidas necessárias para evitar a continuidade do problema.” (Wagner Giovanini)

O Canal é muito útil porque, normalmente, esses problemas são desconhecidos para a organização. Ele é o meio de comunicação que permite que essas informações cheguem à alta direção: permite a identificação do problema.

Numa empresa, são os colaboradores e terceiros que testemunham as irregularidades do dia a dia. Portanto, eles precisam ter um meio de comunicar os riscos.

Assim, a empresa pode agir diretamente sobre a situação (aplicando medidas disciplinares, por exemplo) e de maneira preventiva.

Tipos de riscos que podem ser denunciados

Como já colocamos, esses riscos variam em função da natureza da organização. Estudando os riscos da sua empresa, pode-se encontrar questões relativas a:

  • segurança e proteção de dados;
  • importação e exportação;
  • licenças e alvarás;
  • marketing e relacionamento com o público;
  • fiscalização;
  • uso de equipamentos.

Esses são alguns exemplos de riscos. Cada empresa deve realizar a sua análise de risco e ficar sempre de olho para qualquer situação nova que possa criar ou agravar um risco existente.

A boa notícia, aqui, é que inclusive nisso um Canal de Denúncia pode ajudar.

Quando se implementa com sucesso um Canal, os colaboradores sentem-se seguros e confiantes com relação à ferramenta, e fazem da prática do relato algo rotineiro.

Com isso, elas podem relatar qualquer mínimo sinal de ameaça ou de prejuízo.

O que demoraria às vezes meses para ser detectado numa auditoria ou numa pesquisa de clima, chega muito antes à ciência da alta direção.

O Canal de Denúncias é, assim, um instrumento indispensável para a estratégia de gerenciamento de riscos da empresa.

Implementação de um Canal de Denúncia eficiente

Agora você já conhece o papel primordial de um Canal de Denúncias eficiente para a gestão de riscos da sua empresa.

Acompanhe a seguir algumas dicas para implementar.

  1. O Canal precisa ser terceirizado: só assim será confiável para as pessoas.
  2. Precisa garantir anonimato e confidencialidade: o medo da retaliação é uma constante para os denunciantes. Garantir a proteção da identidade e a confidencialidade da denúncia é essencial.
  3. Precisa ser acessível: tanto com relação à usabilidade (deve ser intuitivo e fácil de usar), quanto com relação à disponibilidade (deve funcionar 24h por dia, 7 dias na semana).
  4. Treinamentos e comunicação: as pessoas precisam saber o que é o Canal, para que ele serve e como utilizá-lo. Por isso, apostar em treinamentos e comunicação sobre o Canal e sobre as irregularidades é essencial.

Canal de Denúncias para apoiar sua empresa

Por fim, te convidamos a conhecer o Canal de Denúncias da Contato Seguro para apoiar a sua empresa no gerenciamento de riscos.

Temos uma plataforma completa e personalizável já implementada em mais de 2 mil empresas ao redor do mundo.

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