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Introdução aos Canais de Denúncias: Importância e Benefícios para as Empresas

Introdução aos Canais de Denúncias: Importância e Benefícios para as Empresas
Tempo de Leitura: 4 Minutos

Os Canais de Denúncias são ferramentas importantíssimas em uma organização. Neles, qualquer pessoa associada à empresa: colaboradores, fornecedores e terceiros, pode relatar quando suspeita ou testemunha alguma irregularidade.

Toda empresa possui códigos e regras a respeito das diversas áreas que a mantêm em funcionamento. 

Além, é claro, das leis constitucionais, do código penal e civil, há leis específicas para as organizações e ainda há os códigos próprios de cada uma, como o Código de Conduta e as políticas internas.

É esse conjunto de normas e preceitos que garante a qualidade dos processos nas diferentes áreas de uma empresa (produção, operação, recursos humanos, comercial, etc.).

É evidente, por outro lado, que essas regras, leis e normativas nem sempre são cumpridas — por falta de conhecimento, falta de técnica, ou por má fé. Quando isso acontece, o que temos é uma irregularidade ou má conduta.

As irregularidades ou más condutas prejudicam o funcionamento da organização, seja ao danificar os materiais, seja pela depreciação do clima organizacional, pelas perdas financeiras, perdas de reputação envolvidas e outros malefícios.

Neste artigo, vamos te mostrar a importância dos Canais de Denúncias para evitar esses riscos e para beneficiar a empresa em vários aspectos.

O Que é um Canal de Denúncias e Por Que Sua Empresa Precisa de Um

Já que as empresas são sistemas complexos, é muito difícil que a direção tenha acesso a tudo que ocorre em cada setor

Por isso, muitas irregularidades passam despercebidas, perduram no tempo e acabam causando graves danos.

As fraudes, por exemplo, são muito mais comuns do que se imagina. Empresas em todo o mundo perdem importantes quantias em dinheiro por serem vítimas de fraude e corrupção.

Embora os níveis mais altos de uma organização tenham dificuldade de observar tudo a todo tempo, geralmente um colaborador, fornecedor ou terceiro sabe que alguém está cometendo uma irregularidade, ou presencia todos os dias uma má conduta.

E é aí que entra o papel fundamental dos Canais de Denúncias: por meio da ferramenta, as pessoas que têm acesso a informações ou testemunham esses fatos podem relatá-los e assim torná-los passíveis de correção.

Dessa forma, as irregularidades podem ser detectadas e encaminhadas à direção da empresa, que deve tomar as medidas necessárias para a correção e aplicar as penalidades cabíveis.

Na Prática

Imagine que você trabalha numa empresa da área industrial e lida cotidianamente com maquinário. Apesar de todos os regulamentos e de todos os treinamentos que a empresa provê, você tem um colega que vive desobedecendo a eles.

Ele falha na utilização dos Equipamentos de Proteção Individual, não realiza os procedimentos corretos na utilização das máquinas e acaba causando desconforto nos colegas, que temem que ocorra um acidente de trabalho.

Por mais que já tenham-no avisado, ele persiste na prática e sempre argumenta pelo seu modo de fazer as coisas, baseando-se em conhecimentos do senso comum.

Se um Canal de Denúncia não estiver disponível, talvez a situação permaneça assim indefinidamente: falar não adianta, treinar não adianta. O colega que está cometendo a irregularidade está convencido da legitimidade do seu comportamento inconsequente e não recebe nenhuma punição.

Caso algum colaborador chegue a informar formalmente à chefia, por um Canal interno ou outra forma de relato, há chances de não haver garantia de anonimato e sigilo e, assim, de a “denúncia” transformar-se num tema de fofoca, causar constrangimento no relator e ressentimento no autor da má conduta. 

Enfim, o relato sem os atributos do Canal de Denúncias pode afetar as relações de trabalho que ali estão em jogo e desmotivar outras pessoas a realizar relatos sobre esses problemas.

Assim, cria-se uma cultura de silenciamento em relação às más condutas: ninguém diz nada, o problema continua ocorrendo e os colaboradores, clientes e a própria empresa fica em constante estado de risco.

Prevenindo Riscos com Canal de Denúncias

É por isso que os Canais de Denúncia são instrumentos essenciais para a prevenção de riscos numa organização.

Quando há uma ferramenta especializada para o recebimento das denúncias, os relatos são encaminhados efetivamente para uma solução, com a garantia do anonimato e sem risco de retaliação.

No exemplo acima, por causa da informalidade ou pela falta de um procedimento ideal para a denúncia, ela acaba tendo o efeito contrário do esperado: inibe ainda mais os colaboradores de prestar atenção e agir contra as irregularidades.

Com o Canal de Denúncias, as denúncias são apuradas e encaminhadas para uma solução. A ferramenta é efetiva na prevenção de riscos e gera diversos benefícios para a organização, como:

  • prevenção de processos trabalhistas
  • prevenção e combate a irregularidades
  • melhora do clima organizacional
  • melhora da produtividade
  • aumento da reputação

E muitos outros.

Construindo uma Cultura Organizacional Ética com Canais de Denúncias

Uma cultura empresarial ética é o que vai definir o sucesso e a longevidade de uma organização e os Canais de Denúncia têm tudo a ver com isso. 

O Canal é considerado o coração do Compliance nas empresas. Segundo Wagner Giovanini, sócio-diretor da Contato Seguro e referência nacional na área:

“O Compliance é a cultura de se fazer o certo sempre.”

Com a ferramenta, a atenção e a responsabilidade voltados ao fazer correto tornam-se uma atividade cotidiana. 

Por isso, com a implementação e a ampla comunicação sobre o Canal, os efeitos sobre o clima, sobre a motivação e o senso de segurança e bem-estar crescem rapidamente.

A empresa torna-se mais ética, mais produtiva e mais sólida.

Conclusão

Se você deseja cuidar do futuro da sua empresa, garantindo sua duração, lucro e notabilidade no mercado, o Canal de Denúncias é um instrumento indispensável.

Ao detectar, prevenir e combater irregularidades, a presença dos Canais na empresa tornam o ambiente mais seguro, mais produtivo e livre de riscos legais e éticos.

Em setembro de 2022, a Lei 14.457 tornou obrigatória a presença dessas ferramentas em todas as empresas com CIPA.

A Contato Seguro oferece o que acreditamos ser a melhor solução em Canal de Denúncias para a sua empresa.

Além de oferecer um Canal estruturado e completamente adaptado à sua organização, também fornecemos os treinamentos e a comunicação da plataforma, com suporte completo para todas as necessidades.Preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um de nossos especialistas para garantir todas essas vantagens ao seu negócio!

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