Lei 14.831/2024​: como integrar treinamentos de saúde mental e compliance

Menu do Artigo
Tempo de Leitura: 6 Minutos

O Brasil é um dos países campeões em taxas de absenteísmo, principalmente devido a questões de saúde mental e burnout.

As organizações e, é claro, os trabalhadores, sofrem com esse problema, que tem impactos muito profundos nas vidas privadas dos trabalhadores, e nas capacidades de desenvolvimento das empresas.

O adoecimento mental no trabalho é altamente custoso para ambos, e a Lei 14.831/24 é uma iniciativa do governo para reconhecer e, assim, estimular empresas a integrar em seus sistemas de gestão ações efetivas de cuidado com a saúde mental dos trabalhadores.

A integração do Sistema de Compliance a essa iniciativa pode ser uma boa estratégia, já que a Lei trata também de cultura organizacional, prevenção de riscos e transformação e desenvolvimento de políticas internas.

O Compliance é um sistema de gestão que favorece o agir íntegro e a segurança organizacional, o que também toca diretamente na promoção do bem-estar e da saúde mental.

Neste artigo, você irá entender como o Compliance se aproxima da Lei 14.831/24, a importância do Certificado concedido pela legislação, e como essas estratégias podem potencializar o sucesso de uma organização.

Boa leitura!

O que é a Lei 14.831/2024 e qual sua relevância para as empresas?

A Lei 14.831/2024 é a norma que cria o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental, concedido pelo Governo Federal a empresas que implementarem programas, iniciativas e práticas estruturadas voltadas ao cuidado e promoção à saúde mental dos colaboradores.

Com o propósito de incentivar organizações a assumir um papel mais ativo na prevenção do adoecimento mental e nos cuidados do bem-estar psicossocial dos trabalhadores, o Certificado reconhece publicamente as organizações que aplicam essas boas práticas.

Sendo o Brasil um dos países com as maiores taxas de absenteísmo por adoecimento mental e burnout no mundo, a legislação é um grande passo para estimular maior engajamento e esforço de cuidado ao trabalhador.

Objetivos principais da legislação

A legislação busca, por meio do reconhecimento público:

  • valorizar as empresas que promovem rotineiramente a saúde mental;
  • fomentar um modelo de organização que respeita e protege a dignidade humana;
  • criar ambientes de trabalho com segurança e saúde psicológica; e
  • promover a integração de práticas de promoção à saúde mental nos sistemas de gestão e governança.

Instituição do Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental

Como forma de reconhecer os esforços empreendidos, o Governo Federal irá conceder o Certificado “Empresa Promotora da Saúde Mental”, e permitir utilizá-lo em campanhas promocionais, reforçando a reputação pública dessas empresas.

Destacar publicamente o Certificado é mais que uma conquista meramente simbólica: indica a presença de uma governança qualificada, cultura organizacional consciente, e gestão ética das relações humanas na empresa.

Pode ser um diferencial importante para atrair investidores, fidelizar clientes e conquistar os melhores talentos.

A importância da integração entre treinamentos de saúde mental e compliance

O que é o compliance?

Compliance é o nome que se dá a um sistema de gestão que busca o cumprimento legal e regulatório, bem como as ações éticas e íntegras dentro das organizações.

Esse compromisso de cumprimento e a criação de um padrão moral mais elevado nas organizações são alcançados por diversas medidas, como avaliações, elaboração de políticas e procedimentos, treinamentos, implementação de Canal de Denúncia, monitoramento e auditoria, outros controles internos, etc.

A nova Lei 14.831/24 pode ser integrada a essas ações, principalmente nos treinamentos e avaliações.

Dessa forma, integridade, ética, boa conduta e saúde mental são temas que podem ser tratados no mesmo conjunto, como componentes da cultura organizacional.

Benefícios para a cultura organizacional

O compliance age diretamente na prevenção e no combate de irregularidades e condutas antiéticas — culminando em processos estruturados mais seguros, maior coerência interna e criação de confiança na organização.

Com as ações voltadas à saúde mental indicadas pela Lei 14.831/24, o ambiente de trabalho é enriquecido pela escuta ativa, acolhimento dos trabalhadores e pelo clima de segurança psicológica.

Combinadas, essas duas frentes permitem a construção de uma cultura organizacional mais madura, em que os colaboradores se sentem protegidos pela própria organização, sendo livres para falar sobre suas necessidades — inclusive através do Canal de Denúncias, motivados a melhorar e reconhecidos pela empresa em que trabalham. 

Vejamos alguns benefícios diretos da implementação dessas medidas.

Fortalecimento dos valores de integridade e transparência

Este é o objetivo mais explícito do compliance, e se realiza principalmente pela construção de um Código de Conduta detalhado e claro, e pela implementação de um Canal de Denúncias efetivo.

As regras sobre conduta, quando bem transmitidas, alinham expectativas e deixam claro para todos os colaboradores a postura e a forma como as ações e atividades devem ser realizadas.

O Canal de Denúncias permite que se identifiquem eventuais descumprimentos, irregularidades persistentes e desvios de conduta, que são prontamente remediados uma vez que os relatos são apurados.

O fortalecimento dos valores éticos e a transparência deixam de ser apenas um ideal e tornam-se a norma, por meio das ações reais dos colaboradores impactados.

Medidas de cuidado com a saúde mental dos trabalhadores maximizam a eficiência dessas ações, pois geram segurança, confiança e maior liberdade para agir corretamente, sem medo de retaliação.

Criação de um ambiente de trabalho seguro e saudável

Cria-se assim um ambiente de trabalho seguro, saudável e estável, com espaços de diálogo, preocupação com a saúde psicológica, e determinado a cumprir leis, normativas e regulamentos.

Segurança e saúde no ambiente de trabalho têm grande influência sobre os níveis de motivação, produtividade e satisfação do trabalhador, gerando também, consequentemente, melhores resultados para a organização.

Aumento do engajamento e satisfação no trabalho

A importância desses elementos — motivação e satisfação — não deve ser subestimada.

Empresas com colaboradores satisfeitos e motivados irão alcançar suas metas com muito mais rapidez, com muito menos obstáculos, e de maneira sustentável.

Outro efeito é a atração e retenção de talentos, que por sua vez aprimoram a estrutura e os sistemas internos, enriquecendo os processos e a cultura organizacional.

Redução do absenteísmo e da rotatividade de funcionários

Reduzir absenteísmo e rotatividade é obviamente benéfico para a organização. 

Os custos financeiros, sociais e reputacionais do alto nível de absenteísmo e rotatividade são imensos.

Mas, o que mais interessa é que uma empresa com absenteísmo e rotatividade reduzidos demonstra a presença de práticas e estratégias efetivas para melhoria do clima organizacional, da saúde mental e do bem-estar laboral.

Passos para integrar treinamentos de saúde mental e compliance na sua empresa

Integrar os treinamentos e ações propostos na Lei 14.831/24 segue a mesma linha de raciocínio de outros treinamentos e ações educacionais.

Em primeiro lugar, é preciso um diagnóstico; depois, um planejamento para abordar os pontos de atenção identificados; vêm então os treinamentos, e após aplicação, monitorar e avaliar resultados.

  1. Avaliação das necessidades e diagnóstico organizacional: há diversas maneiras de avaliar essas necessidades. Através de questionários, principalmente, é possível identificar o nível de consciência dos colaboradores sobre questões de saúde mental; avaliar a presença de fatores de risco psicossociais, e quais assuntos e ações devem ser priorizadas.
  2. Desenvolvimento de um plano de ação integrado: o plano de ação deve seguir as necessidades reveladas pela avaliação e contar com uma ordem de prioridades. Treinamentos com profissionais especializados, campanhas de sensibilização, dinâmicas, etc., devem ser encaixados no cronograma.
  1. Implementação dos treinamentos: hora de colocar as ações em prática. Esse momento demanda organização e é preciso integrar bem essas atividades à rotina de trabalho.
  1. Monitoramento e avaliação dos resultados: depois de executar o cronograma, é preciso avaliar o impacto real que as ações e treinamentos tiveram sobre a percepção e o bem-estar dos colaboradores. O monitoramento deve gerar ajustes, adaptações e melhorias contínuas. 

Desafios comuns na integração de treinamentos e como superá-los

Integrar treinamentos, especialmente sobre temas sensíveis, à rotina organizacional geralmente acompanha certos desafios.

Vejamos alguns deles e como abordá-los da melhor maneira.

Resistência dos colaboradores

Embora em geral as pessoas estejam muito mais conscientes sobre a importância dos cuidados em saúde mental atualmente, implementar treinamentos a respeito desse tema ainda pode gerar resistências.

Antes de abordar diretamente o assunto, as pessoas precisam perceber o valor daquelas informações para suas vidas. 

A Contato Seguro aborda diretamente essa necessidade, aproximando os treinamentos dos colaboradores com uma abordagem humanizada, estímulo à participação voluntária e aposta na confiança dos colaboradores.

Limitação de equipe e recursos tecnológicos

Empresas com estrutura limitada podem ter dificuldades para implementar treinamentos e formações de maneira consistente.

Uma plataforma virtual com ótima usabilidade e rica em recursos pode garantir uma formação completa e adaptada às necessidades particulares da organização e de seus colaboradores.

A ferramenta da Contato Seguro foi elaborada pensando também nesta necessidade específica.

Como a Contato Seguro pode ajudar sua empresa?

A Contato Seguro é a empresa líder na implementação de Canais de Denúncias efetivos e na promoção de ambientes de trabalho saudáveis e seguros.

Nossa plataforma oferece:

  • treinamentos personalizados;
  • Canal de Denúncias com psicólogos-ouvidores;
  • consultoria especializada;
  • suporte completo para adequação as Leis.

Agende uma reunião com nossos especialistas

Converse com nossos especialistas sobre as necessidades da sua organização

Nossa solução te alcança no estágio de desenvolvimento que a sua empresa estiver e maximiza seus resultados com metodologias e estratégias validadas.

Conclusão

Treinamentos voltados à saúde mental (Lei 14.831/24) podem ser integrados as estratégias de compliance na sua organização.

Diversos benefícios surgem dessas práticas, que tocam diretamente o coração da organização — seus colaboradores — e transformam a maneira que eles se relacionam com o ambiente de trabalho.

Lideranças e demais atores importantes nesse contexto também passam por transformações importantes, o que resulta em resultados sólidos e estáveis.

Além disso, a Certificação Empresa Promotora da Saúde Mental pode gerar mais oportunidades, mais reconhecimento e melhor posicionamento da sua empresa no mercado.

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos: