Liderança na Promoção de Treinamentos para o Uso do Canal de Denúncias

Liderança na promoção de treinamentos para o uso do Canal de Denúncias

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Tempo de Leitura: 5 Minutos

Um Canal de Denúncias externo eficaz é apenas uma parte da construção de um ambiente corporativo íntegro e transparente. Para garantir que a ferramenta alcance seu pleno potencial, a liderança deve acompanhar a aplicação dos treinamentos especializados fornecidos pela CIPA ou por prestadores como a Contato Seguro, empresa pioneira em Canais de Denúncias no Brasil.

As capacitações educam os colaboradores sobre como utilizar o Canal de Denúncias empresarial, citando os benefícios e procedimentos envolvidos, além de fomentar uma cultura de integridade.

Embora os treinamentos sejam aplicados pela provedora de serviços, os líderes devem estar cientes dos principais tópicos abordados e incentivar os liderados a tirarem dúvidas durante e após as sessões.

Acompanhe o guia que preparamos para que empregadores, profissionais de RH e demais gestores saibam como bons líderes podem efetivamente supervisionar e promover o uso do Canal de Denúncias em sua organização.

Tópicos essenciais a serem abordados nos treinamentos

Objetivo do treinamento

O objetivo principal do treinamento deve ser o primeiro item a ser abordado a fim de garantir que os funcionários entendam porque estão ali e quais são as expectativas da empresa com a promoção desse tipo de ação.

Afinal, é primordial que todos os colaboradores reconheçam o Canal de Denúncias externo como uma ferramenta de apoio para relatar comportamentos inadequados ou preocupações éticas sem receios.

Definição de Canal de Denúncias e seus benefícios

Os participantes devem aprender o que é um Canal de Denúncias, como ele funciona e quais são os benefícios para a empresa e para os próprios colaboradores.

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Para isso, o Canal deve apresentar recursos que tornem a plataforma segura e confiável. Por exemplo, as denúncias devem gerar números de protocolo, possibilitando que os denunciantes consultem o status do processo posteriormente.

As informações devem ser mantidas sob sigilo para que não haja conflito de interesses durante a apuração e/ou represálias contra os relatores e demais envolvidos.

Manter a confidencialidade durante o funcionamento do Canal é um dos principais pontos para aumentar a confiança dos usuários na ferramenta e possibilitar que os benefícios do Canal de fato se manifestem no cotidiano do funcionário.

Passo a passo do processo de denúncia

O treinamento deve detalhar todas as etapas do processo de denúncia para que os possíveis manifestantes saibam o que esperar após a submissão da denúncia e como acompanhar a sua apuração.

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Denúncia anônima vs. Denúncia identificada

É importante esclarecer as diferenças entre os tipos de denúncias que os colaboradores podem optar na hora de usar o Canal. São elas:

  • Denúncias sob anonimato: o colaborador reporta uma situação sem revelar sua identidade;
  • Denúncias identificadas em sigilo: o colaborador revela sua identidade, que serão mantidas em estrita confidencialidade. Isso pode facilitar a investigação, enquanto ainda protege o denunciante.

O treinamento deve abordar as vantagens e desvantagens de cada tipo e como o Canal de Denúncias empresarial garante que ambas sejam tratadas com a mesma seriedade e rigor.

Mais uma vez, um Canal terceirizado se mostra vantajoso. “Por exemplo, nós ajudamos a implementar um Canal de Denúncias especializado que proporciona a melhor abordagem para o fluxo de denúncias e otimizando o tempo dos gestores da empresa”, explica Pedro Miranda, diretor comercial da Contato Seguro.

Responsabilidades no sistema de denúncias

Os funcionários devem entender suas responsabilidades no uso do Canal de Denúncias, incluindo a obrigação de relatar comportamentos impróprios e a importância de manter a confidencialidade, como previsto pelo Código de Conduta da organização.

Treinamentos eficazes sobre o uso do Canal de Denúncias
Treinamentos eficazes sobre o uso do Canal de Denúncias

Além disso, é importante que saibam quem são os responsáveis pelo acolhimento das manifestações e pela gestão e análise das denúncias dentro da empresa.

Ao estabelecer diretrizes específicas para promover um ambiente laboral seguro e inclusivo, especialmente para mulheres, a Lei 14.457/22 aponta novas responsabilidades para as empresas com CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio).

De acordo com o Art. 23 da lei, devem ser adotados as seguintes medidas para prevenir e combater o assédio sexual e outras formas de violência no trabalho:

“I – inclusão de regras de conduta a respeito do assédio sexual e de outras formas de violência nas normas internas da empresa, com ampla divulgação do seu conteúdo aos empregados e às empregadas;

II – fixação de procedimentos para recebimento e acompanhamento de denúncias, para apuração dos fatos e, quando for o caso, para aplicação de sanções administrativas aos responsáveis diretos e indiretos pelos atos de assédio sexual e de violência, garantido o anonimato da pessoa denunciante, sem prejuízo dos procedimentos jurídicos cabíveis;”

Avaliação do treinamento

Por fim, o treinamento deve incluir métodos para avaliar sua eficácia. Coletar feedback dos participantes e analisar a frequência e qualidade das denúncias recebidas ajudará a ajustar e melhorar os próximos treinamentos, cuja regularidade deve ser anual, no mínimo, para estar em conformidade com a Lei 14.457!

Conclusão

Os treinamentos e as ações de sensibilização de todos os níveis hierárquicos da empresa para o uso do Canal de Denúncias é um passo indispensável para a integridade e a transparência dentro da empresa.

Ao abordar tópicos essenciais como o objetivo do treinamento, a definição e benefícios do Canal de Denúncias, o passo a passo do processo de denúncia, e os tipos de denúncia, você prepara sua equipe para usar a ferramenta com confiança e boa fé.

Para otimizar a experiência de aprendizado, considere realizar uma sessão de perguntas e respostas ao final do treinamento. Isso permitirá que os colaboradores esclareçam suas dúvidas sobre o uso do Canal de Denúncias e reforcem a compreensão dos processos.

Disponibilizar materiais de consulta pós-treinamento também oferece um suporte adicional, ajudando os funcionários a se familiarizar com a plataforma e a utilizá-la de maneira eficaz.
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