Pesquisar
Close this search box.

Marca empregadora: como um Canal de Denúncias ajuda sua empresa a atrair e reter talentos

Menu do Artigo

Tempo de Leitura: 5 Minutos

No mundo corporativo, a reputação é algo a se valorizar e preservar. Com um mercado cada vez mais global e mais digital, a dinâmica de concorrência e as formas de trabalho se modificam.

A multiplicidade de meios para atração e retenção de colaboradores torna a disputa por talentos mais intensa e ágil. A Marca Empregadora é um ponto-chave nesse terreno. 

Embora seja um conceito usado desde a década de 90, a Marca Empregadora hoje é mais presente e mais valorizada como elemento para criar e reafirmar a reputação de uma empresa.

Neste artigo, você vai entender:

  • o que é a Marca Empregadora;
  • quais são os benefícios dessa estratégia; e
  • de que forma um Canal de Denúncias ajuda na criação de uma imagem positiva para a sua empresa no mercado.

O que é a Marca Empregadora?

Quando falamos de reputação, temos dois conceitos importantes: a Marca Corporativa e a Marca Empregadora.

O conceito de Marca Corporativa é mais geral: é a reputação que uma empresa tem em relação aos seus clientes, a outras empresas e ao mercado. Aqui estamos olhando para a qualidade dos produtos ou serviços prestados, para o próprio logotipo e nome da marca, enfim, tudo que faz a “fama” de uma empresa em sentido amplo.

Mas, temos outro tipo de reputação que vem sendo cada vez mais valorizada, com a democratização da internet, a ampla utilização das redes sociais e novas tecnologias para a localização e atração de talentos: é a Marca Empregadora.

A Marca Empregadora é o tipo de reputação de uma empresa em relação à sua imagem enquanto um “local para trabalhar”. É a forma como as pessoas percebem os valores e o ambiente de trabalho de uma organização

Podendo também ser entendida como uma estratégia de marketing, a Marca Empregadora é, portanto, a forma como a empresa se apresenta e se “vende” ao mercado como lugar para trabalhar e construir uma carreira.

Assim, a organização deve saber narrar e expressar qual é a sua missão, quais são seus valores; como funciona seu regime de trabalho; que benefícios são oferecidos ao trabalhador; qual é o estilo de gerenciamento; que portas se abrem ao funcionário que ali escolhe estar; enfim, qual é a cultura organizacional vigente.

O fato de a Marca Empregadora se transformar numa estratégia de marketing não significa que esses fatores devem ser divulgados como mera propaganda — a empresa deve viver aquilo que ela prega

Não adianta investir em sua marca e, sem saber, ter sua reputação afetada por detalhes relevantes que não receberam a devida atenção.

Portanto, para ter uma Marca Empregadora de sucesso, é preciso que o discurso seja real: que a empresa tenha a cultura organizacional que diz ter, que realiza de verdade aquilo que promete.

Por que é importante prezar por sua Marca Empregadora?

Menor custo de recrutamento e seleção de talentos e candidatos: se você estabelece um bom marketing de Marca Empregadora, os potenciais colaboradores que se identificam com a empresa buscarão as vagas ativamente, com expectativas já alinhadas, o que reduzirá a quantidade de recursos e tempo gastos para a seleção.

Menor tempo para fechar uma contratação: pelos mesmos motivos acima citados, fechar uma contratação fica muito mais fácil. O potencial candidato, já conhecendo a Marca Empregadora da empresa, não precisará de tempo para decidir — ele já estará inclinado a fechar a contratação o mais rápido possível.

Menos rotatividade: com frequência, os profissionais deixam seus cargos por terem suas expectativas frustradas. Trabalhar na Marca Empregadora significa alinhar expectativas de forma que o contrato de trabalho se dê num planejamento de longo prazo. Assim, as chances de um colaborador permanecer na empresa são muito maiores.

Atrair os talentos mais qualificados: profissionais estão sempre em concorrência, buscando qualificações e habilidades para entrarem nas melhores empresas. Por outro lado, as empresas também competem pelos melhores talentos. Trabalhar na Marca Empregadora de sua empresa significa aumentar o valor de sua empresa para os talentos mais qualificados. Os bons profissionais também precisam ser persuadidos de trabalhar para você!

Fidelidade e credibilidade dos clientes: com os melhores profissionais alinhados aos valores da empresa, a produtividade tende a subir, gerando mais sucesso para a empresa, e assim fidelizando clientes, que confiam na organização pelo seu mérito.

Com uma boa Marca Empregadora, você amplia em muito as chances de atrair talentos e futuros colaboradores com valores alinhados aos da empresa. 

Além disso, os próprios colaboradores serão parceiros no fortalecimento da Marca: estando satisfeitos em seus trabalhos, com orgulho e prazer se tornarão agentes de divulgação da empresa como ótimo local para trabalhar. 

O Canal de Denúncias como qualificador da Marca Empregadora

O Canal de Denúncias é uma ferramenta eficiente para aumentar a confiabilidade e a segurança dos colaboradores no local de trabalho, além de ser uma marca de integridade e ética numa organização.

Todo empreendimento humano corre o risco de ser afetado por condutas antiéticas e por corrupção. Isso não significa que esses comportamentos não possam ser frustrados.

O Canal de Denúncias é um grande aliado no combate a práticas como: assédio, discriminação, desvios de conduta, bullying, enfim, todo comportamento antiético que torna tóxico um ambiente de trabalho. 

Ele é, na prática, uma forma de criar um ambiente de trabalho saudável, ético e íntegro para os seus colaboradores.

Com a Lei 14.457/22, a presença do Canal em empresas com CIPA tornou-se obrigatória e, quanto mais os colaboradores estiverem familiarizados com a ferramenta, melhores serão os resultados positivos no clima organizacional, e mais positiva será a imagem da Marca Empregadora.

Quando uma empresa conta com um Canal de Denúncias, o colaborador tem a confiança de adentrar um local de trabalho que previne e combate condutas antiéticas fazendo uso de um processo estruturado e seguro.

Isso nutre o bem estar do colaborador, sua produtividade, gera senso de valor para si e para a própria empresa, estende sua permanência no trabalho e, como consequência, constrói uma reputação positiva e sólida para a organização.

Conclusão

Cultivar a Marca Empregadora de sua empresa é tornar pública a cultura organizacional, e manifestar aos futuros colaboradores o que é a organização como local para trabalhar.

Os benefícios dessa estratégia são vários, e os resultados são alcançados em curto, médio e longo prazo. 

Cuidar do bem-estar, da segurança e da confiança do seu colaborador é cuidar da sua empresa. O Canal de Denúncias é a ferramenta que facilita esse cuidado, e tornou-se obrigatório justamente por ser eficaz. 

Ter um Canal de Denúncias é demonstrar que a sua organização protege e zela por seus colaboradores, aumentando assim o valor da sua Marca Empregadora e multiplicando seus ganhos em todos os domínios.

Assim, o Canal de Denúncias é um qualificador indispensável para a sua Marca Empregadora.
Para conferir mais conteúdos sobre o tema, siga-nos nas redes sociais:

  • Instagram(1)
  • LinkedIn(2)

Fontes:
(1) https://www.instagram.com/contatoseguro_/
(2) https://www.linkedin.com/company/contatoseguro/

4.8/5 - 312 votos

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Saiba como contratar em apenas 3 passos: