O Canal de Denúncias como Ferramenta de Prevenção a Fraudes Corporativas

O Canal de Denúncias como Ferramenta de Prevenção a Fraudes Corporativa

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Tempo de Leitura: 6 Minutos

A fraude corporativa é um dos problemas mais frequentes e mais graves do universo empresarial.

Levando a perdas financeiras, danos ao clima organizacional e à reputação de uma empresa, as fraudes são uma irregularidade evitável com o uso das ferramentas certas.

As fraudes provocam prejuízo direto para a empresa, e implicam em penalidades severas caso haja terceiros envolvidos.

A Associação de Examinadores Certificados de Fraude (ACFE, sigla em inglês) atesta que empresas perdem anualmente cerca de 5% do faturamento bruto com fraudes — valor frequentemente maior que o lucro anual das organizações.

Neste artigo, você vai entender como o Canal de Denúncias inibe efetivamente que ocorram fraudes numa empresa, e a importância dos treinamentos e campanhas de conscientização para prevenir esse mal.

Fraudes: conceito, tipos e causas

De acordo com o especialista em Compliance e sócio-diretor da Contato Seguro Wagner Giovanini, a fraude é um dos desvios de conduta mais graves.

Pode-se categorizar as fraudes em três grupos, o que leva o nome de “árvore das fraudes”. São eles:

  1. Corrupção: suborno ou propina, conflitos de interesse, gratificações ilegais, fraudes em licitação. Exemplo (suborno): oferecer um desconto ao comprador para que ele abra mão do direito da nota fiscal.
  2. Demonstrações fraudulentas: falsificação de dados (balanço ou registros contábeis), lançamentos sem documentação-suporte, antecipação de faturamento ou postergação de despesas, gestão fraudulenta de resultados, entre outros. Exemplo (gestão fraudulenta de resultados): o autor adultera resultados da empresa — demonstra maior lucro, por exemplo — para ganhar prestígio no mercado, induzindo acionistas, clientes e terceiros ao erro quando se relacionarem com a empresa.
  3. Apropriação indevida de ativos: roubos, furtos, fraudes nas folhas de pagamento, fraudes nos reembolsos de despesas, roubos de dados ou informações sigilosas, roubo de estoque ou de dinheiro vivo, etc.

    Exemplo (furto): um funcionário de um banco subtrai e toma para si quantias imperceptíveis de contas dos clientes.

Tão importante quanto saber o que são as fraudes e seus tipos, é reconhecer as suas causas. 

Os estudos sobre as fraudes em corporações levaram à criação da teoria do Triângulo das Fraudes, por Donald Cressey, em 1953.

Segundo essa teoria, as fraudes ocorrem por 3 motivos principais.

A primeira grande razão ou causa para uma fraude ocorrer é a oportunidade.

Nesse caso, o colaborador está na empresa, desenvolvendo seu trabalho e, em algum momento, a chance aparece. O indivíduo vê um valor ou um bem “à disposição”, e que ninguém está reparando, e acaba incorrendo na má conduta. 

Não havia um plano, mas, frente à situação, a pessoa acaba cometendo a fraude.

A segunda causa é a pressão

Por exemplo, deparando-se com uma meta inatingível, e sob o risco de perder o emprego se não alcançá-la, um vendedor vai acabar subornando o comprador, vai adulterar seus números, etc., para chegar ao objetivo e manter sua posição na empresa.

A autocobrança também é um fator considerado como pressão. 

Um colaborador ambicioso, que quer subir rapidamente de cargo, ser promovido, pode acabar buscando a qualquer custo essa posição — o que o leva também a modificar valores, oferecer vantagens indevidas, enfim, cometer fraude.

A terceira causa é a racionalização.

Racionalizar é encontrar desculpas “lógicas”, explicações, para anestesiar a consciência. O indivíduo sabe que está cometendo um desvio, uma atividade fraudulenta. Mesmo assim, justificam seu comportamento: “foi um valor pequeno”, “todo mundo faz”, “ninguém vai reparar”.

Para prevenir fraudes corporativas, é preciso atingir essas três causas.

Qual a melhor estratégia para proteger minha empresa das fraudes?

O papel de um programa de Compliance é criar antídotos para essas causas. Essas são as medidas mitigadoras que são estabelecidas no risk assessment (avaliação de riscos).

Quanto à oportunidade, pode-se estabelecer: controle, auditoria, investigações, etc. Aqui, é preciso mitigar todos os riscos associados às oportunidades. Portanto, cuidar dos mecanismos de segurança dos dados financeiros, procedimentos de guarda dos materiais, acesso aos processos, etc.

Ferramenta Canal de Denúncias para Empresas Prevenção a Fraude Corporativa
Ferramenta Canal de Denúncias para Empresas Prevenção a Fraude Corporativa

Quanto à pressão: é preciso estabelecer um olhar crítico com relação às metas e à gestão do trabalho como um todo. Metas e prazos precisam ser humanamente possíveis, e os planos e projetos precisam ser negociados também com os colaboradores. É importante envolver os Recursos Humanos na adaptação desses elementos.

Quanto à racionalização: boa elaboração do Código de Conduta, das Políticas. Pegar firme nos treinamentos, sensibilização, e comunicação regular sobre o tema da fraude. Mostrar a todos, na prática, qual é o caminho correto a ser seguido.

E, para esses três pontos, a ferramenta mais efetiva e completa é sem dúvida o Canal de Denúncias.

O Canal de Denúncias é uma plataforma que permite que os colaboradores, fornecedores e terceiros relatem irregularidades quando têm conhecimento delas.

Na prática, os colaboradores, que estão convivendo o tempo todo uns com os outros, geralmente sabem da ocorrência de fraudes — só não contam pra ninguém porque têm medo de retaliação, de perderem o emprego, de sofrerem socialmente no ambiente de trabalho.

Com o Canal, o colaborador pode, com toda segurança, contar o que viu e o que está acontecendo. 

E, portanto, seja qual for o ponto motivador do indivíduo que comete a fraude — oportunidade, pressão ou racionalização — ele pode ser descoberto e sofrer as consequências de seus atos.

A simples presença do Canal de Denúncias numa organização tende a diminuir muito a ocorrência de fraudes, pela inibição do comportamento.

Como coloca Wagner Giovanini, com a implementação de um Canal de Denúncias, espera-se uma redução imediata de, ao menos, 60% das fraudes.

Tanto pela detecção da irregularidade, quanto pela prevenção: sabendo que serão descobertos, os fraudadores não irão arriscar.

Mas não para por aí: o potencial do Canal, quando é uma ferramenta completa e bem implementada, supre todos os pontos de atenção para o combate da fraude nas organizações. Leia até o final para entender como!

Como conscientizar os colaboradores sobre a importância do combate às fraudes? 

Um ambiente de trabalho onde ocorrem fraudes é um ambiente de trabalho negativo.

A maior parte das pessoas numa organização não comete fraudes. 

Pessoas éticas, bons trabalhadores, que lutam diariamente pelo seu salário e pelo seu prestígio como profissionais não suportam conviver num ambiente onde há ganhos indevidos.

Pessoas éticas prezam pela integridade e pela justiça. Seja pela movimentação financeira, de bens materiais ou pela manipulação do mérito, as fraudes causam mal-estar no ambiente de trabalho.

A presença da fraude irá gerar desmotivação, desânimo, senso de injustiça e frequentemente bons funcionários preferem trabalhar numa empresa que pague menos do que numa onde ocorrem fraudes.

Como já apontamos, o Canal de Denúncias é um parceiro indispensável no combate às fraudes porque dá às pessoas a oportunidade de contar o que sabem.

Para que isso ocorra, a conscientização é indispensável.

Assim, o Canal de Denúncias implementado de forma eficiente acompanha treinamentos, e campanhas de conscientização e sensibilização, que abordam todas as causas das fraudes nas empresas.

Como implementar um Canal de Denúncias de maneira eficiente?

O Canal de Denúncias eficiente precisa de alguns atributos para funcionar bem:

  • deve ser externo: um Canal interno não tem a mesma eficiência de um externo. O Canal externo garante a imparcialidade do recebimento e da apuração das denúncias.
  • anonimato e confidencialidade: para garantir a segurança do denunciante, permitir que as denúncias sejam feitas de forma completamente anônima ou com confidencialidade assegurada.
  • acesso facilitado: o Canal deve funcionar 24 por dia, 7 dias da semana. A disponibilidade constante aumenta a probabilidade que as denúncias sejam feitas.
  • treinamentos de conscientização: é preciso treinar e conscientizar todos os colaboradores para que eles saibam o que é esperado, o que é o correto a se fazer. Munidos dessas informações, eles podem fazer o melhor uso do Canal, denunciando as irregularidades de forma consciente e engajada.

Conclusão

O Canal de Denúncias é a ferramenta mais eficiente para a prevenção de fraudes corporativas.

Bem implementado — sendo externo, garantindo anonimato, com treinamentos e disponibilidade total — diminui os riscos de fraude de imediato.

Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e conheça o Canal de Denúncias da Contato Seguro — é só preencher o formulário ao lado.

Fraude na sua empresa, nunca mais!

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