A fraude corporativa é um dos problemas mais frequentes e mais graves do universo empresarial.
Levando a perdas financeiras, danos ao clima organizacional e à reputação de uma empresa, as fraudes são uma irregularidade evitável com o uso das ferramentas certas.
As fraudes provocam prejuízo direto para a empresa, e implicam em penalidades severas caso haja terceiros envolvidos.
A Associação de Examinadores Certificados de Fraude (ACFE, sigla em inglês) atesta que empresas perdem anualmente cerca de 5% do faturamento bruto com fraudes — valor frequentemente maior que o lucro anual das organizações.
Neste artigo, você vai entender como o Canal de Denúncias inibe efetivamente que ocorram fraudes numa empresa, e a importância dos treinamentos e campanhas de conscientização para prevenir esse mal.
Fraudes: conceito, tipos e causas
De acordo com o especialista em Compliance e sócio-diretor da Contato Seguro Wagner Giovanini, a fraude é um dos desvios de conduta mais graves.
Pode-se categorizar as fraudes em três grupos, o que leva o nome de “árvore das fraudes”. São eles:
- Corrupção: suborno ou propina, conflitos de interesse, gratificações ilegais, fraudes em licitação. Exemplo (suborno): oferecer um desconto ao comprador para que ele abra mão do direito da nota fiscal.
- Demonstrações fraudulentas: falsificação de dados (balanço ou registros contábeis), lançamentos sem documentação-suporte, antecipação de faturamento ou postergação de despesas, gestão fraudulenta de resultados, entre outros. Exemplo (gestão fraudulenta de resultados): o autor adultera resultados da empresa — demonstra maior lucro, por exemplo — para ganhar prestígio no mercado, induzindo acionistas, clientes e terceiros ao erro quando se relacionarem com a empresa.
- Apropriação indevida de ativos: roubos, furtos, fraudes nas folhas de pagamento, fraudes nos reembolsos de despesas, roubos de dados ou informações sigilosas, roubo de estoque ou de dinheiro vivo, etc.
Exemplo (furto): um funcionário de um banco subtrai e toma para si quantias imperceptíveis de contas dos clientes.
Tão importante quanto saber o que são as fraudes e seus tipos, é reconhecer as suas causas.
Os estudos sobre as fraudes em corporações levaram à criação da teoria do Triângulo das Fraudes, por Donald Cressey, em 1953.
Segundo essa teoria, as fraudes ocorrem por 3 motivos principais.
A primeira grande razão ou causa para uma fraude ocorrer é a oportunidade.
Nesse caso, o colaborador está na empresa, desenvolvendo seu trabalho e, em algum momento, a chance aparece. O indivíduo vê um valor ou um bem “à disposição”, e que ninguém está reparando, e acaba incorrendo na má conduta.
Não havia um plano, mas, frente à situação, a pessoa acaba cometendo a fraude.
A segunda causa é a pressão.
Por exemplo, deparando-se com uma meta inatingível, e sob o risco de perder o emprego se não alcançá-la, um vendedor vai acabar subornando o comprador, vai adulterar seus números, etc., para chegar ao objetivo e manter sua posição na empresa.
A autocobrança também é um fator considerado como pressão.
Um colaborador ambicioso, que quer subir rapidamente de cargo, ser promovido, pode acabar buscando a qualquer custo essa posição — o que o leva também a modificar valores, oferecer vantagens indevidas, enfim, cometer fraude.
A terceira causa é a racionalização.
Racionalizar é encontrar desculpas “lógicas”, explicações, para anestesiar a consciência. O indivíduo sabe que está cometendo um desvio, uma atividade fraudulenta. Mesmo assim, justificam seu comportamento: “foi um valor pequeno”, “todo mundo faz”, “ninguém vai reparar”.
Para prevenir fraudes corporativas, é preciso atingir essas três causas.
Qual a melhor estratégia para proteger minha empresa das fraudes?
O papel de um programa de Compliance é criar antídotos para essas causas. Essas são as medidas mitigadoras que são estabelecidas no risk assessment (avaliação de riscos).
Quanto à oportunidade, pode-se estabelecer: controle, auditoria, investigações, etc. Aqui, é preciso mitigar todos os riscos associados às oportunidades. Portanto, cuidar dos mecanismos de segurança dos dados financeiros, procedimentos de guarda dos materiais, acesso aos processos, etc.
Quanto à pressão: é preciso estabelecer um olhar crítico com relação às metas e à gestão do trabalho como um todo. Metas e prazos precisam ser humanamente possíveis, e os planos e projetos precisam ser negociados também com os colaboradores. É importante envolver os Recursos Humanos na adaptação desses elementos.
Quanto à racionalização: boa elaboração do Código de Conduta, das Políticas. Pegar firme nos treinamentos, sensibilização, e comunicação regular sobre o tema da fraude. Mostrar a todos, na prática, qual é o caminho correto a ser seguido.
E, para esses três pontos, a ferramenta mais efetiva e completa é sem dúvida o Canal de Denúncias.
O Canal de Denúncias é uma plataforma que permite que os colaboradores, fornecedores e terceiros relatem irregularidades quando têm conhecimento delas.
Na prática, os colaboradores, que estão convivendo o tempo todo uns com os outros, geralmente sabem da ocorrência de fraudes — só não contam pra ninguém porque têm medo de retaliação, de perderem o emprego, de sofrerem socialmente no ambiente de trabalho.
Com o Canal, o colaborador pode, com toda segurança, contar o que viu e o que está acontecendo.
E, portanto, seja qual for o ponto motivador do indivíduo que comete a fraude — oportunidade, pressão ou racionalização — ele pode ser descoberto e sofrer as consequências de seus atos.
A simples presença do Canal de Denúncias numa organização tende a diminuir muito a ocorrência de fraudes, pela inibição do comportamento.
Como coloca Wagner Giovanini, com a implementação de um Canal de Denúncias, espera-se uma redução imediata de, ao menos, 60% das fraudes.
Tanto pela detecção da irregularidade, quanto pela prevenção: sabendo que serão descobertos, os fraudadores não irão arriscar.
Mas não para por aí: o potencial do Canal, quando é uma ferramenta completa e bem implementada, supre todos os pontos de atenção para o combate da fraude nas organizações. Leia até o final para entender como!
Como conscientizar os colaboradores sobre a importância do combate às fraudes?
Um ambiente de trabalho onde ocorrem fraudes é um ambiente de trabalho negativo.
A maior parte das pessoas numa organização não comete fraudes.
Pessoas éticas, bons trabalhadores, que lutam diariamente pelo seu salário e pelo seu prestígio como profissionais não suportam conviver num ambiente onde há ganhos indevidos.
Pessoas éticas prezam pela integridade e pela justiça. Seja pela movimentação financeira, de bens materiais ou pela manipulação do mérito, as fraudes causam mal-estar no ambiente de trabalho.
A presença da fraude irá gerar desmotivação, desânimo, senso de injustiça e frequentemente bons funcionários preferem trabalhar numa empresa que pague menos do que numa onde ocorrem fraudes.
Como já apontamos, o Canal de Denúncias é um parceiro indispensável no combate às fraudes porque dá às pessoas a oportunidade de contar o que sabem.
Para que isso ocorra, a conscientização é indispensável.
Assim, o Canal de Denúncias implementado de forma eficiente acompanha treinamentos, e campanhas de conscientização e sensibilização, que abordam todas as causas das fraudes nas empresas.
Como implementar um Canal de Denúncias de maneira eficiente?
O Canal de Denúncias eficiente precisa de alguns atributos para funcionar bem:
- deve ser externo: um Canal interno não tem a mesma eficiência de um externo. O Canal externo garante a imparcialidade do recebimento e da apuração das denúncias.
- anonimato e confidencialidade: para garantir a segurança do denunciante, permitir que as denúncias sejam feitas de forma completamente anônima ou com confidencialidade assegurada.
- acesso facilitado: o Canal deve funcionar 24 por dia, 7 dias da semana. A disponibilidade constante aumenta a probabilidade que as denúncias sejam feitas.
- treinamentos de conscientização: é preciso treinar e conscientizar todos os colaboradores para que eles saibam o que é esperado, o que é o correto a se fazer. Munidos dessas informações, eles podem fazer o melhor uso do Canal, denunciando as irregularidades de forma consciente e engajada.
Conclusão
O Canal de Denúncias é a ferramenta mais eficiente para a prevenção de fraudes corporativas.
Bem implementado — sendo externo, garantindo anonimato, com treinamentos e disponibilidade total — diminui os riscos de fraude de imediato.
Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e conheça o Canal de Denúncias da Contato Seguro — é só preencher o formulário ao lado.
Fraude na sua empresa, nunca mais!
Fraude corporativa refere-se a atividades ilegais e antiéticas realizadas para benefício pessoal ou da empresa, resultando em perdas financeiras, danos ao clima organizacional e à reputação.
Existem três categorias principais: corrupção (como suborno), demonstrações fraudulentas (como falsificação de dados financeiros) e apropriação indevida de ativos (como furto).
O Canal de Denúncias permite relatar irregularidades anonimamente, diminuindo a ocorrência de fraudes ao inibir comportamentos fraudulentos e facilitar a detecção de atividades ilegais.
A conscientização cria um ambiente de integridade e justiça, reduzindo a desmotivação e o desânimo causados por fraudes, além de encorajar a denúncia de atividades suspeitas.
Deve ser externo, garantir anonimato e confidencialidade, ser acessível 24/7, e ser acompanhado de treinamentos para conscientização sobre fraudes.
Além de perdas financeiras significativas, a fraude pode resultar em danos irreparáveis à reputação da empresa, desmotivação dos colaboradores e penalidades legais severas.