Prevenir o assédio nas empresas tornou-se um objetivo indispensável para qualquer organização comprometida com um ambiente de trabalho saudável e ético.
A Lei 14.457, em vigor desde março de 2023, validou essa questão ao exigir, de empresas com CIPA, a adoção de um programa de prevenção e combate ao assédio no trabalho, incluindo a implementação de um Canal de Denúncias.
Para essa lei, embora o foco inicial seja proteger as mulheres, o Canal de Denúncias nas empresas é uma ferramenta benéfica para todos os colaboradores, independentemente de gênero, ao criar um espaço seguro para relatos de assédio e condutas inadequadas.
Venha entender como o Canal de Denúncias passou a ser uma peça-chave na prevenção do assédio, o papel do RH na gestão dessas denúncias e as vantagens dessa iniciativa, tanto para as empresas quanto para as pessoas.
Ao final do artigo, você descobrirá como essa medida pode transformar o seu ambiente de trabalho.
Boa leitura!
Como o Canal de Denúncias ajuda a prevenir o assédio nas empresas
O assédio no ambiente de trabalho é caracterizado por comportamentos abusivos, constrangedores ou intimidadores que afetam a dignidade e o bem-estar dos funcionários, podendo ser moral, sexual ou mesmo discriminatório.
Muitos colaboradores hesitam em denunciar situações de assédio por medo de retaliação ou exposição, tornando o anonimato uma condição indispensável para dar luz ao fato, ou seja, levá-lo ao conhecimento dos responsáveis.
Como resposta, surge o Canal de Denúncias. A ferramenta ajuda a identificar e prevenir o assédio nas empresas, proporcionando um meio seguro e confidencial para os colaboradores relatarem incidentes, que vivenciaram ou testemunharam no trabalho.
Um Canal de Denúncias imparcial, com a garantia do sigilo e da confidencialidade, confere segurança e confiança aos colaboradores, pois os protege de represálias do assediador e/ou dos gestores.
Por isso, o Canal de Denúncias também serve como um mecanismo de integridade, promotor de uma cultura de respeito e transparência no ambiente corporativo.
Aos gestores, cabe investir em medidas para fortalecer esse tipo de ambiente, contribuindo para a união da equipe, a produtividade dos funcionários e a reputação ética e responsável da empresa.
Implementar um Canal de Denúncias, portanto, é mais do que uma prática de conformidade com as normas legais — é um passo estratégico para construir uma cultura de respeito e apoio mútuo.
O RH e a gestão de denúncias de assédio através do Canal de Denúncias
Numa organização, o RH tem a responsabilidade de evitar a prática do assédio e, assim sendo, deve atuar decisivamente na prevenção. Entretanto, se houver casos, eles devem ser detectados de imediato, a fim de evitar prejuízos maiores para a vítima, para o ambiente de trabalho e para a empresa.
Como o Canal de Denúncias é o instrumento mais adequado e efetivo para esse papel, cabe ao RH ser o promotor da implementação dessa ferramenta, caso ela ainda não esteja à disposição na empresa.
Do contrário, estará agindo com omissão, expondo a instituição a ser considerada complacente ou negligente para a questão dos assédios.
Entende-se, portanto, o movimento atual relativo ao envolvimento do RH nos assuntos acerca do Canal de Denúncias. Aliás, além da sua implementação, vale mencionar ser fundamental o apoio dessa área na gestão das denúncias, em especial, daquelas relativas a questões pessoais e de relacionamento humano, tais como assédio, discriminação, bullying, entre outras.
Tal determinação alinha-se às necessidades inerentes do RH quanto à já citada Lei 14.457/22, referente à atuação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA) quanto à prevenção de assédio e violência e aos treinamentos e conscientização de incentivo à ética e o respeito no ambiente de trabalho.
Cada empresa pode definir um processo de gestão das denúncias de acordo com a sua cultura e necessidades, porém, é essencial o tratamento profissional, com confidencialidade e eficiência.
Os relatos até podem ser direcionados para diferentes setores, de acordo com sua natureza. Por exemplo, o RH lida diretamente com casos comportamentais, enquanto setores como Auditoria, Compliance e Jurídico tratam de denúncias mais específicas, como fraude, desvios de conduta e violação de normas e leis.
Seja como for, a abordagem das denúncias demanda uma boa integração entre os envolvidos.
Contar com um fornecedor especializado em Canal de Denúncias aumenta consideravelmente as chances de sucesso para a empresa e traz inúmeras facilidades para o RH.
Um Canal terceirizado, como o da Contato Seguro, líder no Brasil em soluções para gestão de denúncias, potencializa a confiança para o colaborador, conferindo-lhe credibilidade e segurança e estimulando-o a relatar as irregularidades de seu conhecimento ou fatos que ensejam suspeitas.
Com atendimento realizado por psicólogos, o denunciante sente-se acolhido e à vontade para fornecer o máximo de detalhes, enriquecendo o relato e contribuindo sobremaneira para a investigação ser célere e assertiva.
Além disso, possibilita relatórios e insights que auxiliam na identificação de padrões e comportamentos, favorecendo o RH a alcançar um de seus objetivos mais nobres: construir e manter um ambiente organizacional saudável, ético e seguro.
“A denúncia tem um valor expressivo para a organização e para as pessoas, por isso, nós da Contato Seguro oferecemos treinamentos práticos e campanhas internas para divulgar o Canal de Denúncias, orientando os colaboradores sobre a importância da ferramenta, como ela funciona e quais tipos de comportamentos podem ser denunciados”, explica Wagner Giovanini, especialista em Compliance e sócio da empresa.
Vantagens de implementar um Canal de Denúncias para evitar assédios
A implementação de um Canal de Denúncias é uma medida estratégica para criar um local de trabalho seguro para os colaboradores, parceiros comerciais e clientes adotarem tolerância zero para a má conduta, como situações de assédio moral, sexual e outras irregularidades.
O Canal de Denúncias nas empresas atua como um ponto central de comunicação, permitindo solucionar problemas internamente e com agilidade, antes de surgirem prejuízos maiores ou vazamentos, passíveis de comprometerem a imagem da instituição perante a sociedade.
O Canal de Denúncias também é um instrumento de combate a fraudes, corrupção e outras irregularidades, protegendo amplamente a empresa e posicionando a organização como aliada da transparência corporativa.
Por extensão, a cultura de Compliance estimulada passa a ser mantida pela conscientização sobre condutas inadequadas, tema dos treinamentos aplicados regularmente, como parte das medidas de prevenção e combate ao assédio no trabalho — como previsto pela Lei 14.457/22.
Por fim, ao promover a melhoria do clima organizacional e reduzir os riscos de assédio, um Canal de Denúncias robusto favorece a retenção de talentos e o bem-estar de todos.
Conclusão
A implementação de um Canal de Denúncias para empresas é fundamental para prevenir o assédio no ambiente corporativo, promovendo segurança e integridade para todos.
O RH exerce papel central nesse processo, seja na implementação, na gestão ou na interface com esses Canais, reforçando que, ao assumir essa função, o setor contribui diretamente para criar uma cultura de respeito e confiança na Instituição.
Um Canal de Denúncias bem estruturado ajuda a identificar conflitos interpessoais e má conduta, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e em conformidade com a legislação trabalhista, como a Lei 14.457/22.
A Contato Seguro é referência nacional em soluções de Canal de Denúncias, por oferecer uma plataforma completa e personalizável, apoiando as empresas na prevenção de assédios e na gestão ética.
Sua tecnologia e equipe especializada já garantiram uma experiência segura e eficiente para os colaboradores de mais de 3 mil empresas, em 50 países e 12 idiomas diferentes.
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É uma ferramenta que permite aos colaboradores reportarem condutas inadequadas, como assédio e discriminação, de forma confidencial e segura.
Ele oferece um meio seguro para denunciar abusos, ajudando a identificar e solucionar situações de assédio no ambiente corporativo.
Geralmente, o RH coordena o processo, mas empresas também podem contar com fornecedores especializados, como a Contato Seguro.
A lei exige a implementação de programas de combate ao assédio, onde o Canal de Denúncias é uma peça-chave, especialmente em empresas com CIPA.
Não, ele também abrange denúncias de fraudes, corrupção e outras violações que afetam o ambiente de trabalho.
A confidencialidade é assegurada pelo sigilo do processo, que pode ser gerido por empresas especializadas, como a Contato Seguro, que oferecem anonimato ao denunciante.