O papel dos líderes na promoção do Canal de Denúncia como um ambiente seguro e confidencial

O papel dos líderes na promoção do Canal de Denúncia como um ambiente seguro e confidencial

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Tempo de Leitura: 5 Minutos

Uma empresa protegida contra irregularidades é mais saudável, mais lucrativa e mais confiável no mercado.

O Canal de Denúncias é a ferramenta mais eficiente para auxiliar empresas a combater irregularidades e desvios, e cria critérios de comportamento mais elevados para todos.

Entretanto, para denunciar, funcionários e terceiros precisam confiar no Canal, e ter a certeza de que as informações ali manifestadas são confidenciais, e isso pode ser um desafio.

Neste artigo, entenda a importância do Canal de Denúncias e o papel dos líderes na promoção da ferramenta como um ambiente seguro e confidencial.

Vamos começar? Boa leitura!

A importância do Canal de Denúncia na empresa

Toda empresa está sujeita a irregularidades e deve fazer algo a respeito.

Por mais que a maioria dos indivíduos na organização se esforce para fazer as coisas do jeito certo, sempre existe uma pequena porcentagem de pessoas que acaba desviando do que é estabelecido como norma.

Sendo assim, em todas as organizações nós precisamos de instrumentos para identificar, combater e prevenir irregularidades.

E já se sabe há algum tempo: o Canal de Denúncias é o mais eficaz.

O Canal é uma plataforma que permite que pessoas relatem desvios, irregularidades, riscos, perigos e ameaças para a empresa.

Por esse relato direto, a direção pode tomar as informações, averiguar e aplicar medidas disciplinares cabíveis — processo muito mais rápido e eficiente.

Toda empresa deve ter um Canal de Denúncia?

Você que é dono de empresa, gestor de RH ou de área relacionada pode se pegar pensando: 


“Ah! Mas na minha empresa não existe assédio, não existe fraude! Temos apenas 20 funcionários e nunca tivemos um problema desse tipo!”

Mas é preciso ser mais prudente!

As pesquisas indicam que todas as empresas têm alguma irregularidade em ação e, se você ainda não a descobriu, provavelmente é porque não existe um Canal confiável e confidencial para que as pessoas relatem.

O Canal de Denúncias é um instrumento válido para todas as empresas, de qualquer tamanho e de todos os tipos.

Protegendo a empresa de desvios, más condutas e irregularidades, o Canal gera:

  • melhor clima organizacional;
  • mais produtividade;
  • melhores relações com clientes e parceiros;
  • fortalecimento de reputação e imagem;
  • mais lucros e mais durabilidade.

Por criar tantos benefícios para as organizações, o Canal deve ser um instrumento e uma estratégia prioritários, além de ser 100% apoiado pelas lideranças.

Agora, você vai entender o que os líderes podem fazer para promover o Canal de Denúncia na organização.

O papel dos líderes na promoção do Canal de Denúncia

O que as lideranças podem fazer para ajudar a promover o Canal de Denúncia?

O apoio dos líderes é apontado como um dos fatores de sucesso do Canal nas empresas.

Como ocorre em qualquer ação estratégica da organização, o exemplo deve partir de cima; e se donos, direção e lideranças não estiverem comprometidos com a nova ferramenta, os colaboradores também não comprarão a ideia.

Mas como fazer isso na prática?

O exemplo vem da liderança

Como coloca Wagner Giovanini, sócio-diretor da Contato Seguro, o “Tone at the Top” é uma premissa, numa necessidade absoluta na estratégia de implementação do Canal de Denúncias.

Então, o exemplo deve partir dos líderes.

Estratégias para incentivar o uso do Canal de Denúncia

Dar o exemplo e incentivar o uso do Canal de Denúncias pode ser feito de diversas maneiras:

  • “Vestir a camisa” do Canal de Denúncias: lideranças devem mostrar seu interesse e entusiasmo pelo Canal. Especialmente no início da implementação, mas também regularmente após, podem citá-lo em reuniões de alinhamento, lembrando as pessoas da importância do uso.

    Conhecer com mais profundidade o instrumento e entender mais sobre irregularidades e como elas ocorrem no ambiente de trabalho também é fundamental. Em treinamentos e comunicações, a liderança pode participar e induzir à participação ativa de seus liderados.
  • Treinamentos: Canais de Denúncias devem ser de fácil acesso e simples utilização. Apesar disso, o seu bom uso demanda treinamentos e reforços de comunicação. Esses treinamentos devem conter:

    – critérios e padrões de comportamento esperados;
    – o que deve ser denunciado;
    – como funciona o Canal;
    – anonimato e confidencialidade;
    – como qualificar uma denúncia, etc.
  • Apoiar colaboradores na cobrança por apuração: a apuração é um dever do Comitê de Ética. As denúncias devem gerar consequências quando comprovadas.

    As lideranças devem sinalizar à direção qualquer problema que exista no processo da denúncia. Isso é prezar pelo Canal e pelos liderados.
  • Acolher dúvidas e receios: as lideranças também devem ser preparadas para o acolhimento de questões e receios dos seus liderados. Denunciar pode ser muito delicado, e surgem dúvidas sobre como identificar uma má conduta, como qualificar o relato, como funciona o anonimato, e assim por diante. O líder deve estar preparado para responder a essas questões e tranquilizar o colaborador para a denúncia.

Treinamento e capacitação dos líderes

Para serem referências sólidas para apoiar o Canal, líderes também precisam ser treinados.

Promoção do Canal de Denúncia pelos Líderes das Empresas
Promoção do Canal de Denúncia pelos Líderes das Empresas

Portanto, os profissionais responsáveis pelo Canal na sua empresa devem orientar e treinar as lideranças.

Isso pode ser feito por sessões de treinamentos que envolvam o Canal de Denúncias, irregularidades, anonimato e confidencialidade, bem como sobre o desenvolvimento de habilidades de escuta ativa e empatia.

Implementação e monitoramento do Canal de Denúncia

Agora que você já entendeu como a liderança deve e pode apoiar o Canal de Denúncias na organização, vamos repassar algumas dicas para a implementação de um Canal de sucesso.

Dica 1 — Escolha da plataforma adequada: um Canal de Denúncias eficaz deve ser terceirizado. É assim que se garante a total confidencialidade e a confiança dos funcionários para a utilização.

A plataforma deve ser de fácil utilização, acessível, e com tecnologia de segurança dos dados e informações.

Dica 2 — Garantia do anonimato e confidencialidade: o Canal deve garantir o anonimato e a confidencialidade. Isso é essencial para garantir que as pessoas realmente denunciem com liberdade e confiança.

Dica 3 — Indicadores de desempenho e eficácia: indicadores de desempenho e eficácia são fundamentais para ajustar e aprimorar a ferramenta. Entenda melhor sobre esses indicadores lendo estudos sobre Canais de Denúncias e acompanhando o nosso blog!


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