Prevenção de Processos e o Canal de Denúncias

Prevenção de Processos e o Canal de Denúncias

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Você sabe qual é a relação entre Canal de Denúncias nas Empresase a Prevenção de Processos Judiciais? Continue no texto para entender melhor!

Os processos judiciais podem ser extremamente prejudiciais às empresas, pois têm o potencial de consumir muito tempo, recursos financeiros e energia, mas você sabia que este problema pode ser evitado através de um Canal de Denúncias?

Prevenção de Processos

Ao longo do processo, as empresas podem enfrentar custos de advocacia, custos de sentenças judiciais, custos com recursos humanos que dedicam tempo para tratar de questões judiciais e custos com possíveis perdas de receita devido a interrupções no negócio. Isso também pode ser reflexo da falta de um Sistema de Compliance que poderia atuar de maneira preventiva evitando este desdobramento.

Mas, mesmo com uma operação completa e consolidada de Compliance atuando, isso não é garantia de que processos possam ocorrer na Organização, é possível ainda a empresa ser ativada judicialmente por algum desacordo ou desentendimento com seus colaboradores, entretanto o risco é bem menor, sendo:

  • 59% a menos de perdas resultantes de fraudes
  • Atos ilícitos ou fraudes têm média de duração de 7x menos do que sem um Canal de Denúncias.

Processos Judiciais

Os processos judiciais também têm o potencial de afetar negativamente a imagem e a reputação da empresa. A mídia pode usar a situação como uma oportunidade para criticar a empresa, o que pode diminuir a confiança dos clientes e dos parceiros. Se o caso for particularmente complicado ou se tiver grande repercussão, pode causar um dano irreversível e irreparável ao patrimônio empresarial.

Além dos custos e da reputação, os processos judiciais também podem ser prejudiciais para as empresas ao criar incertezas. Por exemplo, uma empresa que está envolvida em um processo judicial pode ter dificuldade em obter financiamento ou em contratar novos funcionários, pois os potenciais investidores e funcionários podem se sentir inseguros em relação ao resultado do processo.

A empresa que passa por este tipo de conflito também pode ter dificuldade em firmar novos contratos, pois potenciais parceiros podem ter medo de serem afetados pelo resultado do processo. É importante que as empresas tomem todas as medidas possíveis para Prevenção de Processos judiciais, como contratar profissionais de advocacia para gerenciar questões judiciais, estabelecer políticas internas.

Você sabe qual é uma das principais queixas trabalhistas mais recorrentes levadas ao tribunal de justiça do trabalho?

Entre as maiores queixas estão os Danos Morais, que podem ser de qualquer espécie incluindo assédio moral, sexual ou outro; preconceito; humilhação; discriminação, atos que não deveriam ter lugar na sociedade, muito menos dentro de um espaço menor (uma Organização), mas infelizmente existem e precisamos falar sobre eles. Estas são apenas algumas das formas de conduta abusivas que podem ocorrer, apesar de todo o cuidado que a Organização opera para evitá-los. Práticas que ferem o bem-estar, privacidade ou dignidade dos colaboradores se encaixam em dano moral.

Implantação de um Canal de Denúncias

Todos estes problemas podem ser evitados com a implantação de um Canal de Denúncias que será também um medidor de temperatura para em tempo real ponderar como está a comunicação e vigilância da empresa com seus colaboradores.

Um Canal de Denúncias pode ajudar a evitar ações judiciais contra uma organização, pois permite que os funcionários e outras partes interessadas denunciem qualquer conduta ilegal ou antiética de forma anônima e confidencial.

Isso permite que a organização tome medidas para corrigir o problema antes que ele se torne uma questão legal. Além disso, uma vez que a organização demonstra que tem um Canal de Denúncias eficaz e que ela age rapidamente para investigar e corrigir quaisquer problemas, isso pode ser visto como um fator positivo em caso de uma ação judicial.

Canal de Denúncias da Contato Seguro

Certamente o percentual de ações trabalhistas judiciais antes enfrentadas pela empresa diminuirá significativamente contando com um Canal de Denúncias.

Vale lembrar que para a efetividade completa do Canal de Denúncias na Organização também é importante que a empresa conte com outras ferramentas para prevenir ações judiciais e outros problemas éticos e legais, como investir em um programa cultural de integridade e transparência, treinar funcionários sobre questões éticas e legais, e ter processos eficazes para investigar e resolver problemas quando eles surgirem.

Sua empresa já conta com o Canal de Denúncias, instrumento poderoso para a Prevenção de Processos Judiciais e outros? Fale conosco e entenda como a Contato Seguro pode ajudar a sua Organização.

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