Sem a possibilidade de denunciar e combater efetivamente irregularidades, desvios e más condutas, o ambiente de trabalho se torna instável e negativo.
Implementar um Canal de Denúncias, dar o direito aos colaboradores de denunciar com segurança e zelar por seu ambiente de trabalho gera uma transformação positiva substancial.
Neste artigo, entenda por que o Canal de Denúncia é essencial para qualquer empresa, independentemente de suas características.
Boa leitura!
O que é o Canal de Denúncia e por que é essencial para empresas
O Canal de Denúncias é essencial porque é o instrumento mais efetivo para detecção e combate de irregularidades empresariais.
Toda empresa pode sofrer por más condutas e desvios, como:
- fraudes;
- discriminação;
- assédio sexual e moral;
- descumprimento de leis e regulamentos;
- corrupção;
- dentre outros.
É isso mesmo: toda empresa pode sofrer com irregularidades. E por quê?
Porque estatisticamente se demonstra que sempre há uma pequena parcela em qualquer grupo de pessoas que está mais inclinada a cometer tais desvios.
A parcela é pequena, mas pode ter um impacto grave.
Por exemplo, num caso de fraude, mesmo que cometido por somente uma pessoa (numa empresa com 200 funcionários), pode gerar um prejuízo financeiro importante, especialmente se for prolongado.
Portanto, donos de empresas, diretores executivos e demais gestores devem sempre esperar que alguma irregularidade possa estar ocorrendo dentro da organização.
E, por isso, é preciso ter um instrumento para o combate desses problemas.
O Canal de Denúncia é essencial porque aborda as irregularidades no nível preventivo; de combate direto e de detecção ágil e qualificada.
Benefícios do Canal de Denúncia Empresarial
Quando se implementa o Canal de Denúncia empresarial, diversas transformações importantes ocorrem dentro da empresa.
Em primeiro lugar, a implementação segue uma atitude e um comprometimento dos níveis hierárquicos mais altos da organização em manter a integridade, a transparência e a ética.
A implementação do Canal é, já de primeira, uma sinalização do compromisso da organização em priorizar as ações corretas, prezar pela saúde do ambiente de trabalho e manter a integridade.
Depois, o processo de implementação envolve medidas educativas e o estabelecimento de um procedimento para as denúncias.
A empresa passa a treinar seus funcionários com relação a:
- o que são irregularidades;
- a importância das ações corretas;
- como identificar condutas inadequadas;
- o que é o Canal de Denúncias e como utilizá-lo;
- como acompanhar a denúncia;
- etc.
Ou seja, isso estabelece uma série de expectativas e delineia exatamente o que não é mais tolerado dentro da organização.
O Código de Conduta é um documento importante nesse processo, e os treinamentos que o acompanham devem ser aplicados regularmente.
A partir da implementação, o que muda para a organização?
- Os colaboradores sentem confiança e segurança em denunciar;
- Potenciais infratores sentem-se desmotivados em continuar a praticar irregularidades;
- Desvios já presentes são detectados, apurados e geram uma sanção proporcional à gravidade do caso.
Por isso, afirmamos que o Canal incide no sentido da identificação, da prevenção e do combate direto.
A resposta a irregularidades nesses três níveis geram diversos benefícios para as empresas. Veja a seguir alguns deles.
Prevenção de irregularidades e fraudes
A vigilância sobre irregularidades e desvios desmotiva potenciais infratores e inibe sua ação irregular.
Como exemplo, podemos citar um colaborador que pretenda cometer uma fraude.
De acordo com a teoria do Triângulo da Fraude, é necessário haver 3 elementos para que alguém acabe cometendo a irregularidade:
- pressão: dívidas, necessidade de mostrar status, vícios, etc.
- racionalização: justificativa encontrada pela pessoa para cometer a fraude, como “essa quantia não vai fazer diferença para a empresa”, “tenho direito a isso pelo que trabalho que já entreguei à empresa”, etc.
- oportunidade: o potencial fraudador identifica uma falha no sistema, um procedimento possível e falta de vigilância sobre algum processo que pode ser fraudado a seu favor.
Portanto, quando se implementa um Canal de Denúncias, dois elementos do triângulo são atacados: a racionalização e a oportunidade.
Afinal, à medida que os colaboradores são informados sobre a seriedade da irregularidade e suas consequências, a racionalização para o comportamento fica prejudicada.
E, quanto à oportunidade, fica claro que, agora, há muito mais chances de seu comportamento estar sendo observado e de que ele seja denunciado.
Isso faz do Canal de Denúncias o instrumento número 1 para detecção de fraudes em todo o mundo.
Fortalecimento da cultura ética
É claro, com um instrumento seguro para as denúncias, a cultura de ética é fomentada na prática.
As pessoas que já são mais inclinadas a ser íntegras e éticas sentem mais segurança em defender sua posição e exigir a regularidade das ações dos colegas.
Já as pessoas que têm inclinação para cometer desvios encontram um grande obstáculo à materialização de suas intenções.
Logo, isso se reflete no clima organizacional: todos passam a entender que irregularidades não são toleradas, podem ser denunciadas, e podem gerar consequências graves.
Assim, cria-se um clima de bem-estar, de transparência na comunicação, de motivação e produtividade.
Melhoria da confiança entre colaboradores
Trabalhar num ambiente onde se sabe que ocorrem coisas erradas e não ter o poder de falar ou de mudar a situação é muito angustiante.
Geralmente, quando há presença de irregularidades e nenhum meio de ativamente combatê-las, o nível de confiança das pessoas decresce, elas tornam-se desmotivadas.
Se há casos de assédio, discriminação e outras irregularidades interpessoais, isso se torna ainda pior, podendo chegar até a um adoecimento de colaboradores, gerando faltas e outros transtornos.
Com um meio de denúncia seguro e o combate efetivo de irregularidades, o ambiente fica mais saudável, os objetivos se alinham, e as pessoas têm a confiança necessária para serem produtivas, participar e realizarem seu trabalho com mais liberdade.
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FAQ: Canal de Denúncia essencial para empresas
É uma ferramenta segura que permite colaboradores e parceiros reportarem irregularidades como fraudes, assédio e condutas antiéticas.
Melhora a transparência, promove um clima saudável e aumenta a confiança e a produtividade dos colaboradores.
Ele previne fraudes, fortalece a cultura ética, melhora o clima organizacional e promove confiança entre colaboradores.
Ao reduzir a oportunidade e a racionalização de desvios, desmotivando potenciais infratores e inibindo ações irregulares.
Sim, ele garante conformidade com legislações como a Lei 14.457/22, que exige um canal seguro para denúncias.
Escolhendo uma solução confiável, treinando colaboradores e promovendo uma comunicação clara sobre seu uso e importância.