Que tipo de discriminação pode ser relatada no Canal de Denúncias?
Para qualquer empresa, é fundamental garantir um ambiente de trabalho harmonioso, com relações respeitosas, construtivas e livres de qualquer tipo de discriminação — independente de posição hierárquica, cargo ou função.
Nesse contexto, o Canal de Denúncias ganha destaque como um instrumento capaz de agregar valor ao negócio e gerar benefícios como:
- Ambiente de trabalho mais saudável.
- Redução de custos.
- Melhoria dos resultados.
- Entre outros.
É por isso que essa ferramenta assume um papel primordial para toda e qualquer organização.
Mas atenção! A maximização dos benefícios decorre de um canal que seja 100% confiável, para que todas as pessoas da organização possam usá-lo sem receio.
Imagine que você imagina ter apenas bons relacionamentos na empresa, pois nunca se indispôs com ninguém.
Mas começou a perceber que nunca perguntam sua opinião para nada, tudo que você diz vira piada e, ainda por cima, algumas pessoas tratam todo mundo mundo bem, menos você…
Se tudo isso te incomoda e você se sente prejudicado profissionalmente, então está havendo um caso de discriminação.
Ou então, suponhamos que você presenciou um gestor (ou qualquer funcionário) usando palavras humilhantes — ainda que em tom de brincadeira — e percebeu que a outra pessoa se sentiu ofendida, mas não falou nada por medo de sofrer alguma retaliação.
Esses são apenas exemplos de situações discriminatórias que todas as empresas estão sujeitas e, infelizmente, são mais comuns do que podemos imaginar.
Entretanto, se a empresa tiver um Sistema de Compliance efetivo, com um Canal de Denúncias confiável, o profissional poderá conversar com seu gestor e/ou ligar para o canal externo.
O Canal de Denúncias também pode receber relatos de assédio sexual, bullying, conflitos de interesses, furtos, etc.
Mas estes são assuntos para nossas próximas postagens!
A Contato Seguro é pioneira na implantação de Canais de Ética no Brasil e oferece para sua empresa a garantia da melhor relação custo-benefício.
Um Canal de Denúncias eficaz é crucial para garantir um ambiente de trabalho saudável e respeitoso, livre de discriminação, independentemente da posição ou função de cada colaborador na empresa.
Esse canal permite a identificação e a denúncia de comportamentos discriminatórios, como a exclusão em tomadas de decisão, piadas ofensivas, ou tratamento desigual por parte de colegas e gestores, contribuindo para um ambiente profissional mais justo.
A Contato Seguro oferece uma solução pioneira e eficiente para Canais de Ética no Brasil, proporcionando uma relação custo-benefício ideal e assegurando a confidencialidade e segurança nas denúncias, abrangendo questões como assédio, bullying, conflitos de interesse e furtos.