O Canal de Denúncias é o coração do Compliance.
Ter uma ferramenta para detectar, prevenir e combater irregularidades é um dos 4 pilares que sustenta o compliance numa organização.
Wagner Giovanini, especialista, autor e sócio-diretor da Contato Seguro sempre lembra que, sem um Canal de Denúncias, é impossível que o Compliance funcione numa empresa.
Neste artigo, você vai entender por que o Canal de Denúncias é uma ferramenta essencial para o Compliance, e como implementá-lo efetivamente pode fazer toda a diferença para os resultados de uma organização.
Boa leitura!
O papel do Canal de Denúncia no fortalecimento do Compliance
O Canal de Denúncias é um dos pilares do Compliance numa organização.
“Compliance” pode ser traduzido como observância, conformidade, submissão ou complacência.
Dentro das empresas, o Compliance é entendido como um sistema de gestão em que se prioriza o cumprimento das normas e leis, dentro e fora das organizações, e a integridade da empresa em todos os aspectos.
Ele envolve, geralmente, atividades do tipo:
- preventivas
- voltadas à criação de processos
- a respeito de legislações e códigos
- controles
- monitoramento
Para isso, e para alcançar os benefícios que o Compliance gera para a organização, 4 pilares são necessários:
- O Tone at the Top: a decisão do dono, diretor ou presidente da empresa de promover um ambiente íntegro e ter uma empresa que funcione de maneira ética.
- Entendimento das pessoas: se o dono tomou a decisão de manter sua empresa funcionando de forma íntegra, é preciso comunicar e demonstrar isso para seus colaboradores, para que eles participem ativamente do processo.
- Canal de Denúncias: o Canal delimita claramente quais são as irregularidades (o que não se deve fazer e, consequentemente, o que se deve denunciar caso testemunhado). Só assim se pode combater as irregularidades que são tão prejudiciais para o bom andamento da empresa.
- Compromisso em apurar denúncias: com o conhecimento sobre as irregularidades e a confiança no Canal, as pessoas irão começar a utilizá-lo, irão denunciar. Portanto, a empresa deve ter o compromisso em apurar absolutamente todas as denúncias. As consequências para quem comete irregularidades devem se manifestar.
Fica claro que, para estabelecer mecanismos que garantam atividades íntegras e éticas dentro de uma organização, o Canal de Denúncias é indispensável.
Como o Canal de Denúncia auxilia na conformidade com a Lei
Qualquer atividade que estiver em desacordo com as leis, normativas e códigos, internos e externos, pode ser denunciada pelo Canal de Denúncia.
Sem esse meio de comunicação, é impossível que a direção saiba de todas as irregularidades legais.
O Canal permite essa detecção rápida do desvio, já que as pessoas realmente denunciam quando têm toda a segurança para fazê-lo.
A importância do Canal de Denúncia para uma cultura de ética corporativa
Com o Canal de Denúncias em funcionamento, as irregularidades são detectadas e os agressores e infratores são devidamente responsabilizados.
Mas, o efeito da ferramenta não se resume a isto.
Nessa dinâmica, a gestão naturalmente irá começar a aplicar estratégias mais efetivas para prevenção de outros desvios.
Os colaboradores, por sua vez, se tornam cada vez mais conscientes da gravidade das irregularidades, e mais cientes das consequências para quem descumprir o que é estabelecido.
A empresa passa a ter uma forte reputação de integridade e ética, e passa a atrair talentos, fornecedores e clientes que prezam por esses valores.
Todo o processo se torna uma reação em cadeia de melhorias e desenvolvimentos voltados à integridade.
Benefícios do Canal de Denúncia para Empresas no cumprimento do Compliance
Através do Canal de Denúncias, os processos de integridade implementados ganham sustentação e potência.
Com o Canal, as pessoas que estão presentes no cotidiano das atividades da empresa se tornam olhos e ouvidos, e servem à ética empresarial, apesar dos poucos que insistem em cometer irregularidades.
Assim, os benefícios esperados para a implementação de sucesso do Canal de Denúncias são os seguintes:
- Melhora do Clima Organizacional: as pessoas sentem-se mais seguras, confiam mais na empresa, e sabem que as chances de sofrerem uma injustiça são menores.
Por isso, o Clima Organizacional melhora, as pessoas trabalham melhor, são mais produtivas e geram mais resultados. - Melhora do relacionamento com clientes: os clientes valorizam mais uma empresa íntegra.
É possível atrair uma quantidade enorme de público que faz questão de consumir ou comprar de empresas íntegras e éticas. - Fortalecimento de condutas éticas e intolerância a irregularidades: diminuindo ocorrência de discriminação, bullying, assédio, etc.
- Redução de ações trabalhistas e problemas com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE): menos tempo e dinheiro gasto com questões trabalhistas e relacionadas ao Ministério (legislação, etc).
- Vantagens competitivas, fortalecimento de reputação: gerando mais oportunidades de parcerias, melhores negociações e melhores fornecedores.
Conheça a plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro
A Contato Seguro possui uma plataforma completa para Canais de Denúncias, e fornece esse serviço para cerca de 3 mil empresas ao redor do mundo.
Nosso sistema é personalizável e acompanha os treinamentos necessários para comunicar o Canal e iniciar a transformação da cultura organizacional da sua empresa.
Além disso, contamos com psicólogos-ouvidores especializados para acolher as denúncias e torná-las o mais confortáveis possível para os seus colaboradores.
Mais recentemente, inovamos completamente o mercado ao disponibilizar pela primeira vez a denúncia via WhatsApp, com toda garantia de anonimato, confidencialidade, e com uma assistente virtual com acesso à IA generativa.
Pelo WhatsApp, as denúncias da plataforma da Contato Seguro se tornam mais cômodas, e há o auxílio da assistente virtual, que irá garantir a qualificação do relato e a segurança do usuário.
Estamos sempre pensando no melhor para os nossos clientes, as empresas e seus colaboradores.
Conheça o Canal de Denúncias da Contato Seguro!
Basta preencher o formulário ao lado e falar diretamente com um dos nossos especialistas!
FAQ: Canal de Denúncia: ferramenta essencial para Compliance
Ele é indispensável para detectar, prevenir e combater irregularidades, fortalecendo a integridade da organização.
O Canal é um dos quatro pilares, junto com Tone at the Top, entendimento das pessoas e compromisso em apurar denúncias.
Permite a rápida identificação de atividades em desacordo com leis e normas, garantindo ações corretivas imediatas.
Ele melhora a confiança entre colaboradores, promove segurança e aumenta a produtividade e os resultados.
Ao promover condutas éticas e transparência, atrai clientes, talentos e parceiros que valorizam a integridade.
Com opções como denúncia via WhatsApp, suporte de psicólogos-ouvidores e personalização completa para cada empresa.