A principal diferença entre um Canal de Denúncias e um Canal de Acolhimento está em sua função: enquanto o primeiro é voltado para relatar irregularidades e dar início a processos de investigação, o segundo é um espaço de escuta psicológica aos colaboradores.
Apesar de distintos, os Canais se complementam e podem caminhar juntos dentro da empresa, cada um atendendo a necessidades específicas que refletem tanto a proteção quanto o cuidado com as pessoas.
Para líderes e equipes de Gente e Gestão, é urgente saber quando recorrer a cada ferramenta e como integrá-las às práticas de prevenção, segurança e valorização no ambiente de trabalho.
Continue a leitura e descubra o papel de cada Canal e como aplicá-los na realidade da sua organização!
Principais detalhes sobre Canal de Denúncias
O Canal de Denúncias é uma ferramenta estruturada para que colaboradores, fornecedores e parceiros possam relatar, de forma segura e confidencial, situações de assédio, discriminação, fraudes ou qualquer outra irregularidade no ambiente de trabalho.
A sua implementação é uma exigência legal (ver Lei 14.457/22) por ser um recurso que assegura o compromisso da empresa com a ética, o cuidado com os trabalhadores e a transparência.
As principais vantagens de implementar um Canal de Denúncias são:
- espaço seguro onde colaboradores se sentem escutados e respeitados para relatar irregularidades;
- prevenção de riscos legais e financeiros;
- estímulo da percepção de justiça e transparência na organização;
- contribuição para reduzir conflitos e situações de assédio, discriminação e outras irregularidades no trabalho;
- valor agregado à marca empregadora.
Principais pontos sobre o canal de acolhimento
O Canal de Acolhimento é um espaço de escuta emocional, voltado para ouvir colaboradores que enfrentam situações de estresse, conflitos ou dificuldades pessoais no ambiente de trabalho.
Diferente do Canal de Denúncias, não tem função investigativa, mas atua como suporte psicológico para quem está no centro da operação: as pessoas.
Embora não seja obrigatório pela legislação trabalhista, o Canal de Acolhimento contribui para o cumprimento da NR-1 atualizada [sugiro linkar artigo pilar NR-1], funcionando como um recurso que ajuda a empresa a manter a conformidade, reduzir riscos de multas e fortalecer a cultura de cuidado com as pessoas.
As vantagens de implementar um Canal de Acolhimento são:
- suporte emocional aos colaboradores em momentos de vulnerabilidade;
- prevenção de conflitos e afastamentos antes que se tornem críticos;
- melhoria do clima organizacional;
- complemento ao Canal de Denúncias e outras práticas de conformidade;
- valorização do bem-estar e da saúde mental da equipe.
O que diz a lei sobre cada tipo de canal?
A legislação trabalhista brasileira estabelece regras e recomendações que envolvem a implementação de canais de comunicação e apoio aos colaboradores, como o Canal de Denúncias e o Canal de Acolhimento — porém, cada um com sua função específica!
Saiba mais com a tabela abaixo:
Quando utilizar cada tipo de canal em sua empresa?
Se o objetivo é cuidar bem dos colaboradores e manter a conformidade legal, não tem jeito! É preciso saber quando recorrer a cada Canal e orientar seus liderados e colegas de trabalho no momento certo.
A escolha correta garante que denúncias sejam investigadas e que situações de vulnerabilidade emocional sejam acolhidas.
A dica de ouro para definir o uso de cada canal na sua empresa está na análise do cenário. Gestores e equipes de Gente e Gestão podem se fazer as seguintes perguntas:
A empresa pode ter os dois canais?
É possível, e altamente recomendado, utilizar ambos de forma complementar.
“O Canal de Denúncias atende às demandas legais, enquanto o Canal de Acolhimento apoia a saúde emocional das pessoas e estimula a cultura de cuidado e confiança na organização”, diz Wagner Giovanini, especialista em compliance.
Soluções Contato Seguro para sua empresa
Nós da Contato Seguro somos referência em descomplicar as relações e agregar valor ao ambiente corporativo. Pioneiros na implementação de Canais de Denúncias no Brasil, apoiamos mais de 3.000 clientes em 50 países desde 2008.
As plataformas Contato Seguro oferecem:
- confidencialidade e sigilo absoluto para quem faz os relatos;
- acessibilidade multicanal — site, aplicativo, 0800, e outros meios;
- disponibilidade 24/7, todos os dias da semana;
- suporte contínuo às empresas clientes, com tecnologia, atendimento humano e acompanhamento próximo.
O Canal de Denúncias externo da Contato Seguro foi desenvolvido para atender às exigências da Lei 14.457/22 e oferecer recursos diferenciais como:
- dashboards customizáveis para gestão;
- relatórios em tempo real;
- materiais para orientar equipes sobre o bom uso da ferramenta;
- treinamentos obrigatórios previstos em lei, apoiando Gente e Gestão e os líderes na condução de boas práticas.
Enquanto isso, o nosso Canal de Acolhimento foi pensado para empresas que desejam promover um ambiente de cuidado e confiança. Ele é estruturado para:
- oferecer escuta qualificada e sensível ao colaborador;
- disponibilizar suporte aos líderes no manejo de situações delicadas;
- garantir acesso a uma plataforma intuitiva e amigável;
- estar em conformidade com a NR-1 atualizada, agregando valor à cultura organizacional;
- atender empresas de todos os portes, com equipe especializada pronta para apoiar diferentes contextos.
Conclusão
Cuidar das pessoas e da saúde do ambiente de trabalho é o que sustenta organizações competitivas, sustentáveis e respeitadas.
O Canal de Denúncias e o Canal de Acolhimento são ferramentas complementares que permitem agir em situações de irregularidades e oferecer suporte emocional e psicológico aos colaboradores.
Em resumo, a diferença entre eles está na funcionalidade. Enquanto o Canal de Denúncias garante conformidade legal e segurança na apuração de ocorrências, o Canal de Acolhimento promove escuta qualificada, onde cada voz é valorizada dentro da organização.
Com a Contato Seguro, sua empresa conta com tecnologia de ponta, suporte contínuo e equipes preparadas para transformar esses canais em recursos que realmente acolhem pessoas
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