Como isso pode ajudar a empresa?
O dado é de um estudo da maior organização antifraude do mundo, a Association of Certified Fraud Examiners*(1), que apontou: a cada 100 funcionários, 20 sabem de alguma fraude cometida dentro da empresa, como assédios, bullying, desvio de verba, conflito de interesses, etc.
E neste contexto, o Canal de Denúncias é um pilar que ajuda o funcionário que conhece alguma irregularidade, mas tem dificuldade (ou medo) de contar o caso para o seu líder, ou para o colega de trabalho. Enquanto o colaborador não encontra um meio em que possa confiar, prefere guardar a informação para si…
No post de hoje você vai descobrir como ajudar seu funcionário a contribuir com a cultura ética e o crescimento do seu negócio.
*Global Fraud Study – 2020
Principais tipos de fraudes corporativas
O medo de perder o emprego ou a preocupação de ser visto como um “dedo duro” são fatores que muitas vezes impedem o colaborador de relatar algum tipo de irregularidade no dia a dia da empresa.
Porém, existem mais fraudadores no mundo corporativo do que se tem notícia. Recentemente, o portal VocêRh(2) publicou os resultados de um estudo da KPMG* que constatou: 60% das fraudes nas empresas envolvem profissionais dos cargos de coordenação e gerência.
Confira as irregularidades mais comuns identificadas pela pesquisa:
- Furto ou roubo de ativos: 52%
- Adulteração de documentos: 49%
- Vazamento ou violação de dados: 24%
- Pagamento de propina ou suborno: 23%
“Os resultados mostram também que quanto maior o tempo de empresa, mais confiante a pessoa se sente para cometer um desvio: 45% dos casos envolviam funcionários que já estavam na organização havia anos, de um a quatro, na época da fraude.”
*A KPMG ouviu 120 empresários e líderes de cerca de 120 companhias.
Canal de Denúncias da Contato Seguro: segurança para o colaborador, resultados para a empresa
Você sabia que um Canal de Denúncias oferece mais benefícios para os colaboradores da empresa do que normalmente imagina-se? Entre eles, mais segurança, satisfação e, consequentemente, resultados para o negócio.
Geralmente, o colaborador sente-se inseguro quando sabe que alguém da própria empresa poderá receber sua denúncia. Afinal, como a pessoa vai se sentir protegida ao fazer um relato sobre seu líder, por exemplo?
Por isso, só um Canal de Denúncias externo consegue oferecer a segurança que o funcionário precisa para contar o que sabe. Assim, ele ganha a confiança necessária para usar o canal sem medo, sempre que souber ou suspeitar de qualquer irregularidade.
A comprovada melhoria do ambiente de trabalho que o Canal de Denúncias promove nas organizações é um fator refletido na liberdade para expressar uma ideia, tirar dúvidas e fazer sugestões. O que, naturalmente, também reflete na produtividade da equipe.
Portanto, podemos dizer que ‘funcionário feliz’ é sinônimo de ‘cliente feliz’, pois a satisfação dos colaboradores traz um ótimo retorno para toda a empresa.
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Você também pode falar com um dos nossos especialistas e saber mais sobre a Contato Seguro.
Sabendo que uma parcela significativa dos colaboradores está ciente de fraudes, a empresa pode usar essa informação para encorajar uma cultura de transparência e integridade. A implementação de um Canal de Denúncias externo, como o da Contato Seguro, proporciona um meio seguro e anônimo para os funcionários reportarem irregularidades, o que pode prevenir e reduzir atos fraudulentos.
A compreensão de que os colaboradores estão cientes das fraudes ajuda a empresa a identificar e gerenciar proativamente os riscos. Através das denúncias recebidas, a gestão pode obter insights valiosos sobre áreas vulneráveis e implementar medidas de controle mais eficazes para prevenir fraudes futuras.
Demonstrar que a empresa leva a sério as denúncias e age prontamente para resolver os problemas relatados não só melhora o ambiente de trabalho, mas também reforça a reputação da empresa. Funcionários, clientes e parceiros tendem a confiar mais em empresas que são percebidas como éticas e comprometidas com a integridade.
Fontes:
(1) https://www.acfe.com/about-the-acfe
(2) https://tinyurl.com/mr3bkz5f