Canal de Denúncias para detectar corrupção

Canal de Denúncias para detectar corrupção

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Tempo de Leitura: 5 Minutos

Para detectar corrupção dentro do ambiente de trabalho, um Canal de Denúncias pode ser uma ferramenta fundamental. Pensando nisso, neste artigo vamos mostrar os benefícios de contar com a plataforma de uma empresa que é líder no mercado de Compliance, com recursos que podem ser aplicadas para todos os portes de organizações.

E, já que estamos falando em detectar casos de corrupção, vamos, ainda, mostrar detalhes sobre como é aplicada a Lei Anticorrupção, importante documento que deve ser seguido, quando se deseja manter a ética dentro de sua organização.

Por isso, leia até o final para não perder a oportunidade de contar com o melhor Canal de Denúncia do mercado brasileiro para detectar corrupção!

O que diz a Lei Anticorrupção?

A Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013) estabelece as responsabilidades administrativas e civis das pessoas jurídicas envolvidas em atos que prejudicam a administração pública, seja ela nacional ou estrangeira.

A legislação luta diretamente contra a corrupção, definindo sanções e penalidades para empresas que participam de práticas corruptas.

Uma de suas inovações é o acordo de leniência, que incentiva a reparação dos danos aos cofres públicos permitindo a redução da multa aplicada para empresas que admitem a participação em práticas ilícitas e colaboram com as investigações.

Valor da multa da Lei Anticorrupção

A Lei Anticorrupção prevê multas previstas que podem variar de 0,1% a 20% do faturamento bruto do último exercício anterior à instauração do processo administrativo.

O intervalo de valores reflete a gravidade das infrações e a capacidade econômica da empresa, garantindo que as penalidades sejam proporcionais ao tamanho e impacto da conduta ilícita.

Além das multas, a lei considera a presença e eficácia dos programas de integridade na hora de determinar as sanções.

Contrate o Canal de Denúncias

Em particular, o Art. 7º da Lei Anticorrupção estabelece fatores importantes na aplicação das penalidades, como a existência de mecanismos internos de integridade, auditoria e Canal de Denúncia.

Já o Art. 57 do Decreto nº 11.129/2022, que regulamenta a Lei Anticorrupção de 2013, aponta os parâmetros para avaliar a aplicação do programa de integridade. Dentre eles:

X – canais de denúncia de irregularidades, abertos e amplamente divulgados a funcionários e terceiros, e mecanismos destinados ao tratamento das denúncias e à proteção de denunciantes de boa-fé;

Portanto, a adoção e implementação de um Canal de Denúncias não apenas ajuda a prevenir práticas corruptas, mas também pode ser um fator decisivo para mitigar multas e outras sanções.

Multas Previstas pela Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013)
Multas Previstas pela Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013)

Por que sua empresa precisa de um Canal de Denúncias?

Quando se é funcionário ou colaborador e nota-se uma irregularidade dentro da empresa, muitas vezes falta um lugar seguro, que garanta o sigilo de sua denúncia.

Essa situação pode deixar o relator desconfortável para seguir em frente com o processo de registrar suas suspeitas de corrupção ou qualquer outro ato ilícito cometido dentro da empresa. 

Um Canal de Denúncias eficaz, especialmente quando gerido por uma organização externa, oferece uma solução robusta para esse problema. Ao ser conduzido por uma entidade independente, o Canal garante confidencialidade e imparcialidade no tratamento das denúncias.

A presença de um Canal de Denúncias externo também reforça a mensagem de que a alta gestão da empresa possui uma postura firme contra qualquer forma de infração. Com a certeza de que suas denúncias serão tratadas com seriedade e sigilo, os colaboradores se sentem mais encorajados a relatar condutas inadequadas.
A transparência e o compromisso com a ética ajudam a criar uma cultura de responsabilidade dentro da organização. Todos estarão cientes das consequências para comportamentos antiéticos.

Canal de Denúncias para detectar corrupção da Contato Seguro

Pensando nisso, conte com o Canal de Denúncias da Contato Seguro, que proporciona ainda mais benefícios do que os citados, desenvolvidos através de nossa experiência de anos no mercado de ética trabalhista. 

E tem mais: além do documento citado, nossa ferramenta de Canal de Denúncias está em plena conformidade com as principais leis e normas sobre Compliance!

Para garantir este benefício, todos os nossos ouvidores possuem curso superior, como psicólogos de formação, que são treinados especialmente para tornarem amistoso o contato com o denunciante e, assim, obterem o máximo possível de informações, otimizando o aproveitamento dos relatos recebidos e economizando tempo e recursos durante o processo de investigação. 

Confira outras vantagens que uma organização e seus colaboradores podem ter com a contratação do Canal de Denúncia para empresas da Contato Seguro:

  • Aumento da produtividade: a confidencialidade das denúncias faz com que os colaboradores se sintam mais seguros, resultando em um ambiente de trabalho mais produtivo;
  • Redução de furtos: a presença de um Canal eficiente contribui para a diminuição significativa dos casos de furtos e desvios de recursos dentro da empresa;
  • Inovação com IA Generativa: nosso Canal de Denúncias via WhatsApp, com a assistente virtual “Mari”, oferece um processo de denúncia mais humanizado e fácil. A assistente responde dúvidas, orienta o registro e atualiza sobre o andamento das queixas sem comprometer a identidade dos denunciantes;
  • Treinamento e divulgação: oferecemos treinamentos para a equipe gestora e campanhas de comunicação interna para garantir o uso adequado e a alta adesão ao Canal, em conformidade com a Lei 14.457/22.

Atuando em mais de 3 mil organizações em 50 países, a Contato Seguro é a escolha confiável para quem busca um ambiente de trabalho mais ético e seguro.


Fale conosco para saber mais e implementar o melhor Canal de Denúncias anticorrupção do mercado em sua empresa!

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