7 benefícios do Canal de Denúncia para seus funcionários e empresa

7 benefícios do Canal de Denúncia para seus funcionários e empresa

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O Canal de Denúncias Empresarial é uma ferramenta poderosa para identificar e mitigar riscos, protegendo a empresa de possíveis danos financeiros e reputacionais. Além disso, ele é fundamental para a construção de uma cultura organizacional baseada na confiança, integridade e transparência.

O Canal de Denúncia é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que busca ser reconhecida por suas práticas éticas e deseja cumprir com a legislação brasileira, especialmente aquelas com Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Desde março de 2023, com a entrada em vigor da Lei 14.457/22, é obrigatório que organizações com CIPA implementem um Canal de Denúncias seguro e confidencial. Na letra da lei, o item II do Art. 23, Capítulo VII, diz:

“II – fixação de procedimentos para recebimento e acompanhamento de denúncias, para apuração dos fatos e, quando for o caso, para aplicação de sanções administrativas aos responsáveis diretos e indiretos pelos atos de assédio sexual e de violência, garantido o anonimato da pessoa denunciante, sem prejuízo dos procedimentos jurídicos cabíveis;”.

A medida veio para reforçar a promoção de um ambiente de trabalho mais ético e transparente, assim como as demais disposições da Lei que institui o Programa Emprega + Mulheres no país.

Por definição, o Canal de Denúncias para Empresas permite que colaboradores reportem situações suspeitas ou irregulares, com a possibilidade de forma anônima, garantindo a proteção dos manifestantes.

Venha explorar os principais benefícios do Canal de Denúncia para seus funcionários e a empresa como um todo. Confira como essa ferramenta pode transformar o ambiente de trabalho e fortalecer a cultura organizacional!

1) Colaboradores capacitados para identificar e reportar situações suspeitas

A implementação de um Canal de Denúncia eficiente, aliado a treinamentos regulares, prepara os colaboradores para reconhecer comportamentos inadequados, como:

  • Assédio moral e sexual;
  • Discriminação entre gêneros;
  • Intolerância racial, étnica, religiosa ou de nacionalidade;
  • Fraudes;
  • Desvios de ativos da empresa.

As ações de capacitação e sensibilização, quando bem estruturadas, abrangem todos os níveis hierárquicos da empresa para que todos os funcionários estejam cientes dos procedimentos corretos na hora de denunciar qualquer irregularidade.

A Contato Seguro, líder no Brasil em Canal de Denúncias terceirizado, oferece videotreinamentos de diversidade e inclusão, conforme previsto na Lei 14.457, junto ao serviço de implementar sua plataforma tecnológica nas organizações.

Ao promover esse conhecimento, as empresas cumprem a legislação, fortalecem sua cultura organizacional e criam um ambiente onde a segurança e a justiça são prioridades.

2) Promove o engajamento das lideranças com a cultura da empresa

No contexto da ética empresarial, engajamento e cultura organizacional são dois conceitos centrais para a sua aplicação. Por engajamento, entende-se como o grau de envolvimento, compromisso e dedicação dos trabalhadores com os valores, princípios e objetivos da organização.

A cultura organizacional, por sua vez, engloba as normas, os comportamentos e as atitudes que definem a identidade da instituição. Em palavras mais simples, ela orienta a maneira como os membros da empresa interagem e trabalham juntos.

Quando as lideranças estão engajadas com a cultura da empresa, elas servem como modelos a serem seguidos, inspirando confiança e motivação entre os colaboradores.

A implementação de um Canal de Denúncias Empresarial estimula uma comunicação transparente sobre os valores éticos e as políticas de conformidade a serem praticados em todos os níveis da organização — o que fortalece o próprio Canal, induzindo ao uso correto da plataforma e à vigilância constante.

“Com mais de 2 mil organizações atendidas em 50 países, a experiência da Contato Seguro nos mostra como o engajamento com a cultura da empresa pode ser tão efetivo quando um Canal de Denúncia imparcial é disponibilizado”, afirma Wagner Giovanini, diretor de Compliance da fornecedora.

3) Reforça a relação de confiança entre colaboradores e empresa

Estabelecer uma relação de confiança no ambiente de trabalho é fundamental para a sustentabilidade da empresa e o desenvolvimento de suas lideranças e colaboradores.

A confiança mútua entre liderados e gestão cria um ambiente aberto à geração de ideias, o que é essencial para manter a inovação e a motivação durante o alcance das metas da organização.

Isso, por sua vez, resulta em maior produtividade e retenção de talentos, elementos-chave para o sucesso de qualquer empresa.

Confira os benefícios do Canal de Denúncia para empresas
Confira os benefícios do Canal de Denúncia para empresas

Um Canal de Denúncia bem-estruturado deve assegurar que todas as vozes sejam ouvidas e tratadas com seriedade. Por exemplo, a plataforma tecnológica da Contato Seguro está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atender às necessidades dos colaboradores a qualquer momento.

O setor responsável na empresa pela gestão dos relatos tem acesso a relatórios gerenciais em tempo real, permitindo a triagem e a apuração das manifestações sem comprometer o sigilo das informações coletadas.

4) Promove transparência e integridade

Transparência significa operar de maneira aberta e comunicativa, onde as ações e decisões da empresa são claras para todos os stakeholders (partes interessadas), incluindo colaboradores, clientes e parceiros comerciais.

Integridade refere-se à aderência a princípios éticos e morais, garantindo que a empresa e seus membros ajam de forma honesta e justa em todas as situações.

Ambos são pilares essenciais para o sucesso e a reputação de qualquer empresa. Um exemplo prático da aplicação desses conceitos está na implementação de um Canal de Denúncia externo para combater e prevenir comportamentos antiéticos sem medo de retaliação.

5) Reduz riscos financeiros e reputacionais

Um Canal de Denúncia eficaz se baseia em processos que auxiliam na resolução de questões internas rapidamente, construindo uma imagem positiva da empresa para atrair mais clientes fieis e investidores que compartilham dos mesmos princípios.

Empresas que adotam práticas éticas são vistas como mais confiáveis e responsáveis. Um escândalo de corrupção ou má conduta, por outro lado, pode devastar a reputação de uma empresa, resultando em perda de negócios e dificuldade em atrair novos talentos.

6) Melhora o clima organizacional

Ao proporcionar um meio exclusivo para denúncias com mecanismos de segurança testados, a empresa demonstra proatividade pela garantia dos direitos dos trabalhadores e pelo bem-estar de todos.

Isso cria um ambiente de trabalho mais acolhedor. Além disso, a resolução rápida de conflitos internos evita que questões menores se tornem crises maiores que podem afetar a saúde física e mental dos envolvidos.

Um clima organizacional positivo também torna a empresa mais atraente para talentos qualificados. Profissionais procuram ambientes de trabalho que valorizem a ética, o respeito e a transparência.

7) Conscientiza sobre proteção jurídica e conformidade

A presença de um Canal de Denúncias é educativa para seus usuários e administradores ao estabelecer o que é admissível no ambiente de trabalho para que todos ajam de boa fé e dentro da lei.

Quando a plataforma conta com uma tecnologia avançada para simplificar o processo de denúncia, tornando-a acessível e intuitiva para os colaboradores, ela também potencializa o retorno sobre o investimento em conformidade e ética corporativa.

Essa é a proposta da Contato Seguro ao lançar o primeiro Canal de Denúncia via WhatsApp com IA Generativa no mercado brasileiro. O sistema permite que respostas personalizadas e claras sejam fornecidas aos relatores durante todas as etapas de denúncia.

Assim, o mecanismo ensina os funcionários sobre seus direitos e responsabilidades legais enquanto facilita a conscientização sobre as políticas internas da empresa relacionadas à segurança no trabalho.

Conclusão

A transparência proporcionada pelo Canal reforça a cultura organizacional, engajando líderes e colaboradores na construção de um ambiente mais justo e ético.

Como estratégia para fortalecer a ética corporativa, o Canal de Denúncias independente é a opção de melhor custo-benefício para os empregadores.

A tecnologia de ponta utilizada pela Contato Seguro se tornou referência quando falamos sobre os benefícios que um Canal de Denúncias pode proporcionar para o crescimento sustentável de uma organização, seja qual for o nicho ou porte da empresa.

Para saber mais sobre como implementar um Canal de Denúncias eficaz na sua empresa, entre em contato conosco pelo formulário ao lado!

Descubra as soluções personalizadas que a Contato Seguro oferece para fortalecer a ética e a conformidade dentro do seu ambiente de trabalho.

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