8 Dicas para implementar um Canal de Denúncia eficaz

Implementação de um canal de denúncias eficaz: 8 dicas para empresas

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Tempo de Leitura: 5 Minutos

A pesquisa do Instituto Qualibest de 2023 aponta que 27% dos profissionais brasileiros não sabem como denunciar condutas inadequadas no ambiente de trabalho.

O dado alarmante ressalta a importância de implementar um Canal de Denúncia corretamente, com foco no anonimato e na segurança das informações e dos denunciantes.

Quando bem estruturado, o Canal de Denúncias se torna uma ferramenta indispensável para combater má conduta no trabalho e proteger o bem-estar de colaboradores, clientes, parceiros comerciais e da própria empresa.

Confira agora 8 dicas essenciais para garantir eficiência na implementação do seu Canal de Denúncia e uma transformação positiva no clima organizacional da organização!

1) Escolha um fornecedor externo de Canal de Denúncia

Escolher um fornecedor externo para o Canal de Denúncia é uma das melhores práticas para garantir a eficiência do sistema e a confiança dos colaboradores.

Quando a gestão do canal é terceirizada, há uma maior imparcialidade no tratamento das denúncias, o que reduz o medo de represálias e incentiva as pessoas a relatarem comportamentos inadequados.

“A Contato Seguro é um exemplo de fornecedor especializado em conformidade que aplica tecnologias avançadas na customização do Canal de Denúncia para proteger os dados recebidos e facilitar a sua gestão, pontos essenciais para o sucesso da plataforma”, explica Wagner Giovanini, diretor de compliance da prestadora de serviço.

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Dessa forma, a empresa demonstra compromisso com a transparência e a ética, fatores fundamentais para fortalecer a cultura organizacional.

2) Ofereça a opção de anonimato no Canal de Denúncias Empresarial

A denúncia anônima (sem registro da identidade do relator) é vista pelos colaboradores da empresa como uma garantia de proteção no momento de apontar má conduta no trabalho praticada por colegas, superiores e/ou demais stakeholders.

Aumenta-se, assim, a adesão dos denunciantes ao sistema e evita-se a prática de retaliação contra os profissionais que prezam pela ética no local de trabalho.

8 dicas para implementar um canal de denúncias eficaz em sua empresa
8 dicas para implementar um canal de denúncias eficaz em sua empresa

A possibilidade de denunciar anonimamente é até mesmo um recurso previsto pela legislação trabalhista. O artigo 23 da Lei 14.457 de 2022 (Lei Programa Emprega + Mulheres) obriga empresas com CIPA a:

II – fixação de procedimentos para recebimento e acompanhamento de denúncias, para apuração dos fatos e, quando for o caso, para aplicação de sanções administrativas aos responsáveis diretos e indiretos pelos atos de assédio sexual e de violência, garantido o anonimato da pessoa denunciante, sem prejuízo dos procedimentos jurídicos cabíveis;

Logo, implementar um Canal de Denúncias externo e com opção de anonimato ajuda a organização a prevenir problemas maiores no futuro com o Ministério do Trabalho e Emprego.

3) Proteja as informações fornecidas pelos denunciantes

Para garantir a segurança dos dados, garanta que o Canal de Denúncia terceirizado respeite medidas rigorosas de proteção de dados, como criptografia de ponta a ponta, controle de acesso restrito e auditorias frequentes do sistema.

Essas práticas evitam que informações sensíveis sejam expostas ou vazadas, garantindo a confidencialidade dos relatos. Não se esqueça: Manter os dados do Canal protegidos cumpre com as exigências legais, enquanto fortalece a confiança dos possíveis relatores na plataforma.

4) Comprometa-se com a ética e o compliance no Canal de Denúncias

Implementar um Canal de Denúncias Empresarial não deve ser uma medida isolada, mas parte de um esforço contínuo para criar uma cultura de integridade e transparência.

O compromisso com esses princípios garante que as denúncias sejam tratadas de forma justa e imparcial, desde o acolhimento do relato até a triagem, apuração e conclusão do processo.

Ao integrar o Canal de Denúncia às políticas de compliance da empresa, ele se torna uma ferramenta potente para a prevenção de comportamentos antiéticos — como assédio, fraude e discriminação — e que ajuda a empresa a cumprir com sua responsabildiade social.

5) Garanta apoio da liderança na promoção do Canal de Denúncia Corporativo

Líderes que demonstram publicamente seu comprometimento com a transparência e a segurança no ambiente de trabalho, consequentemente reforçam a importância do Canal de Denúncias e encorajam os colaboradores a utilizá-lo com boa fé.

Esse engajamento mostra que a empresa valoriza a integridade, está disposta a ouvir e lidar com as preocupações apresentadas de maneira justa, assim como pretende corrigir políticas internas que favorecem atos de irregularidades.

6) Envolva os colaboradores nas campanhas de conscientização

Promover treinamentos e iniciativas educativas que expliquem a importância do Canal de Denúncias Corporativo e como ele funciona ajuda a criar um ambiente de confiança e segurança.

As capacitações devem abordar, de maneira prática, os benefícios da plataforma para os colaboradores e para a empresa, quando é necessário utilizá-la e citar onde é possível consultar informações sobre o Canal de Denúncias quando desejado.

“Quanto mais os colaboradores entenderem o papel fundamental do Canal na proteção do bem-estar de todos da empresa, maior será a disposição para utilizá-lo”, explica Tatiana e Carine Bellomo, advogadas e líderes de implementação da Contato Seguro.

7) Esclareça dúvidas sobre o Canal de Denúncia

Além das campanhas de conscientização sobre a relevância do Canal de Denúncia, é importante comunicar de maneira clara e acessível como esse mecanismo opera, destacando o processo para enviar uma denúncia, como manter o anonimato e quais são as garantias de proteção.

Utilizar diversos meios de comunicação, como e-mails, murais informativos e reuniões, ajuda a alcançar todos os colaboradores, independente do cargo ocupado ou se faz parte do quadro de funcionários há pouco tempo.

8) Facilite o acesso ao Canal de Denúncia

A implementação de um sistema intuitivo e descomplicado permite que qualquer pessoa na organização possa realizar uma denúncia de forma rápida e sem dificuldades.

Isso significa oferecer uma plataforma disponível em qualquer horário e em diversos formatos, como via web, aplicativo e até telefone.

Além disso, garantir que o canal seja acessível em diferentes dispositivos e idiomas pode aumentar significativamente o número de relatos recebidos e, consequentemente, promover um ambiente de trabalho mais transparente e ético.

Conclusão

Para garantir a eficácia de um Canal de Denúncia, sua implementação deve ser feita com atenção a diversos aspectos, como a escolha de um fornecedor externo, a oferta de anonimato e a proteção rigorosa das informações fornecidas.

Medidas como essas asseguram a integridade do sistema e incentivam a confiança dos colaboradores na utilização do Canal para relatar suspeitas de assédio, discriminação, desvio de recursos e etc.

A Contato Seguro se destaca a nível nacional por oferecer uma solução completa e segura, com suporte especializado e tecnologia de ponta, garantindo que o seu Canal de Denúncias externo seja gerido de maneira profissional.

Nossa plataforma é personalizável, disponível em diversos idiomas e acessível 24 horas por dia, através de diferentes meios como site, aplicativo, telefone e WhatsApp com IA Generativa.

Para descobrir como a terceirização do Canal de Denúncias pode trazer benefícios concretos para sua empresa, entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!

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