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Assédio no trabalho: 5 Garantias de um Canal de Denúncias

Assédio no trabalho: 5 Garantias de um Canal de Denúncias

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Tempo de Leitura: 6 Minutos

A segurança e o bem-estar dos colaboradores são fatores extremamente importantes para garantir um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Para se alcançar esse resultado, as empresas vêm apostando em uma ferramenta valiosa: o Canal de Denúncias.

Quando a realidade de muitos trabalhadores é enfrentar o assédio no trabalho, torna-se função dos empregadores implementar métodos eficazes de combate a comportamentos antiéticos e ilegais.

O assédio no trabalho pode assumir várias formas, desde comentários inapropriados até comportamentos abusivos e agressões. As consequências são devastadoras, afetando o desempenho profissional e a saúde mental e emocional das vítimas. 

Por outro lado, um Canal de Denúncias eficaz é capaz de garantir a construção de um ambiente de trabalho seguro, inclusivo e livre de assédio. Quer entender como isso acontece na prática?

  1. Identificação precoce de comportamentos que levam ao assédio
  2. Organização e confidencialidade das informações
  3. Anonimato aos denunciantes
  4. Feedback sobre o andamento da investigação
  5. Melhoria do clima organizacional

Confira o artigo!

1) Identificação precoce de comportamentos que levam ao assédio

As empresas podem identificar problemas de comportamento, como assédio moral, sexual e discriminação, antes que se tornem mais graves, fornecendo um Canal confidencial.

É importante ressaltar que, conforme destacado pelo diretor de Compliance Wagner Giovanini em seu podcast, o assédio no trabalho é caracterizado por condutas abusivas e ofensivas à vítima, que se repetem ao longo do tempo.

Portanto, um Canal de Denúncias permite que os empregadores ajam rapidamente para interromper comportamentos tóxicos no ambiente de trabalho e desencorajar os infratores de cometerem agressões psicológicas e ações discriminatórias contra os colegas.

2) Organização e confidencialidade das informações

Garantir a integridade e a segurança dos relatos dos funcionários é fundamental para encorajá-los a denunciar incidentes de assédio sem medo de retaliação.

A confidencialidade assegura que a identidade dos denunciantes seja protegida, permitindo que relatem livremente e evitando possíveis impactos negativos em sua relação com colegas ou superiores.

A organização das informações recebidas por meio do Canal facilita o processo de gestão das denúncias e a investigação supervisionada pelo Comitê de Ética, garantindo que todas as manifestações sejam tratadas de forma imparcial e verdadeira.

Dessa forma, um Canal bem estruturado proporciona um ambiente seguro para que casos sensíveis, como o assédio no trabalho, sejam identificados e abordados adequadamente, contribuindo para a criação de uma cultura organizacional baseada no respeito e na integridade.

3) Anonimato aos denunciantes

Embora o anonimato e não seja um requisito obrigatório para a implementação de um Canal de Denúncias, sua inclusão é uma prática recomendada.

Quando os colaboradores sabem que podem fazer denúncias de forma anônima, há uma maior probabilidade de que eles relatem incidentes de assédio, como atestado pelo Estudo de 2022 da Contato Seguro, permitindo à empresa identificar e lidar com esses problemas de maneira mais eficaz e proativa.

4) Feedback sobre o andamento da investigação

Um Canal de Denúncias eficaz garante que todas as denúncias de assédio no trabalho sejam investigadas de maneira justa e rápida. E uma etapa essencial desse processo é manter contato com os denunciantes sobre o andamento da apuração.

É importante manter as vítimas informadas sobre o status da investigação, o que já foi feito e, finalmente, as ações corretivas que serão tomadas se o assédio for confirmado. 

A transparência durante todo o processo de investigação é fundamental para assegurar às vítimas que suas preocupações estão sendo levadas a sério e que a empresa está comprometida em resolver o problema.

Além de aumentar a confiança dos funcionários no sistema de denúncias, o feedback regular também ajuda a aliviar a ansiedade das vítimas, que podem estar preocupadas com possíveis retaliações ou com a incerteza sobre o desfecho da situação. 

A comunicação contínua e aberta durante todo o processo de investigação demonstra o compromisso da empresa com a justiça e a transparência, e reforça uma cultura organizacional de respeito e responsabilidade.

5) Melhoria do clima organizacional

Quando os colaboradores sabem que têm voz dentro da empresa e há um espaço dedicado a eles para reportarem assédio e outros comportamentos antiéticos sem medo, sentem-se mais valorizados e respeitados pela entidade.

O sentimento de segurança e apoio fortalece a confiança entre a equipe e a gestão, promovendo uma cultura de transparência e integridade.

Há também reflexos positivos na satisfação no trabalho, motivação e produtividade, pois os colaboradores se dedicam mais a uma organização que valoriza o bem-estar deles.

Reduzir a rotatividade de pessoal é outro benefício para manter uma equipe coesa e consciente sobre os valores da empresa. Um ambiente de trabalho onde problemas são resolvidos rapidamente e de maneira justa tende a reter talentos, uma vez que os trabalhadores preferem permanecer em um local onde se sentem seguros e apoiados.

E não podemos esquecer: a diminuição da rotatividade também significa menor custo associado ao recrutamento e treinamento de novos funcionários, contribuindo para a estabilidade e o crescimento da empresa.

Por que o Canal de Denúncia é crucial para combater o assédio?

A negligência ou conivência da empresa com condutas assediadoras pode levar a sérias consequências legais e comprometer gravemente sua reputação.

Como o Canal de Denúncia previne o assédio nas empresas
Como o Canal de Denúncia previne o assédio nas empresas

Um Canal de Denúncias eficaz auxilia a empresa a cumprir suas obrigações legais relacionadas ao combate ao assédio no trabalho, demonstrando interesse na prevenção e na resposta a incidentes, e reduzindo o risco de ações legais e multas.

Historicamente, os canais de denúncias foram estabelecidos para lidar com questões de corrupção. No entanto, houve uma evolução para abarcar questões comportamentais, como assédio moral, sexual e discriminação.

Políticas e práticas anteriormente toleradas hoje são inaceitáveis e as empresas que não acompanham essas expectativas correm o risco de serem marginalizadas no mercado.

Por exemplo, a Lei 14.457/22, vigente desde março de 2023, trouxe novas responsabilidades para empresas com CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que agora se chama Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio.

Empresas de médio e grande porte, com mais de 20 funcionários, precisam adotar certas medidas para prevenir práticas de assédio e outras formas de violência, como:

  • definir e divulgar amplamente regras contra o assédio sexual e outras formas de violência nas normas internas;
  • implementar um Canal de Denúncias, garantindo o anonimato do denunciante, e aplicar sanções administrativas aos responsáveis quando necessário;
  • realizar ações de capacitação, orientação e sensibilização para toda a hierarquia de colaboradores sobre temas relacionados à violência, assédio, igualdade e diversidade no ambiente de trabalho (no mínimo a cada 12 meses).

Um Canal de Denúncias externo e bem estruturado como a plataforma da Contato Seguro não só ajuda a empresa a cumprir a legislação, mas também promove um ambiente de trabalho mais seguro e sem favoritismos.

Conclusão

Combater o assédio no trabalho é uma grande responsabilidade para empresas de qualquer setor ou porte que desejam manter um local de trabalho saudável e produtivo.

Implementar um Canal de Denúncias terceirizado é um passo fundamental nessa direção, permitindo a identificação precoce de comportamentos inadequados e, consequentemente, melhorando o clima organizacional.

Por isso, optar por um canal externo, como o oferecido pela Contato Seguro, traz maior segurança tanto para os denunciantes como para a equipe que irá administrar a plataforma.

Oferecemos treinamentos com especialistas e uma interface que facilita a gestão do Canal para que seja possível emitir relatórios detalhados e instantâneos sempre que necessário.

Agende uma demonstração do nosso Canal de Denúncias pelo formulário ao lado e veja de perto as vantagens de ter uma parceira com mais de 15 anos de experiência na promoção de um mundo corporativo mais ético!

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