Entenda por que o Canal de Denúncia é essencial na gestão de riscos e pode trazer uma série de benefícios para a sua cultura corporativa.
Ter um Canal de Denúncia é um passo importante para mapear situações que podem colocar a segurança e o bem-estar dos colaboradores em risco.
Mas, para que essa ferramenta seja de fato uma aliada na promoção de melhorias contínuas, há alguns cuidados que precisam ser considerados.
Um dos mais significativos é a confidencialidade. Afinal, como mostramos em nosso Anuário 2024, há uma forte preferência pelos relatos anônimos dentro das organizações.
Neste artigo, vamos nos aprofundar nos impactos positivos que um Canal de Denúncia seguro e confidencial pode proporcionar, transformando riscos em oportunidades de crescimento.
Boa leitura!
O impacto do Canal de Denúncia nas Empresas na prevenção de irregularidades
Infelizmente, nenhuma empresa está totalmente livre de enfrentar situações graves, como assédio moral e sexual, discriminação e fraudes.
Porém, isso não significa que não há nada que elas possam fazer para prevenir essas irregularidades ou identificá-las o quanto antes.
O Canal de Denúncia existe justamente para isso: dar voz aos colaboradores e permitir que eles relatem situações irregulares ou más condutas que, muitas vezes, passam despercebidas pela alta gestão.
Quando isso acontece, as organizações conseguem agir rapidamente, evitando que esses casos se prolonguem e causem danos ainda maiores para a saúde e segurança das equipes.
Por que o Canal de Denúncia Corporativo é essencial na gestão de riscos
Como vimos, o Canal de Denúncia é um instrumento de altíssima utilidade na detecção de irregularidades que podem oferecer risco, perigo, dano ou prejuízo à organização.
E sabe por quê? Porque ele oferece algo fundamental para os colaboradores: um espaço seguro para se abrirem e relatarem o que sabem, sem medo de serem rotulados como “dedo-duros” ou sofrerem qualquer tipo de punição.
Ou seja, essa ferramenta torna a gestão de riscos muito mais ágil e eficiente, aumentando as chances de os problemas serem identificados logo no início.
Oportunidades de melhoria contínua a partir das denúncias
Ao ouvir o coração das empresas – ou seja, os colaboradores –, as organizações têm a oportunidade de promover uma série de melhorias no ambiente de trabalho.
Afinal, cada denúncia, além de alertar para uma possível irregularidade, também pode revelar pontos cegos ou necessidades que ainda não foram percebidas pelo time de Gente e Gestão e pelos líderes das equipes.
Na prática, as informações recebidas por meio do Canal de Denúncia nas empresas podem resultar em:
- Ajustes nas políticas internas.
- Ações de treinamentos mais direcionadas.
- Revisão das práticas de liderança e muito mais.
Vale lembrar que essa ferramenta também auxilia na identificação de sinais de sofrimento emocional no trabalho, abrindo espaço para iniciativas que promovam mais acolhimento e bem-estar para todos.
Benefícios do Canal de Denúncia Empresarial na cultura organizacional
Disponibilizar um Canal de Denúncia é, acima de tudo, uma forma de demonstrar que a empresa se importa de verdade com quem faz o sucesso do negócio acontecer: as pessoas.
É por isso que seus benefícios vão muito além de combater irregularidades.
Esse instrumento também vem se mostrando indispensável na construção de culturas organizacionais pautadas no diálogo aberto, no cuidado e na integridade.
Fortalecendo a confiança entre colaboradores e líderes
Quando os relatos dos colaboradores são acolhidos com seriedade e sigilo, graças ao Canal de Denúncia, e os próprios líderes tornam-se embaixadores da ferramenta, algo poderoso acontece: a confiança interna é fortalecida.
O motivo? A equipe se dá conta de que há um forte compromisso por parte da empresa com a construção de um espaço de trabalho mais saudável, justo e humano.
Transparência como pilar do Canal de Denúncia para Empresas
Outro grande benefício do Canal de Denúncia é reforçar a transparência como um dos valores fundamentais para a organização.
É simples: ao mapear, investigar e corrigir as irregularidades, tomando as medidas necessárias para que elas não voltem a ocorrer, a empresa deixa claro que não compactua com atitudes que vão contra seus princípios.
Basicamente, a importância desses valores deixa de ser apenas parte do discurso e passa a ser vivida no dia a dia.
Estratégias para incentivar denúncias anônimas e seguras
Agora que as vantagens do Canal de Denúncia estão claras, vale lembrar que seu sucesso está associado à garantia de anonimato e segurança.
Dito isso, aqui estão algumas dicas que podem assegurar ambos os aspectos:
Evidenciar o apoio concreto da Direção
Os colaboradores precisam entender que o propósito do Canal de Denúncia é promover o bem-estar de todos.
Para que eles se sintam seguros e confiantes de que não haverá retaliações, é fundamental que haja o apoio concreto do presidente, do vice-presidente, dos diretores e outros líderes da empresa.
Oferecer um ambiente propício para o envio de denúncias
Outro passo importante é disponibilizar um Canal adequado, que ofereça a possibilidade de anonimato e esteja disponível 24h por dia, 7 dias por semana.
Ter atendentes qualificados do outro lado da linha, que saibam acolher o colaborador durante o relato, também fará toda a diferença.
Para saber mais sobre a importância do anonimato, assista ao vídeo:
Desenhar um processo adequado de apuração
Após o recebimento da denúncia, também é preciso contar com uma estrutura adequada para tratá-la, desde a triagem inicial até a investigação interna e a tomada de decisões.
Mas, lembre-se: todas as etapas devem ser conduzidas com responsabilidade, buscando proteger as pessoas envolvidas, a empresa e a integridade das atividades.
Garantindo a confidencialidade e proteção dos denunciantes
Além das estratégias acima, é preciso que a solução de Canal de Denúncia escolhida conte com recursos voltados para a segurança e preservação das informações recebidas.
Isso inclui, por exemplo, medidas para combater a invasão de hackers ou possibilidade de manipulação e vazamento dos dados.
Conheça a plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro
Como acabamos de ver, a credibilidade e segurança são fatores críticos para que o Canal de Denúncias funcione de verdade.
E uma das melhores formas de garantir isso é contar com uma solução terceirizada, como a plataforma da Contato Seguro.
Nossa ferramenta inclui todos os atributos necessários para gerar confiança nos colaboradores, além de oferecer a melhor dinâmica para os fluxos da sua denúncia, conferindo maior segurança para todos.
Quer um dado interessante?
Empresas que decidem fazer essa mudança, saindo de um canal interno e adotando uma plataforma externa, costumam ver o número de denúncias aumentar, em média, 6 vezes.
Por que escolher a Contato Seguro para transformar riscos em oportunidades
A Contato Seguro oferece uma das soluções mais completas e confiáveis do mercado.
Com um Canal de Denúncia sigiloso, acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e disponível em diferentes meios, sua empresa tem o suporte ideal para ouvir os colaboradores e promover mudanças positivas no ambiente de trabalho.
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