Canal de Denúncia: fortalecendo a confiança na empresa

Canal de Denúncia: fortalecendo a confiança na empresa
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Todo ambiente corporativo saudável tem como base a confiança.

Confiança e segurança são conceitos muito próximos e, sem isso, a colaboração entre indivíduos e equipes torna-se fragilizada; a comunicação é prejudicada, e todos sofrem, inclusive os resultados da organização.

Diversos fatores influenciam na desestabilização do clima organizacional e na confiança entre os próprios colaboradores, e entre funcionários e empresa.

O Canal de Denúncias é uma ferramenta poderosa, pois tem um impacto positivo sobre esses diversos aspectos, detectando, corrigindo e prevenindo situações que ferem a confiança interna.

Neste artigo, entenda como isso acontece, confira dicas para fortalecer a confiança na sua empresa e conheça o Canal de Denúncias da Contato Seguro!

A Importância da Confiança no Ambiente Corporativo

A confiança é o fundamento das relações humanas. Sentir-se seguro e livre é básico para a cooperação e para o crescimento mútuo.

A Importância da Confiança no Ambiente Corporativo

O contrário da confiança é o medo, a apreensão. As pessoas podem ficar em constante estado de vigilância e estresse quando sentem que o clima é ameaçador.

Confiar, por outro lado, significa reduzir as incertezas, alinhar expectativas e permitir, assim, num ambiente organizacional, que os trabalhos sejam realizados de forma tranquila e produtiva.

Os laços sociais, o sentimento de pertencimento e o bem-estar estão totalmente associados a essa segurança.

Entenda, agora, alguns desafios à construção da confiança dentro de um ambiente empresarial.

Desafios na Construção de Confiança entre Equipes

Diversos fatores podem atingir negativamente a confiança nos colaboradores e as equipes em uma organização:

  • comunicação ineficiente: falta de clareza e detalhes necessários nas informações pode gerar mal-entendidos constantes e, consequentemente, desconfiança;
  • falta de transparência: decisões importantes sem esclarecimento, ocultar informações e não colocar todas as “cartas na mesa”, quando é possível e necessário, levam os colaboradores a se sentirem excluídos e desvalorizados;
  • ambiente de trabalho tóxico: quando há comportamentos inadequados e irregularidades como assédio, discriminação e bullying, isso mina a confiança e o moral da equipe. Este tópico é muito importante e trataremos com mais detalhes adiante;
  • inconsistência nas ações da liderança: promessas não cumpridas, aplicação de políticas de forma injusta ou desigual, bem como tratamentos desiguais podem comprometer a confiança dos funcionários.

Todos esses desafios demandam um compromisso da organização em criar um ambiente transparente, ético e íntegro.

É preciso um trabalho contínuo sobre a comunicação, sobre as relações interpessoais e, além disso, implementar ferramentas efetivas de combate a irregularidades e más condutas, como o Canal de Denúncias.


Nesse vídeo, o terapeuta Gabriel Carneiro dá algumas dicas sobre inteligência emocional e motivação de equipes, complementando os nossos pontos sobre a confiança. Vale a pena conferir!

Como o Canal de Denúncia Fortalece a Confiança na Empresa

O Canal de Denúncias é uma ferramenta corporativa que permite que colaboradores relatem, de maneira segura (anonimato e confidencialidade), irregularidades, comportamentos inadequados, más condutas, e tudo que possa pôr a empresa em risco.

Uma implementação efetiva assegura que o Canal dê os resultados esperados e o instrumento fortalece a confiança das pessoas na organização.

Benefícios do Canal de Denúncia Corporativo

O Canal de Denúncias é altamente eficiente para identificar, combater e prevenir irregularidades. Por isso, gera diversos benefícios:

  1. Detecção precoce de problemas: um Canal de Denúncias com um bom suporte de treinamentos permite a identificação e prevenção de questões antes mesmo que elas se tornem crises.

    Com a vigilância sobre irregularidades e aplicação de medidas disciplinares e estratégias de enfrentamento, a incidência de irregularidades reduz significativamente, pois os colaboradores se sentem mais motivados para cumprir as regras e alinhar seu comportamento.
  2. Proteção legal: a Lei 14.457/22 determina a presença de um Canal de Denúncias em todas as empresas com CIPA. Além disso, a Lei 14.611/23 estabelece novas normas para combater a desigualdade salarial entre mulheres e homens.

    Cumprir a primeira gera proteção legal imediata, e ter um Canal de Denúncias dentro da empresa pode evitar problemas associados à segunda.

    Dessa forma, evitam-se problemas com o Ministério do Trabalho, multas e sanções legais.
  3. Ambiente de trabalho saudável: com a diminuição dos casos de irregularidades e más condutas, como assédio, bullying e outros desvios, a confiança volta a fluir entre as equipes, e gera-se a liberdade para expressão, questionamentos saudáveis, negociação produtiva, e assim por diante.

Promovendo uma Cultura Ética com o Canal de Denúncia

O Canal de Denúncias fortalece a confiança, reduz irregularidades e desvios, melhora o clima organizacional e é um passo fundamental para estabelecer uma cultura ética.

Assim, os benefícios tendem a se acumular e se disseminar, acelerando os resultados, além de estabelecer uma forte reputação no mercado.

Implementando o Canal de Denúncia nas Empresas

Agora, vamos esclarecer um pouco sobre o processo de implementação.

A implementação do Canal é um ponto fundamental na estratégia de gerar confiança, integridade e ética na sua organização.

Para que o Canal de Denúncia seja efetivo, é preciso uma implementação bem planejada e engajamento dos funcionários.

Engajando os Colaboradores no Uso do Canal de Denúncia Empresarial

O processo de implementação efetivo do Canal de Denúncias envolve treinamentos, comunicação, feedbacks e, principalmente, a garantia do anonimato e da confidencialidade.

Entenda:

  • Treinamento e Educação: para treinar os funcionários sobre o Canal de Denúncias, é importante apostar em diversas comunicações, em formatos variados. 

Workshops, materiais informativos (digitais e físicos), apoio das lideranças, bem como palestras e rodas de conversa são estratégias para esse momento de educação.

Os colaboradores irão utilizar o Canal se eles entenderem como a ferramenta funciona, e para que ela serve.

  • Comunicação Clara: a clareza da comunicação nesse processo é fundamental. Apostar numa ampla divulgação da existência do Canal e não deixar passar dúvidas sobre como utilizá-lo também é muito importante.
  • Feedback Contínuo: à medida que o Canal funcionar, as denúncias chegarem e as respostas às irregularidades começarem a se manifestar, é importante estabelecer estratégias de feedback e disseminação de informações positivas sobre o Canal para todas as pessoas.

Atenção: a empresa não deve informar detalhes sobre medidas disciplinares; mas isso não significa que não possa levar os resultados do Canal de Denúncias para os funcionários.

Garantindo Anonimato e Confidencialidade

A garantia de anonimato e confidencialidade garante a confiança das pessoas no Canal de Denúncias.

Colaboradores só irão relatar irregularidades se puderem confiar completamente que não serão expostos.

Por isso, garantir a segurança dos dados do denunciante, tenha ele escolhido o anonimato e a confidencialidade, é inegociável.

Dessa maneira, o Canal de Denúncias é um grande aliado das organizações para produzir mudanças significativas no clima, na confiança, nos resultados e na reputação da organização.

Implementado da maneira correta, com treinamentos, garantia de anonimato e confidencialidade, e com feedbacks constantes

Conheça a Plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro

A Contato Seguro é a líder na implementação de Canais de Denúncias de sucesso em organizações do mundo inteiro.

Nossa plataforma é completa e personalizável, e ainda ajudamos você a preparar e fornecer os treinamentos iniciais para os seus colaboradores.

Ajudamos efetivamente as empresas a evitar irregularidades e, assim, criar espaços de trabalho mais saudáveis, com mais confiança, integridade e melhores resultados.

Contamos com tecnologia de ponta (incluindo denúncias por WhatsApp com IA generativa), alto nível de segurança, demonstrado por nossa certificação ISO 27001, equipe especializada para suporte do cliente, e conformidade legal total: nosso Canal é o ideal para se adequar às leis vigentes sobre o Canal de Denúncias.
Se a sua empresa busca de uma plataforma de denúncias eficiente, preencha o formulário e fale diretamente com um dos nossos especialistas!

FAQ: Canal de Denúncia

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