Irregularidades contábeis envolvem fraude, lavagem de dinheiro, suborno e corrupção, sonegar impostos e ausência de declarações.
Esses tipos de desvios levam a perdas financeiras substanciais, multas, sanções, choques reputacionais e outros prejuízos.
Canais de Denúncias de qualidade auxiliam no combate a esse problema, promovendo cada vez mais a necessidade da transparência nos processos contábeis de uma organização.
Neste artigo, você irá relembrar o conceito de irregularidades contábeis e seus tipos, e entender como um Canal de Denúncia ajuda a evitá-la, protegendo a sua organização de danos.
O que é um Canal de Denúncia e para que serve?
Credibilidade junto ao mercado, boa reputação, integridade e transparência são metas de qualquer organização de sucesso.
Fraudes, condutas ilícitas e outras irregularidades podem atrapalhar esses planos, tornando a organização vulnerável a danos legais, relativos a questões regulatórias, e a danos reputacionais.
Mas, como evitar irregularidades, más condutas e desvios?
Por mais que existam os Códigos de Conduta, as políticas internas, e as leis e normativas, irregularidades continuam ocorrendo em algumas empresas.
Segundo Wagner Giovanini, sócio-diretor da Contato Seguro, podemos entender essa realidade separando as pessoas em três tipos:
- As que estão sempre inclinadas a fazer o que é errado: é uma porcentagem pequena da população, mas pode causar um dano importante. Em todas as oportunidades, esse tipo de pessoa irá optar pelo que a beneficia pessoalmente, vai tentar tirar alguma vantagem indevida, algum proveito, extrair algum valor injusto de uma situação.
São as pessoas que, dada a oportunidade, fazem o que é errado.
- Pessoas que estão sempre inclinadas a fazer o que é certo: é o contrário do primeiro grupo. Também são poucos, mas existem pessoas que sempre optam por fazer a coisa certa, mesmo a um custo pessoal maior, mesmo tendo que sacrificar benefícios, mesmo que ninguém esteja olhando.
São as pessoas que, em todas as situações, procuram fazer o que é certo. - Pessoas que oscilam entre o certo e o errado: esta é a maioria da população. São pessoas normais que, em geral, buscam fazer o bem, fazer a coisa certa. Entretanto, às vezes por ignorância, às vezes para ganhar uma vantagem indevida mais discreta, deslizam e acabam cometendo irregularidades.
Quanto ao primeiro grupo, não há muito que se possa fazer para mudar o seu comportamento. Quanto ao segundo, não é necessário mudar. Mas este terceiro grupo é onde as intervenções podem funcionar.
Pessoas que oscilam no comportamento talvez só precisem de um reforço a mais nos seus valores, ou de uma medida de vigilância para serem inibidas na sua inclinação à irregularidade.
É esse último grupo de pessoas que um Canal de Denúncias deve visar. Vamos entender como.
Como funciona um Canal de Denúncia nas empresas?
![Plataforma de Canal de Denúncia para Empresas - Denunciar](https://canaldaetica.com.br/wp-content/uploads/plataforma-canal-de-denuncia-para-empresas-denunciar.jpg)
Um Canal de Denúncias serve como um meio de comunicação entre colaboradores, fornecedores e parceiros e a direção da empresa.
O que acontece na prática é que, querendo ou não, a direção não é capaz de ficar sabendo sobre tudo que ocorre em sua organização.
Isso talvez seja mais verdade para as empresas maiores e mais complexas, mas é válido para todas as organizações.
Então, se há irregularidades ocorrendo no cotidiano do trabalho, a direção não fica sabendo e, por não saber, não pode tomar nenhuma medida para resolvê-las.
Entende-se que, em geral, alguém sempre sabe que uma irregularidade, má conduta ou desvio, está acontecendo na empresa — um colega mais próximo, alguém que por acaso viu uma evidência, etc.
Essas pessoas, entretanto, não se manifestam a respeito do problema porque têm medo de que denunciar alguém possa gerar reações negativas: na direção, no RH, etc.
Imagine só: um funcionário descobre que o seu próprio coordenador tem fraudado dados para mostrar um melhor desempenho do seu setor.
O coordenador já está há 7 anos na empresa e é um colega muito próximo do setor de RH, e muito respeitado pelo diretor.
Como alguém iria denunciar outra pessoa nesta posição? O medo da retaliação é presente nesses casos, e impede que a denúncia ocorra.
O Canal de Denúncias serve para que, de forma anônima, confidencial e totalmente segura, as pessoas possam denunciar casos de irregularidades dentro da organização.
Porque sua empresa deve ter um Canal de Denúncia
Ao levar as denúncias à direção, o Canal de Denúncia possibilita a identificação das denúncias e o seu combate, seja por medidas disciplinares, ou por outras estratégias de enfrentamento desses problemas.
Só de implementar um Canal de Denúncia, a empresa já sofre uma redução significativa de irregularidades.
Portanto, não somente o Canal combate assédio, discriminação, fraudes, desvios, corrupção, etc., mas também os previne.
Com um Canal de Denúncias, sua empresa ganha em:
- clima organizacional
- reputação
- produtividade e lucro
- menos rotatividade
- menos processos trabalhistas
- menos multas e sanções
Irregularidades Contábeis
O que são irregularidades contábeis
Irregularidades contábeis caracterizam-se como manipulações, omissões ou distorções de valores, dados e demonstrações financeiras, com o objetivo de enganar quem quer que utilize essas informações².
Recentemente, o Brasil viu um dos maiores casos de fraude corporativa da história4. Gerando um rombo de R$42,3 bilhões em mais de 10 anos, a fraude envolvia o lançamento adulterado de despesas, registro de descontos adulterando ativos e passivos, e assim por diante.
A fraude beneficiou alguns agentes privilegiados, mas prejudicou bancos, outros negócios, fornecedores e investidores em todo o Brasil.
Esse tipo de irregularidade é também conhecida como relatórios financeiros fraudulentos.
Escândalos contábeis são muito frequentes no mundo corporativo, e em geral causam imensos prejuízos para uma empresa, principalmente:
- prejuízos financeiros
- prejuízos reputacionais
Os prejuízos financeiros, evidentemente, ocorrem pelos desvios de dinheiro, que só chamam a atenção quando o esquema completo é descoberto.
Até lá, uma grande empresa pode perder milhares ou milhões de dólares, dependendo do tempo e da gravidade da irregularidade.
Os prejuízos reputacionais vêm porque essas fraudes se sustentam pela divulgação de informações falsas, que influenciam os valores de ações, decisões de compra e outras negociações importantes.
Portanto, quando uma empresa comete irregularidades contábeis, ela afeta muitos outros atores do mercado.
Isso derruba sua credibilidade no mercado, e pode levar anos até uma empresa condenada por irregularidades se contábeis se estabelecer de novo como uma organização íntegra.
Como denunciar irregularidades contábeis
Plataforma para Canal de Denúncia
O Canal de Denúncias é a melhor forma de denunciar qualquer tipo de irregularidades dentro da empresa.
Com a plataforma, o manifestante que ficou sabendo ou testemunhou alguém cometendo irregularidades contábeis pode, anonimamente, relatar o que aconteceu.
A ferramenta realiza a gestão do relato, e o envia para o Comitê de Ética da organização, a quem compete apurar o relato.
O que acontece após a denúncia ser feita?
Depois de enviada ao Comitê de Ética, a denúncia passa pelo processo de apuração, onde serão avaliadas as evidências, a gravidade e as possíveis medidas cabíveis para resolver o caso.
O denunciante receberá um número de protocolo para acompanhar o processo, e saber quando a denúncia foi encaminhada para uma resolução.
Vantagens de Utilizar o Canal de Denúncia terceirizado
O Canal de Denúncia terceirizado protege ainda mais o manifestante, porque todo o processo de gestão da denúncia é feito externamente, fora dos limites da empresa.
Isso impede o vazamento de dados, retira o risco de retaliação e assegura assim o bom funcionamento do Canal.
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Irregularidades contábeis incluem manipulações, omissões ou distorções de valores, dados e demonstrações financeiras. Elas são feitas com o objetivo de enganar stakeholders e podem envolver fraude, lavagem de dinheiro, sonegação de impostos, entre outros. Esse tipo de conduta leva a perdas financeiras substanciais e danos reputacionais para a empresa.
Um Canal de Denúncias eficiente permite que colaboradores, fornecedores e outras partes interessadas relatem anonimamente suspeitas de irregularidades contábeis. Isso facilita a detecção precoce de fraudes e desvios, permitindo que a empresa tome medidas corretivas antes que os danos se agravem.
Não denunciar irregularidades contábeis pode resultar em perdas financeiras significativas para a empresa, além de multas e sanções legais. A reputação da organização também pode ser seriamente comprometida, afetando a confiança de clientes, investidores e outras partes interessadas.
O Canal de Denúncias promove uma cultura de transparência e integridade dentro da empresa. Ele demonstra o compromisso da organização com a ética nos negócios e encoraja uma atitude de vigilância entre os colaboradores, ajudando a prevenir não apenas fraudes contábeis, mas também outras formas de má conduta.
Quando uma irregularidade é denunciada através do Canal de Denúncias, o relato é gerenciado por um Comitê de Ética ou por uma entidade terceirizada, dependendo da configuração do canal. A denúncia é investigada de forma confidencial, e medidas apropriadas são tomadas com base nas evidências coletadas para resolver o problema.
Um Canal de Denúncias terceirizado oferece maior segurança e imparcialidade, protegendo os denunciantes de possíveis retaliações. A gestão externa das denúncias assegura que as investigações sejam conduzidas de forma objetiva e profissional, melhorando a eficácia do processo e mantendo a confidencialidade.