Irregularidades contábeis envolvem fraude, lavagem de dinheiro, suborno e corrupção, sonegar impostos e ausência de declarações.
Esses tipos de desvios levam a perdas financeiras substanciais, multas, sanções, choques reputacionais e outros prejuízos.
Canais de Denúncias de qualidade auxiliam no combate a esse problema, promovendo cada vez mais a necessidade da transparência nos processos contábeis de uma organização.
Neste artigo, você irá relembrar o conceito de irregularidades contábeis e seus tipos, e entender como um Canal de Denúncia ajuda a evitá-la, protegendo a sua organização de danos.
O que é um Canal de Denúncia e para que serve?
Credibilidade junto ao mercado, boa reputação, integridade e transparência são metas de qualquer organização de sucesso.
Fraudes, condutas ilícitas e outras irregularidades podem atrapalhar esses planos, tornando a organização vulnerável a danos legais, relativos a questões regulatórias, e a danos reputacionais.
Mas, como evitar irregularidades, más condutas e desvios?
Por mais que existam os Códigos de Conduta, as políticas internas, e as leis e normativas, irregularidades continuam ocorrendo em algumas empresas.
Segundo Wagner Giovanini, sócio-diretor da Contato Seguro, podemos entender essa realidade separando as pessoas em três tipos:
- As que estão sempre inclinadas a fazer o que é errado: é uma porcentagem pequena da população, mas pode causar um dano importante. Em todas as oportunidades, esse tipo de pessoa irá optar pelo que a beneficia pessoalmente, vai tentar tirar alguma vantagem indevida, algum proveito, extrair algum valor injusto de uma situação.
São as pessoas que, dada a oportunidade, fazem o que é errado.
- Pessoas que estão sempre inclinadas a fazer o que é certo: é o contrário do primeiro grupo. Também são poucos, mas existem pessoas que sempre optam por fazer a coisa certa, mesmo a um custo pessoal maior, mesmo tendo que sacrificar benefícios, mesmo que ninguém esteja olhando.
São as pessoas que, em todas as situações, procuram fazer o que é certo. - Pessoas que oscilam entre o certo e o errado: esta é a maioria da população. São pessoas normais que, em geral, buscam fazer o bem, fazer a coisa certa. Entretanto, às vezes por ignorância, às vezes para ganhar uma vantagem indevida mais discreta, deslizam e acabam cometendo irregularidades.
Quanto ao primeiro grupo, não há muito que se possa fazer para mudar o seu comportamento. Quanto ao segundo, não é necessário mudar. Mas este terceiro grupo é onde as intervenções podem funcionar.
Pessoas que oscilam no comportamento talvez só precisem de um reforço a mais nos seus valores, ou de uma medida de vigilância para serem inibidas na sua inclinação à irregularidade.
É esse último grupo de pessoas que um Canal de Denúncias deve visar. Vamos entender como.
Como funciona um Canal de Denúncia nas empresas?
Um Canal de Denúncias serve como um meio de comunicação entre colaboradores, fornecedores e parceiros e a direção da empresa.
O que acontece na prática é que, querendo ou não, a direção não é capaz de ficar sabendo sobre tudo que ocorre em sua organização.
Isso talvez seja mais verdade para as empresas maiores e mais complexas, mas é válido para todas as organizações.
Então, se há irregularidades ocorrendo no cotidiano do trabalho, a direção não fica sabendo e, por não saber, não pode tomar nenhuma medida para resolvê-las.
Entende-se que, em geral, alguém sempre sabe que uma irregularidade, má conduta ou desvio, está acontecendo na empresa — um colega mais próximo, alguém que por acaso viu uma evidência, etc.
Essas pessoas, entretanto, não se manifestam a respeito do problema porque têm medo de que denunciar alguém possa gerar reações negativas: na direção, no RH, etc.
Imagine só: um funcionário descobre que o seu próprio coordenador tem fraudado dados para mostrar um melhor desempenho do seu setor.
O coordenador já está há 7 anos na empresa e é um colega muito próximo do setor de RH, e muito respeitado pelo diretor.
Como alguém iria denunciar outra pessoa nesta posição? O medo da retaliação é presente nesses casos, e impede que a denúncia ocorra.
O Canal de Denúncias serve para que, de forma anônima, confidencial e totalmente segura, as pessoas possam denunciar casos de irregularidades dentro da organização.
Porque sua empresa deve ter um Canal de Denúncia
Ao levar as denúncias à direção, o Canal de Denúncia possibilita a identificação das denúncias e o seu combate, seja por medidas disciplinares, ou por outras estratégias de enfrentamento desses problemas.
Só de implementar um Canal de Denúncia, a empresa já sofre uma redução significativa de irregularidades.
Portanto, não somente o Canal combate assédio, discriminação, fraudes, desvios, corrupção, etc., mas também os previne.
Com um Canal de Denúncias, sua empresa ganha em:
- clima organizacional
- reputação
- produtividade e lucro
- menos rotatividade
- menos processos trabalhistas
- menos multas e sanções
Irregularidades Contábeis
O que são irregularidades contábeis
Irregularidades contábeis caracterizam-se como manipulações, omissões ou distorções de valores, dados e demonstrações financeiras, com o objetivo de enganar quem quer que utilize essas informações².
Recentemente, o Brasil viu um dos maiores casos de fraude corporativa da história4. Gerando um rombo de R$42,3 bilhões em mais de 10 anos, a fraude envolvia o lançamento adulterado de despesas, registro de descontos adulterando ativos e passivos, e assim por diante.
A fraude beneficiou alguns agentes privilegiados, mas prejudicou bancos, outros negócios, fornecedores e investidores em todo o Brasil.
Esse tipo de irregularidade é também conhecida como relatórios financeiros fraudulentos.
Escândalos contábeis são muito frequentes no mundo corporativo, e em geral causam imensos prejuízos para uma empresa, principalmente:
- prejuízos financeiros
- prejuízos reputacionais
Os prejuízos financeiros, evidentemente, ocorrem pelos desvios de dinheiro, que só chamam a atenção quando o esquema completo é descoberto.
Até lá, uma grande empresa pode perder milhares ou milhões de dólares, dependendo do tempo e da gravidade da irregularidade.
Os prejuízos reputacionais vêm porque essas fraudes se sustentam pela divulgação de informações falsas, que influenciam os valores de ações, decisões de compra e outras negociações importantes.
Portanto, quando uma empresa comete irregularidades contábeis, ela afeta muitos outros atores do mercado.
Isso derruba sua credibilidade no mercado, e pode levar anos até uma empresa condenada por irregularidades se contábeis se estabelecer de novo como uma organização íntegra.
Como denunciar irregularidades contábeis
Plataforma para Canal de Denúncia
O Canal de Denúncias é a melhor forma de denunciar qualquer tipo de irregularidades dentro da empresa.
Com a plataforma, o manifestante que ficou sabendo ou testemunhou alguém cometendo irregularidades contábeis pode, anonimamente, relatar o que aconteceu.
A ferramenta realiza a gestão do relato, e o envia para o Comitê de Ética da organização, a quem compete apurar o relato.
O que acontece após a denúncia ser feita?
Depois de enviada ao Comitê de Ética, a denúncia passa pelo processo de apuração, onde serão avaliadas as evidências, a gravidade e as possíveis medidas cabíveis para resolver o caso.
O denunciante receberá um número de protocolo para acompanhar o processo, e saber quando a denúncia foi encaminhada para uma resolução.
Vantagens de Utilizar o Canal de Denúncia terceirizado
O Canal de Denúncia terceirizado protege ainda mais o manifestante, porque todo o processo de gestão da denúncia é feito externamente, fora dos limites da empresa.
Isso impede o vazamento de dados, retira o risco de retaliação e assegura assim o bom funcionamento do Canal.
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Irregularidades contábeis incluem manipulações, omissões ou distorções de valores, dados e demonstrações financeiras. Elas são feitas com o objetivo de enganar stakeholders e podem envolver fraude, lavagem de dinheiro, sonegação de impostos, entre outros. Esse tipo de conduta leva a perdas financeiras substanciais e danos reputacionais para a empresa.
Um Canal de Denúncias eficiente permite que colaboradores, fornecedores e outras partes interessadas relatem anonimamente suspeitas de irregularidades contábeis. Isso facilita a detecção precoce de fraudes e desvios, permitindo que a empresa tome medidas corretivas antes que os danos se agravem.
Não denunciar irregularidades contábeis pode resultar em perdas financeiras significativas para a empresa, além de multas e sanções legais. A reputação da organização também pode ser seriamente comprometida, afetando a confiança de clientes, investidores e outras partes interessadas.
O Canal de Denúncias promove uma cultura de transparência e integridade dentro da empresa. Ele demonstra o compromisso da organização com a ética nos negócios e encoraja uma atitude de vigilância entre os colaboradores, ajudando a prevenir não apenas fraudes contábeis, mas também outras formas de má conduta.
Quando uma irregularidade é denunciada através do Canal de Denúncias, o relato é gerenciado por um Comitê de Ética ou por uma entidade terceirizada, dependendo da configuração do canal. A denúncia é investigada de forma confidencial, e medidas apropriadas são tomadas com base nas evidências coletadas para resolver o problema.
Um Canal de Denúncias terceirizado oferece maior segurança e imparcialidade, protegendo os denunciantes de possíveis retaliações. A gestão externa das denúncias assegura que as investigações sejam conduzidas de forma objetiva e profissional, melhorando a eficácia do processo e mantendo a confidencialidade.