Canal de Denúncia: Liderança na prevenção de condutas inadequadas

Prevenção de condutas inadequadas com liderança e canal de denúncia

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Tempo de Leitura: 6 Minutos

O Canal de Denúncias é o instrumento mais indicado para a prevenção de condutas inadequadas.

Irregularidades e más condutas podem ocorrer em qualquer organização, mas isso não significa que a empresa nada possa fazer para combatê-las.

O Canal é um instrumento comprovadamente eficiente para a identificação, o combate e a prevenção de condutas inadequadas numa empresa.

Neste artigo, entenda a importância do Canal, o papel da liderança no incentivo do uso da ferramenta, e sobre a implementação de um Canal efetivo.

Boa leitura!

A importância do Canal de Denúncia na prevenção de condutas inadequadas

Empresas em todo o mundo estão suscetíveis a más condutas, irregularidades e desvios.

Assédio moral e assédio sexual, discriminação, fraudes, furto e corrupção são exemplos de condutas que, se não administradas na organização, podem se tornar um problema grande.

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Esses problemas no ambiente de trabalho têm forte impacto:

  • no clima organizacional;
  • no uso de recursos materiais e humanos;
  • na interação entre colaboradores;
  • na confiança do público em relação à empresa;
  • na reputação e na imagem da organização para stakeholders.

Sem contar a perda de produtividade e de lucro, e os processos trabalhistas, consequências finais de todos esses prejuízos.

Por isso, uma empresa precisa de um instrumento eficiente para combater irregularidades.

Esse instrumento é o Canal de Denúncias.

O que é um Canal de Denúncia?

Um Canal de Denúncia é uma plataforma para recebimento de relatos sobre questões ocorridas no ambiente de trabalho.

Através dele, colaboradores e terceiros podem dizer se viram algo que apresenta um risco, uma ameaça ou uma irregularidade propriamente dita, dentro da organização.

Esses relatos são geridos pela plataforma e encaminhados para o Comitê de Ética da empresa, onde haverá a apuração dessas informações, e a determinação se a situação constitui ou não uma irregularidade.

A empresa pode, assim, ter mais controle das irregularidades, estabelecer medidas disciplinares para infratores, e estrategizar ações para prevenir desvios e más condutas.

Já está comprovado que o Canal diminui em grande medida a ocorrência de irregularidades, auxiliando assim a evitar os prejuízos acima listados, tornando o ambiente de trabalho mais confiável, seguro e produtivo para os colaboradores.

A empresa ganha em:

Benefícios Canal de Denúncia para Empresas
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O papel da liderança na promoção do Canal de Denúncia

O líder é a pessoa para quem todos se voltam em busca de direção, orientação, motivação e segurança.

Por isso, é uma peça central na implementação e promoção de qualquer ação estratégica numa organização.

Implementar um Canal de Denúncias é um passo fundamental para uma empresa tornar-se mais segura, mais produtiva, lucrativa e mais perene no mercado de trabalho.

A liderança deve ser ativa nesse processo, levando seus liderados a compreenderem:

  • o valor do Canal de Denúncias;
  • o que está em jogo quando o assunto é “irregularidades”;
  • a importância de denunciar.

Além disso, assegurar a segurança do Canal e a garantia de anonimato é uma prioridade.

Estratégias para incentivar o uso do Canal de Denúncia

Vamos agora citar algumas estratégias importantes para o incentivo do uso do Canal de Denúncias.

Quando a liderança estimula a utilização do Canal, como já colocamos, ela está identificando a plataforma como central dentro dos processos da organização.

Canal de denúncia liderança na prevenção de condutas inadequadas
Canal de denúncia liderança na prevenção de condutas inadequadas

O líder está dizendo: nós temos essa ferramenta dentro da empresa, a ferramenta é segura e, se bem utilizada, trará mais bem-estar para todos nós, e irá melhorar os nossos resultados.

Assim, alguns pontos são essenciais como estratégias para incentivar o uso:

  1. Buscar conhecimento: a busca pelo conhecimento constante já é um atributo essencial de um líder. Quando a questão é o Canal de Denúncias, não é diferente.

    O Canal, embora simples de utilizar, é uma ferramenta especializada, com suas complexidades, que precisa ser estudada com mais profundidade para ser compreendido.


Assim, para compreender o alcance do funcionamento do Canal, seus benefícios, o que está em jogo quando um colaborador realiza uma denúncia, o impacto da presença do Canal na empresa, dentre outras questões, é preciso ler, pesquisar, conversar com pessoas, enfim, buscar conhecimento.

  1. Processos de capacitação: da mesma maneira que o líder precisa conhecer o Canal, seus usuários também precisarão conhecer a ferramenta.

    Processos de capacitação (treinamentos e comunicações) são fundamentais quando se implementa um Canal de Denúncias na organização.


As lideranças devem, assim, contribuir com todo o seu conhecimento conquistado, e participar ativamente dos processos de capacitação, sempre estando dispostos a sentir o clima de seus times com relação à ferramenta, entender as necessidades específicas de seus liderados, e atender a dúvidas e questões emocionais.

💡Importante: os treinamentos e comunicações devem ser efetivos. Ou seja, não devem ser entendidos como um simples cumprimento de preceito. Assim, o líder também deve se envolver em produzir materiais (panfletos físicos e virtuais, vídeos, textos, dinâmicas) que funcionem para o seu time, e que realmente eduquem os colaboradores.

  1. Empatia e integridade como valores: um líder deve transpirar empatia e integridade.

Assim, ter empatia permitirá que o líder compreenda melhor os medos, as questões, as resistências, de seus liderados, além de capacitá-lo a tomar as melhores decisões para fortalecer e sustentar o Canal como parte da cultura da organização.

Não é possível fazer propaganda de uma ferramenta de integridade sem ter esse valor como prioritário.

Wagner Giovanini insiste, correntemente, que o “Tone at the Top” é primordial na implementação de um Canal de Denúncias. Ou seja, se a alta direção executiva, gerentes e líderes não “vestirem a camisa” do Canal, não apoiarem 100% a ferramenta e todas as suas consequências, nada irá funcionar.

Portanto, a liderança deve ser o exemplo e gerar confiança a partir de suas ações.

Implementação de um Canal de Denúncia eficiente

Implementar um Canal de Denúncia eficiente é um processo contínuo e que envolve várias etapas.

Como instrumento para detecção, combate e prevenção de irregularidades numa organização, ele deve ser sempre observado, adaptado e melhorado de acordo com as necessidades da organização.

Duas das etapas mais iniciais e fundamentais para garantir a eficiência do seu Canal são: a escolha da plataforma adequada, e a garantia da confidencialidade no Canal.

Escolha da plataforma adequada

Escolher um Canal terceirizado, com boa infraestrutura, excelente usabilidade e que garanta a segurança é fundamental.

Líderes também podem se atentar, aprender mais sobre Canais de Denúncia e propor uma boa ferramenta para seus gestores e para a direção.

Garantindo a proteção e a confidencialidade no Canal de Denúncia

Sem confidencialidade é impossível que um Canal funcione. Se não há proteção de dados e confidencialidade, logo os primeiros dados sobre as denúncias irão vazar e causar toda sorte de problemas na organização.

A garantia de confidencialidade é o que faz com que as pessoas realmente utilizem o Canal de Denúncia. Portanto, a ferramenta deve funcionar com o valor da confidencialidade sempre em ação.

Líderes devem auxiliar na escolha do Canal e apontar o quanto a confidencialidade é indiscutível na hora de escolher a plataforma.

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