O Canal de Denúncias é o instrumento mais indicado para a prevenção de condutas inadequadas.
Irregularidades e más condutas podem ocorrer em qualquer organização, mas isso não significa que a empresa nada possa fazer para combatê-las.
O Canal é um instrumento comprovadamente eficiente para a identificação, o combate e a prevenção de condutas inadequadas numa empresa.
Neste artigo, entenda a importância do Canal, o papel da liderança no incentivo do uso da ferramenta, e sobre a implementação de um Canal efetivo.
Boa leitura!
A importância do Canal de Denúncia na prevenção de condutas inadequadas
Empresas em todo o mundo estão suscetíveis a más condutas, irregularidades e desvios.
Assédio moral e assédio sexual, discriminação, fraudes, furto e corrupção são exemplos de condutas que, se não administradas na organização, podem se tornar um problema grande.
Esses problemas no ambiente de trabalho têm forte impacto:
- no clima organizacional;
- no uso de recursos materiais e humanos;
- na interação entre colaboradores;
- na confiança do público em relação à empresa;
- na reputação e na imagem da organização para stakeholders.
Sem contar a perda de produtividade e de lucro, e os processos trabalhistas, consequências finais de todos esses prejuízos.
Por isso, uma empresa precisa de um instrumento eficiente para combater irregularidades.
Esse instrumento é o Canal de Denúncias.
O que é um Canal de Denúncia?
Um Canal de Denúncia é uma plataforma para recebimento de relatos sobre questões ocorridas no ambiente de trabalho.
Através dele, colaboradores e terceiros podem dizer se viram algo que apresenta um risco, uma ameaça ou uma irregularidade propriamente dita, dentro da organização.
Esses relatos são geridos pela plataforma e encaminhados para o Comitê de Ética da empresa, onde haverá a apuração dessas informações, e a determinação se a situação constitui ou não uma irregularidade.
A empresa pode, assim, ter mais controle das irregularidades, estabelecer medidas disciplinares para infratores, e estrategizar ações para prevenir desvios e más condutas.
Já está comprovado que o Canal diminui em grande medida a ocorrência de irregularidades, auxiliando assim a evitar os prejuízos acima listados, tornando o ambiente de trabalho mais confiável, seguro e produtivo para os colaboradores.
A empresa ganha em:
O papel da liderança na promoção do Canal de Denúncia
O líder é a pessoa para quem todos se voltam em busca de direção, orientação, motivação e segurança.
Por isso, é uma peça central na implementação e promoção de qualquer ação estratégica numa organização.
Implementar um Canal de Denúncias é um passo fundamental para uma empresa tornar-se mais segura, mais produtiva, lucrativa e mais perene no mercado de trabalho.
A liderança deve ser ativa nesse processo, levando seus liderados a compreenderem:
- o valor do Canal de Denúncias;
- o que está em jogo quando o assunto é “irregularidades”;
- a importância de denunciar.
Além disso, assegurar a segurança do Canal e a garantia de anonimato é uma prioridade.
Estratégias para incentivar o uso do Canal de Denúncia
Vamos agora citar algumas estratégias importantes para o incentivo do uso do Canal de Denúncias.
Quando a liderança estimula a utilização do Canal, como já colocamos, ela está identificando a plataforma como central dentro dos processos da organização.
O líder está dizendo: nós temos essa ferramenta dentro da empresa, a ferramenta é segura e, se bem utilizada, trará mais bem-estar para todos nós, e irá melhorar os nossos resultados.
Assim, alguns pontos são essenciais como estratégias para incentivar o uso:
- Buscar conhecimento: a busca pelo conhecimento constante já é um atributo essencial de um líder. Quando a questão é o Canal de Denúncias, não é diferente.
O Canal, embora simples de utilizar, é uma ferramenta especializada, com suas complexidades, que precisa ser estudada com mais profundidade para ser compreendido.
Assim, para compreender o alcance do funcionamento do Canal, seus benefícios, o que está em jogo quando um colaborador realiza uma denúncia, o impacto da presença do Canal na empresa, dentre outras questões, é preciso ler, pesquisar, conversar com pessoas, enfim, buscar conhecimento.
- Processos de capacitação: da mesma maneira que o líder precisa conhecer o Canal, seus usuários também precisarão conhecer a ferramenta.
Processos de capacitação (treinamentos e comunicações) são fundamentais quando se implementa um Canal de Denúncias na organização.
As lideranças devem, assim, contribuir com todo o seu conhecimento conquistado, e participar ativamente dos processos de capacitação, sempre estando dispostos a sentir o clima de seus times com relação à ferramenta, entender as necessidades específicas de seus liderados, e atender a dúvidas e questões emocionais.
💡Importante: os treinamentos e comunicações devem ser efetivos. Ou seja, não devem ser entendidos como um simples cumprimento de preceito. Assim, o líder também deve se envolver em produzir materiais (panfletos físicos e virtuais, vídeos, textos, dinâmicas) que funcionem para o seu time, e que realmente eduquem os colaboradores.
- Empatia e integridade como valores: um líder deve transpirar empatia e integridade.
Assim, ter empatia permitirá que o líder compreenda melhor os medos, as questões, as resistências, de seus liderados, além de capacitá-lo a tomar as melhores decisões para fortalecer e sustentar o Canal como parte da cultura da organização.
Não é possível fazer propaganda de uma ferramenta de integridade sem ter esse valor como prioritário.
Wagner Giovanini insiste, correntemente, que o “Tone at the Top” é primordial na implementação de um Canal de Denúncias. Ou seja, se a alta direção executiva, gerentes e líderes não “vestirem a camisa” do Canal, não apoiarem 100% a ferramenta e todas as suas consequências, nada irá funcionar.
Portanto, a liderança deve ser o exemplo e gerar confiança a partir de suas ações.
Implementação de um Canal de Denúncia eficiente
Implementar um Canal de Denúncia eficiente é um processo contínuo e que envolve várias etapas.
Como instrumento para detecção, combate e prevenção de irregularidades numa organização, ele deve ser sempre observado, adaptado e melhorado de acordo com as necessidades da organização.
Duas das etapas mais iniciais e fundamentais para garantir a eficiência do seu Canal são: a escolha da plataforma adequada, e a garantia da confidencialidade no Canal.
Escolha da plataforma adequada
Escolher um Canal terceirizado, com boa infraestrutura, excelente usabilidade e que garanta a segurança é fundamental.
Líderes também podem se atentar, aprender mais sobre Canais de Denúncia e propor uma boa ferramenta para seus gestores e para a direção.
Garantindo a proteção e a confidencialidade no Canal de Denúncia
Sem confidencialidade é impossível que um Canal funcione. Se não há proteção de dados e confidencialidade, logo os primeiros dados sobre as denúncias irão vazar e causar toda sorte de problemas na organização.
A garantia de confidencialidade é o que faz com que as pessoas realmente utilizem o Canal de Denúncia. Portanto, a ferramenta deve funcionar com o valor da confidencialidade sempre em ação.
Líderes devem auxiliar na escolha do Canal e apontar o quanto a confidencialidade é indiscutível na hora de escolher a plataforma.
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Um Canal de Denúncias é uma plataforma usada para relatar condutas inadequadas, como fraudes, assédio ou discriminação no ambiente de trabalho, promovendo um ambiente seguro e ético.
O Canal de Denúncias ajuda a prevenir irregularidades, protege a empresa de riscos legais e financeiros, além de melhorar a cultura organizacional ao incentivar um ambiente de confiança e integridade.
A liderança precisa garantir que o Canal seja conhecido, compreendido e usado pelos colaboradores. Isso inclui treinamentos, garantir a segurança das denúncias e promover a integridade como valor central da organização.
A confidencialidade deve ser garantida através da escolha de uma plataforma segura, que proteja os dados dos denunciantes e evite o vazamento de informações sensíveis.
Entre os principais benefícios estão a identificação e prevenção de condutas inadequadas, a melhoria do clima organizacional, a conformidade com as leis, e a proteção da reputação da empresa.
Para implementar um Canal efetivo, é necessário escolher uma plataforma segura, treinar colaboradores, promover a confidencialidade e monitorar constantemente a eficácia do sistema.