Canal de Denúncia: solução estratégica contra assédios

canal de denuncia contra assédios

Menu do Artigo

Tempo de Leitura: 5 Minutos

Segundo o Conselho Nacional de Justiça, nos últimos 3 anos, de 2020 até 2023, a Justiça do Trabalho julgou 400 mil casos de assédio moral e sexual.

A consciência sobre a presença e a gravidade dessa má conduta dentro dos ambientes de trabalho vem crescendo, e as empresas estão acompanhando esse progresso.

Em 2022, a Lei 14.457 tornou obrigatória a presença de Canais de Denúncias em todas as organizações com CIPA para o combate ao assédio sexual e outras formas de violência no trabalho.

Em 2023, o uso do Canal de Denúncias também foi indicado para acolher casos de desigualdade salarial pela Lei 14.611.

Assim, a ferramenta apresenta-se como uma solução estratégica contra o assédio (sexual e moral) e outras más condutas dentro das empresas.

Neste artigo, te daremos uma visão geral sobre o assédio nas organizações e como o Canal pode ajudar a combatê-lo.

Boa leitura!

Como o Canal de Denúncia é uma solução estratégica contra assédios 

O Canal de Denúncias é um instrumento altamente efetivo para o combate do assédio nas organizações, porque ele é uma plataforma especializada de denúncias, e garante que o denunciante permaneça seguro durante o processo.

A importância do Canal de Denúncia na proteção contra assédios  

Conscientizar, treinar e aumentar a sensibilidade sobre o tema são ações importantes, mas somente o Canal de Denúncias detecta e combate efetivamente os casos.

É preciso ter um instrumento que garanta que os agressores são denunciados e posteriormente, responsabilizados por seus atos.

Como o Canal de Denúncia facilita a identificação de casos de assédio

O Canal de Denúncias protege efetivamente o denunciante ao garantir o anonimato e a confidencialidade, e evitar a retaliação.

Por isso, as pessoas, sejam elas vítimas ou testemunhas de um caso de assédio, podem contar livremente o que ocorreu, sem medo de perderem seus empregos ou de serem taxados como “dedo-duro”, e terem sua reputação manchada.

O papel do anonimato e confidencialidade no combate ao assédio

Para denunciar um agressor de assédio sexual ou moral, é indispensável ter a opção pelo anonimato.

Fazer uma denúncia 100% anônima significa que, em nenhum momento do processo, os dados de identidade do denunciante estarão em jogo.

Na denúncia anônima, ninguém sabe quem realizou o relato.

Mas, mesmo que o denunciante opte por compartilhar seus dados (às vezes isto é importante para a pessoa, ou para a apuração da denúncia), a confidencialidade é essencial.

A confidencialidade no processo de denúncia significa que o recebedor da denúncia jamais pode compartilhar esses dados, e deve manter o completo sigilo sobre o relato.

Com a confidencialidade, os dados de identidade são sigilosos e protegidos.

Como tanto no assédio moral quanto sexual frequentemente estão envolvidas questões de poder e hierarquia, essa proteção do denunciante é fundamental.

Vantagens do Canal de Denúncia para Empresas na prevenção de assédios 

Com um Canal de Denúncias efetivo, o combate e a prevenção de assédio na organização torna-se parte da rotina.

Em primeiro lugar, para que o Canal comece a funcionar, é preciso realizar uma série de comunicações e treinamentos sobre esse tipo de irregularidade na empresa.

Portanto, gestores e líderes irão planejar uma rotina de treinamentos, que podem envolver:

  • palestras;
  • panfletos;
  • e-books;
  • estudos de caso;
  • etc.

Tudo isso para capacitar, sensibilizar e conscientizar todos os colaboradores do que é o assédio, da importância de combatê-lo, e dos benefícios gerados pelo uso do Canal de Denúncias com esse fim.

Assim, há o fortalecimento da cultura de respeito e ética, bem como a redução de riscos relacionados à reputação da empresa.

Fortalecimento da cultura de respeito e ética nas empresas

Uma vez que todas as pessoas foram sensibilizadas, estão conscientes do problema do assédio na organização, e o Canal de Denúncias está em funcionamento, todos os que sofrerem ou testemunharem casos de assédio irão denunciar.

Com isso, a empresa estabelece uma política de zero tolerância para com o assédio.

As chances de essa má conduta voltar a ocorrer diminuem drasticamente, já que há consequências para o agressor, as pessoas observam e protegem umas às outras, e cria-se uma cultura de integridade na organização.

Redução de riscos relacionados à reputação corporativa

Um dos pontos mais positivos que se geram na implementação de um Canal de Denúncias é o fortalecimento da reputação corporativa.

Muitas empresas se permitem parasitar por más condutas desse tipo, e acabam sendo expostas pelas mídias, e amplamente conhecidas por esses problemas.

Com um Canal de Denúncias eficiente, esse problema fica sob constante vigilância, protegendo os colaboradores e a própria organização, e criando uma imagem positiva e uma reputação sólida.

Conheça a plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro  

A Contato Seguro fornece um Canal de Denúncias completo, com todos os atributos necessários para seu pleno funcionamento e geração de resultados tangíveis para as organizações.

Benefícios da solução Contato Seguro para prevenir assédios

A Contanto Seguro busca sempre tornar a experiência da implementação do Canal mais fácil para a empresa, e a experiência da denúncia mais cômoda para o usuário.

Por isso, para a empresa:

  • temos uma plataforma personalizável, para que o seu Canal fique a cara da sua empresa;
  • fornecemos os treinamentos necessários para os seus objetivos;
  • e você irá contar com o suporte de especialistas em todo o processo de implementação.


E para o colaborador/usuário:

  • temos uma plataforma intuitiva e de fácil utilização;
  • psicólogos-ouvidores para o melhor acolhimento da denúncia;
  • possibilidade de realizar a denúncia pelo WhatsApp, com o auxílio de uma assistente virtual conectada a uma IA generativa.

Solicite uma demonstração e proteja sua empresa contra assédios

Preencha agora mesmo o formulário ao lado e fale diretamente com um de nossos especialistas!

A Contato Seguro já ajudou mais de 3000 empresas a combater efetivamente o assédio. Proteja você também a sua empresa e seus funcionários!

FAQ: Canal de Denúncia: solução estratégica contra assédios

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Novidades

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos: