Pesquisar
Close this search box.

Canal de Denúncias: como avaliar as métricas de desempenho

Canal de Denúncias: como avaliar as métricas de desempenho

Menu do Artigo

Tempo de Leitura: 5 Minutos

Como qualquer ferramenta ou estratégia implementada numa organização, o Canal de Denúncias também deve ser avaliado e melhorado com o tempo.

As métricas de desempenho são importantes indicadores para a avaliação de processos, e existem métricas próprias para o Canal.

Neste artigo, você vai entender por que um Canal de Denúncias é um instrumento fundamental para garantir a integridade, a transparência e uma boa performance da sua organização.

Depois, iremos mostrar como realizar a avaliação de desempenho do Canal após a implementação.

Tudo pronto? Então vamos começar!

O que é um Canal de Denúncia e por que é importante?

Um Canal de Denúncias é um instrumento de comunicação fundamental numa empresa.

Por ele, é possível criar um caminho de informação entre os colaboradores e a direção para tratar de:

– irregularidades;

– más condutas; e

– desvios no ambiente de trabalho.

Pelo Canal, um colaborador que foi vítima ou testemunhou uma irregularidade pode relatá-la de forma anônima e totalmente sigilosa — protegido de qualquer possibilidade de retaliação.

O medo da retaliação é um dos grandes impedimentos para que denúncias sobre irregularidades ocorram, portanto, poucas pessoas estão dispostas a ir pessoalmente à direção ou RH para reportar os fatos.

Com uma plataforma especializada para denúncias, a manifestação pode se realizar sem comprometer pessoalmente o denunciante de boa fé: sem colocar em risco sua posição no trabalho, e dando a oportunidade da direção combater o desvio.

Principais objetivos do Canal de Denúncia nas empresas

O principal objetivo do Canal de Denúncia nas empresas é impedir que irregularidades aconteçam ao:

  • detectar
  • prevenir
  • combater

Com isso, pode-se evitar a ocorrência de fraudes, desvios, assédio, discriminação, desigualdade salarial, entre outras irregularidades e más condutas que acabam gerando prejuízos graves para a empresa.

Quando há irregularidades que saem do controle da direção, a empresa pode sofrer:

  • perdas financeiras (multas e sanções)
  • perda de produtividade (colaboradores adoecidos)
  • piora do clima organizacional
  • perda de reputação e força no mercado

Todos esses são danos evitáveis, que com uma boa plataforma de Canal de Denúncias podem ser dirimidos, tornando a empresa mais íntegra, com menos acidentes de trabalho, melhor clima organizacional, menos casos de fraude e desvios, menos corrupção, etc.

Mas, para que a empresa possa acompanhar e avaliar a efetividade do Canal, existem métricas de análise fundamentais.

Vamos entender quais são.

Métricas fundamentais para avaliar o Canal de Denúncia

Tempo médio de resposta às denúncias

O tempo médio de resposta às denúncias é uma das métricas fundamentais de avaliação do Canal de Denúncias.

Assim como em qualquer área da vida, se um ato nosso não gera o resultado esperado, vamos tender a não voltar a repeti-lo.

Métricas de desempenho com Canal de Denúncia para Empresas
Métricas de desempenho com Canal de Denúncia para Empresas

No caso do Canal, podemos deixar de acreditar na ferramenta e sua efetividade.

Portanto, o tempo médio para a apuração ou feedback deve ser o menor possível. Se não for assim, mesmo que a ferramenta seja qualificada, os resultados não virão.

Análise qualitativa do Canal de Denúncia

A análise qualitativa dirá sobre as categorias de denúncias, meios escolhidos, prevalência de um tipo ou outro de irregularidade em determinadas áreas.

Esse indicador é uma boa ferramenta para a gestão dos processos. 

Com ele, pode-se estabelecer treinamentos específicos ou estratégias mais direcionadas a um problema.

Análise de feedback sobre a eficácia das resoluções

Todo o objetivo do Canal é evitar irregularidades e criar cultura de integridade. 

Se os colaboradores começam a denunciar, e as denúncias são apuradas e geram resoluções, é preciso saber: as pessoas estão satisfeitas?

Uma medida disciplinar ou uma estratégia para enfrentamento de um problema devem ser compatíveis com a gravidade ou complexidade de uma situação.

Na percepção dos funcionários, essa relação entre a denúncia e a resolução deve ser justa e eficaz.

Portanto, estabelecer o recebimento de feedback sobre a eficácia das resoluções é uma métrica fundamental de análise.

Desafios na medição do desempenho do Canal de Denúncia

As métricas de desempenho auxiliam a gestão do Canal.

Entretanto, na medição e avaliação do Canal podem se manifestar alguns desafios, como a ausência de dados e o subregistro de incidentes.

Como superar a falta de dados concretos

Um bom Canal de Denúncias deve ter uma infraestrutura sólida, e que atenda às necessidades de uma organização real e que deseja verdadeiramente criar mais integridade.

Dessa forma, o Canal deve ser estruturado para recolher a maior quantidade possível de dados — para que possam ser correlacionados e trabalhados, gerando insights para a empresa.

Lidando com o sub registro de incidentes

Se as pessoas não estão utilizando o Canal, há algum problema com a comunicação e com os treinamentos.

Os treinamentos sobre as irregularidades e a comunicação sobre a eficácia e o bom uso do Canal devem preceder a implementação e continuar enquanto o Canal existir e for necessário.

Quando as pessoas não usam o Canal, significa que eles podem estar com medo de retaliação, exposição de dados e não confiam totalmente no anonimato e na confidencialidade.

É preciso investir mais nas comunicações, nas demonstrações sobre o Canal e estabelecer a confiança dos funcionários.

Eficácia de um Canal de Denúncia Terceirizado

O Canal de Denúncia terceirizado que conta com os atributos que acima citamos está pronto para gerar resultados e ser um sucesso na organização.

O ponto central da organização desse canal de comunicação é a proteção: os colaboradores, parceiros e fornecedores devem confiar totalmente na ferramenta, entender como ela funciona e como ela protege suas identidades e impede a retaliação.

Por isso o Canal de Denúncia terceirizado é a melhor escolha.

Para o maior nível de proteção possível, é uma empresa externa que deve realizar as apurações das denúncias.

Contrate o Canal de Denúncias da Contato Seguro para sua empresa

A Contato Seguro é líder e pioneira na implementação de ferramentas de combate a irregularidades nas empresas.

Nosso Canal de Denúncias possui todos os atributos de um Canal de sucesso.

Para implementá-lo na sua empresa, você contará com suporte especializado e com treinamentos personalizados para as necessidades da sua organização.

Preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um de nossos especialistas!

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Saiba como contratar em apenas 3 passos: