Como qualquer ferramenta ou estratégia implementada numa organização, o Canal de Denúncias também deve ser avaliado e melhorado com o tempo.
As métricas de desempenho são importantes indicadores para a avaliação de processos, e existem métricas próprias para o Canal.
Neste artigo, você vai entender por que um Canal de Denúncias é um instrumento fundamental para garantir a integridade, a transparência e uma boa performance da sua organização.
Depois, iremos mostrar como realizar a avaliação de desempenho do Canal após a implementação.
Tudo pronto? Então vamos começar!
O que é um Canal de Denúncia e por que é importante?
Um Canal de Denúncias é um instrumento de comunicação fundamental numa empresa.
Por ele, é possível criar um caminho de informação entre os colaboradores e a direção para tratar de:
– irregularidades;
– más condutas; e
– desvios no ambiente de trabalho.
Pelo Canal, um colaborador que foi vítima ou testemunhou uma irregularidade pode relatá-la de forma anônima e totalmente sigilosa — protegido de qualquer possibilidade de retaliação.
O medo da retaliação é um dos grandes impedimentos para que denúncias sobre irregularidades ocorram, portanto, poucas pessoas estão dispostas a ir pessoalmente à direção ou RH para reportar os fatos.
Com uma plataforma especializada para denúncias, a manifestação pode se realizar sem comprometer pessoalmente o denunciante de boa fé: sem colocar em risco sua posição no trabalho, e dando a oportunidade da direção combater o desvio.
Principais objetivos do Canal de Denúncia nas empresas
O principal objetivo do Canal de Denúncia nas empresas é impedir que irregularidades aconteçam ao:
- detectar
- prevenir
- combater
Com isso, pode-se evitar a ocorrência de fraudes, desvios, assédio, discriminação, desigualdade salarial, entre outras irregularidades e más condutas que acabam gerando prejuízos graves para a empresa.
Quando há irregularidades que saem do controle da direção, a empresa pode sofrer:
- perdas financeiras (multas e sanções)
- perda de produtividade (colaboradores adoecidos)
- piora do clima organizacional
- perda de reputação e força no mercado
Todos esses são danos evitáveis, que com uma boa plataforma de Canal de Denúncias podem ser dirimidos, tornando a empresa mais íntegra, com menos acidentes de trabalho, melhor clima organizacional, menos casos de fraude e desvios, menos corrupção, etc.
Mas, para que a empresa possa acompanhar e avaliar a efetividade do Canal, existem métricas de análise fundamentais.
Vamos entender quais são.
Métricas fundamentais para avaliar o Canal de Denúncia
Tempo médio de resposta às denúncias
O tempo médio de resposta às denúncias é uma das métricas fundamentais de avaliação do Canal de Denúncias.
Assim como em qualquer área da vida, se um ato nosso não gera o resultado esperado, vamos tender a não voltar a repeti-lo.
No caso do Canal, podemos deixar de acreditar na ferramenta e sua efetividade.
Portanto, o tempo médio para a apuração ou feedback deve ser o menor possível. Se não for assim, mesmo que a ferramenta seja qualificada, os resultados não virão.
Análise qualitativa do Canal de Denúncia
A análise qualitativa dirá sobre as categorias de denúncias, meios escolhidos, prevalência de um tipo ou outro de irregularidade em determinadas áreas.
Esse indicador é uma boa ferramenta para a gestão dos processos.
Com ele, pode-se estabelecer treinamentos específicos ou estratégias mais direcionadas a um problema.
Análise de feedback sobre a eficácia das resoluções
Todo o objetivo do Canal é evitar irregularidades e criar cultura de integridade.
Se os colaboradores começam a denunciar, e as denúncias são apuradas e geram resoluções, é preciso saber: as pessoas estão satisfeitas?
Uma medida disciplinar ou uma estratégia para enfrentamento de um problema devem ser compatíveis com a gravidade ou complexidade de uma situação.
Na percepção dos funcionários, essa relação entre a denúncia e a resolução deve ser justa e eficaz.
Portanto, estabelecer o recebimento de feedback sobre a eficácia das resoluções é uma métrica fundamental de análise.
Desafios na medição do desempenho do Canal de Denúncia
As métricas de desempenho auxiliam a gestão do Canal.
Entretanto, na medição e avaliação do Canal podem se manifestar alguns desafios, como a ausência de dados e o subregistro de incidentes.
Como superar a falta de dados concretos
Um bom Canal de Denúncias deve ter uma infraestrutura sólida, e que atenda às necessidades de uma organização real e que deseja verdadeiramente criar mais integridade.
Dessa forma, o Canal deve ser estruturado para recolher a maior quantidade possível de dados — para que possam ser correlacionados e trabalhados, gerando insights para a empresa.
Lidando com o sub registro de incidentes
Se as pessoas não estão utilizando o Canal, há algum problema com a comunicação e com os treinamentos.
Os treinamentos sobre as irregularidades e a comunicação sobre a eficácia e o bom uso do Canal devem preceder a implementação e continuar enquanto o Canal existir e for necessário.
Quando as pessoas não usam o Canal, significa que eles podem estar com medo de retaliação, exposição de dados e não confiam totalmente no anonimato e na confidencialidade.
É preciso investir mais nas comunicações, nas demonstrações sobre o Canal e estabelecer a confiança dos funcionários.
Eficácia de um Canal de Denúncia Terceirizado
O Canal de Denúncia terceirizado que conta com os atributos que acima citamos está pronto para gerar resultados e ser um sucesso na organização.
O ponto central da organização desse canal de comunicação é a proteção: os colaboradores, parceiros e fornecedores devem confiar totalmente na ferramenta, entender como ela funciona e como ela protege suas identidades e impede a retaliação.
Por isso o Canal de Denúncia terceirizado é a melhor escolha.
Para o maior nível de proteção possível, é uma empresa externa que deve realizar as apurações das denúncias.
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Nosso Canal de Denúncias possui todos os atributos de um Canal de sucesso.
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Um Canal de Denúncias é um instrumento de comunicação fundamental numa empresa, que permite aos colaboradores relatarem irregularidades, más condutas e desvios no ambiente de trabalho de forma anônima e sigilosa.
O Canal de Denúncias é importante para impedir que irregularidades aconteçam, detectando, prevenindo e combatendo fraudes, desvios, assédio, discriminação, desigualdade salarial, entre outras más condutas que geram prejuízos graves para a empresa.
Os principais objetivos do Canal de Denúncias nas empresas são detectar, prevenir e combater irregularidades, evitando perdas financeiras, perda de produtividade, piora do clima organizacional e perda de reputação e força no mercado.
As métricas fundamentais para avaliar o Canal de Denúncias são o tempo médio de resposta às denúncias, a análise qualitativa do Canal, e a análise de feedback sobre a eficácia das resoluções.
Os desafios na medição do desempenho do Canal de Denúncias incluem a ausência de dados e o subregistro de incidentes. É preciso investir em comunicação, treinamentos e demonstrações sobre a eficácia e o bom uso do Canal.
O Canal de Denúncias terceirizado é a melhor escolha para garantir o maior nível de proteção possível aos denunciantes, já que é uma empresa externa que realiza as apurações das denúncias, garantindo anonimato e confidencialidade.