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Canal de Denúncias: feedback para os líderes e melhorias contínuas no clima da empresa

Canal de Denúncias: feedback para os líderes e melhorias contínuas no clima da empresa
Tempo de Leitura: 5 Minutos

Talvez você tenha passado por essa situação: num dia comum de trabalho, pegou um colega de setor utilizando um ativo da empresa para benefício próprio— imprimindo documentos de uso pessoal na impressora do trabalho, utilizando o carro da empresa para buscar o filho na escola.

Ser testemunha de uma irregularidade desse tipo é, certamente, constrangedor, e pode despertar um dilema moral: contar ou não contar?

Muitos motivos podem impedir de ver uma irregularidade e denunciar: medo de retaliação, proximidade do autor, ou até mesmo não saber para quem dizer.

Essa é a aplicabilidade do Canal de Denúncias: o Canal é uma ferramenta de comunicação que propicia um espaço para relatos de irregularidades e más condutas no ambiente de trabalho.

Com a garantia de anonimato e confidencialidade, protegendo o denunciante de retaliações, e com total disponibilidade aos usuários, a presença do Canal torna provável que o dilema moral se resolva em: contar, sempre.

Diante de uma irregularidade, por mais mínima que pareça, é preciso denunciar, porque são essas condutas que geram perdas financeiras, dificuldades de relacionamento, perda de motivação para o trabalho, perda de reputação para a organização, dentre outros prejuízos.

A presença do Canal é tão importante por essa razão: na maior parte das vezes, as irregularidades ficam “escondidas” não só da alta direção, mas também dos líderes.

Por não participarem ativamente de todas as atividades, e serem naturalmente um número reduzido de pessoas, essas pequenas ocorrências prejudiciais passam frequentemente despercebidas, ignoradas por eles.

O Canal é a ponte entre o cotidiano do trabalho e as lideranças, no que diz respeito às condutas irregulares: descumprimento de regras e normas, má utilização de ativos, discriminação, bullying, assédio moral e sexual, etc.

Com o Canal, a liderança toma conhecimento desses problemas.

Mas, atenção: isso não significa que o líder tem acesso direto à denúncia!

De forma alguma! 

Não são os líderes que apuram as denúncias — eles nem mesmo chegam a saber dos detalhes dos relatos.

Mas você, líder, pode se beneficiar imensamente desse instrumento, e agora vai entender como!

Liderança e Canal de Denúncias

O papel da liderança numa organização é múltiplo e essencial: 

  • ajudar o time a se organizar no tempo;
  • definir prazos e metas;
  • resolver problemas cotidianos;
  • readaptar planos de ação;
  • negociar tarefas.

No sentido mais interpessoal, o líder também deve:

  • motivar o time;
  • explorar bem os talentos de cada um;
  • manter a ordem e a boa convivência;
  • exigir que os valores da empresa se realizem no dia-a-dia.

Dito isso, é fácil entender por que a liderança pode e deve abraçar o Canal de Denúncias da sua organização: a plataforma pode facilitar muito a compreensão dos problemas nas equipes e, consequentemente, a sua solução.

O Canal, como ferramenta de detecção de irregularidades, é também um gerador de dados fundamentais para a compreensão dos pontos fracos nos times e setores.

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Imagine que uma empresa ainda não tem um Canal de Denúncias.

O time do Comercial vem mantendo sua performance estável desde o último ano, mas isso ainda não é o bastante: a liderança avaliou o potencial da equipe e aumentou em 10% a meta do ano passado.

Num time de 20 pessoas, 5 são verdadeiros talentos na arte de vender, estão na organização há mais de 3 anos, e já entregaram resultados muito acima do novo objetivo.

A liderança aposta num sistema de recompensas infalível, flexibiliza os horários e mantém disponibilidade para solução de problemas o tempo todo.

Mesmo assim, os meses se passam, e o time cada vez parece pior: os resultados continuam os mesmos — estáveis — mas é a postura da equipe que preocupa: todos parecem cansados, desmotivados, e parecem não responder bem às estratégias estabelecidas.

O líder não consegue entender o que acontece: com todos esses benefícios, um time que já superou essa meta tem dificuldade de alcançá-la, e não houve alteração significativa nas condições externas que determinam o volume de vendas.

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Pode ser um caso de irregularidade!

Não surpreenderia se, ao se implementar um Canal de Denúncias, aparecesse um relato de assédio, discriminação, fraude, ou outra irregularidade: essas são os tipos de ocorrência que não ficam sob o radar da liderança!

Canal de Denúncias e Feedbacks para as Lideranças

É muito comum que um time inteiro sofra um impacto negativo como consequência de situações como essas, e a liderança não chega nem a sonhar que isso está acontecendo.

A presença, por exemplo, de discriminação num time, pode causar o mal-estar de todos os membros, e minar sua capacidade conviver, se motivar, e produzir bem.

No caso hipotético que desenhamos acima, é muito possível que algo dessa natureza estivesse ocorrendo.

Feedback para Líderes no Canal de Denúncias
Feedback para Líderes no Canal de Denúncias

Com o Canal de Denúncias, então, os colaboradores podem contar o que está acontecendo.

Depois, os relatos são encaminhados ao Comitê de Ética, que realiza a apuração, e os dados mais amplos (análises) sobre esses problemas podem ser repassados para a liderança.

Assim, a liderança não terá acesso à denúncia completa: quem foi o autor, quem foi a vítima, o que exatamente aconteceu; nada disso. Aliás, as denúncias geralmente são anônimas, o que torna o processo ainda mais seguro para o denunciante.

O Canal permite o tratamento do problema específico (a ocorrência específica), com responsabilização do autor e possível indenização da vítima, se for o caso. Mas isso é realizado de forma discreta, para garantir o sigilo do processo.

As “análises macro”, entretanto, dos problemas serão, sim, repassadas à liderança.

O líder saberá, então, que “discriminação”, ou “fraude”, ou “uso indevido de ativos”, em geral, é um tema que merece maior investimento na equipe, e pode preparar uma intervenção mais acertada para o problema — treinamentos, campanhas de conscientização, etc.

Como o Canal pode ajudar em estratégias para prevenir problemas nas equipes

Perceba que nenhuma estratégia inventada pelo líder resolveria o problema dessa equipe: um caso de discriminação num time só se resolve quando a irregularidade deixa de existir, e pela responsabilização do autor.

O Comitê de Ética, trabalhando com os relatos, pode traçar um mapa para as lideranças — apontando o volume de denúncias nos setores, os tipos de denúncias, etc. 

Esses dados de cenário mais amplo servem como um feedback para os responsáveis pelos setores e equipes, e por isso a presença do Canal ajuda o líder a visualizar estratégias realmente eficientes para a abordagem dos problemas.

Conclusão

O Canal de Denúncias é um grande auxiliador das lideranças nas organizações porque permite a geração de dados relevantes sobre falhas e riscos na empresa.

Evitar irregularidades e más condutas evita o adoecimento, os problemas interpessoais, a desorganização do trabalho e defende a empresa de prejuízos graves.

O líder deve apoiar a ferramenta e incentivar o uso do Canal de Denúncias para que a organização e sua equipe desfrutem de todos os seus benefícios.
Então, líder, se sua empresa ainda não tem um Canal de Denúncias, preencha o formulário ao lado e fale conosco sobre como implementá-lo!

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