O Canal de Denúncias é o coração do Compliance.
Uma empresa que preza e investe em integridade, ética e transparência requer instrumentos e ferramentas que a auxiliem a alcançar esse objetivo.
Irregularidades e más condutas estão presentes em qualquer organização — o volume e intensidade dessas ocorrências dependem de muitos fatores, mas é certo afirmar que nenhuma empresa está livre de sofrer com:
- fraudes
- discriminação
- assédio sexual
- assédio moral
- corrupção
- erros de procedimentos
E muitos outros problemas que atingem o ambiente de trabalho.
Com um Canal de Denúncias, a organização aumenta em muito as chances de identificá-los e combatê-los.
Quando bem implementado, o Canal também funciona como uma força para a prevenção da ocorrência de irregularidades.
Neste artigo você vai entender como e por que o Canal de Denúncias é uma ferramenta estratégica para executivos e administradores — como ele articula diversas medidas que levam uma empresa ao desenvolvimento e maior produtividade.
Boa leitura!
A Importância da Ferramenta para a Tomada de Decisão dos Líderes
Tomar uma decisão significa selecionar e excluir.
Dentre várias opções de ação, tomar uma boa decisão significa saber excluir aquelas que não servem ao objetivo, e selecionar um curso de ação mais apropriado.
Numa organização, os processos de tomada de decisão devem ser muito bem fundamentados em dados, avaliações e evidências.
Quando a questão são irregularidades e más condutas, isso se torna ainda mais importante.
Irregularidades e más condutas podem complicar o clima organizacional, levar a acidentes de trabalho, a processos jurídicos e à perda de reputação e produtividade de uma empresa.
A depender do tamanho e da complexidade da organização, acentua-se a dificuldade de se pensar estrategicamente nessas questões, que são mais trabalhosas por envolverem pessoas.
Assim, uma ferramenta que auxilia nesse processo é de grande valia.
O Canal de Denúncias, ao reunir e organizar os relatos sobre irregularidades numa organização, é uma fonte válida para sustentar a tomada de decisão dos líderes.
Com a plataforma, o Comitê recebe as denúncias de maneira estruturada, e pode então, com os dados em mãos, repassar essas informações aos responsáveis.
Isso não significa que as denúncias serão expostas a todos da empresa: a confidencialidade continua sendo assegurada.
Entretanto, pode-se mapear a frequência, a gravidade e a natureza das denúncias em diferentes setores, e repassar esses dados mais amplos aos setores responsáveis pelos recursos humanos.
Essa estratégia direciona, de forma muito mais eficaz, as ações de mitigação de riscos e combate a irregularidades e más condutas.
Mitigação de Problemas no Clima Organizacional
O Clima Organizacional é um elemento-chave para o bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, para o sucesso da empresa.
O clima é a forma que os funcionários percebem a organização, de seu ponto de vista: como são as relações interpessoais, a comunicação, o arranjo dos processos, o salário, os benefícios, e assim por diante.
O clima organizacional determina o nível de satisfação do colaborador em relação à empresa, seus planos e expectativas, seu senso de valor e, é claro, seu engajamento com as atividades e produtividade.
O assédio, o bullying, discriminação, lideranças tóxicas, dentre outras questões, têm um impacto negativo importante no clima organizacional.
Essas irregularidades arruinam as interações, a liberdade e o gosto pelo trabalho dos colaboradores.
Quando há a disponibilidade de um Canal de Denúncias, essas más condutas não passam impunes: a direção pode tomar consciência da ocorrência das situações e tomar as providências necessárias para mitigá-las.
O Canal de Denúncias, assim, protege o Clima Organizacional e evita problemas jurídicos para a organização, ao mesmo tempo em que potencializa o agir correto.
Impactos positivos no Clima Organizacional
Como colocamos acima, o Clima Organizacional é a forma com que o funcionário enxerga seu ambiente de trabalho.
Essa percepção define a forma que ele se engaja no trabalho e, ao final, define também o nível de satisfação e a produtividade desse colaborador.
Com o Canal de Denúncias, a direção tem a possibilidade de mapear, na empresa, as áreas que estão mais afetadas por este ou aquele problema, e começar a pensar estrategicamente sobre como solucioná-los.
Por exemplo: ao se identificar certa frequência de relato sobre assédio em determinado setor, envolvendo uma determinada pessoa, é possível estabelecer ações para modificar esse cenário.
Essas ações vão depender, é claro, dos relatos, da gravidade da situação, das possibilidades da direção naquele momento.
As denúncias também podem direcionar os treinamentos de conscientização e sensibilização para os colaboradores.
Muitas vezes, a apuração de uma denúncia não leva necessariamente a uma demissão ou a uma questão jurídica, como é comum imaginar. Mas, mais preventivamente, a uma abordagem educativa.
Os processos de treinamento então, se tornam mais vivos, mais fundamentados na realidade, e passam a ser verdadeiras ferramentas estratégicas para a melhoria do clima, da produtividade e do bem-estar dos trabalhadores.
Conclusão
O Canal de Denúncias, enquanto compilador, organizador e categorizador de irregularidades dentro de uma organização, é uma ferramenta estratégica para executivos e administradores.
Com esses dados, os líderes têm a possibilidade de agir conforme as necessidades reais da empresa — atacar as áreas de risco, que aparecem com mais frequência como pontos sensíveis na plataforma.
Dessa maneira, as ações tornam-se mais assertivas, combatendo diretamente as más condutas, e agindo também na prevenção de irregularidades.
Portanto, se sua empresa ainda não tem um Canal de Denúncias, fale com um de nossos especialistas preenchendo o formulário ao lado, e aposte na melhor solução para a sua organização!
O Canal de Denúncias é uma ferramenta de Compliance que permite a colaboradores e terceiros relatarem anonimamente irregularidades e más condutas dentro de uma organização, como fraudes, discriminação, assédio, entre outros problemas.
Ele é crucial porque fornece dados estruturados sobre irregularidades, auxiliando na tomada de decisão, na mitigação de riscos, e na implementação de estratégias para melhorar o clima organizacional e a produtividade.
Ao identificar e permitir a atuação sobre assédios, discriminação, e outras questões negativas, o Canal de Denúncias protege e melhora o clima organizacional, contribuindo para o bem-estar dos colaboradores e para a prevenção de problemas jurídicos.
Proporciona uma abordagem preventiva, permitindo que a direção da empresa tome consciência de situações problemáticas e atue de forma estratégica para solucioná-las, seja por meio de ações diretas ou de treinamentos de sensibilização.
Os benefícios incluem a detecção e prevenção de irregularidades, a melhoria do clima organizacional, a proteção contra riscos jurídicos, a promoção de um ambiente de trabalho ético e a contribuição para a sustentabilidade e produtividade empresarial.
Fornece informações valiosas que permitem aos executivos e administradores identificar padrões de conduta inadequada, mapear áreas de risco e desenvolver ações assertivas para abordar e prevenir irregularidades, alinhando-se com os objetivos de integridade e ética da empresa.