Canal de Denúncias: Ferramenta Estratégica para Executivos e Administradores

Canal de Denúncias: Ferramenta Estratégica para Executivos e Administradores

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Tempo de Leitura: 5 Minutos

O Canal de Denúncias é o coração do Compliance.

Uma empresa que preza e investe em integridade, ética e transparência requer instrumentos e ferramentas que a auxiliem a alcançar esse objetivo.

Irregularidades e más condutas estão presentes em qualquer organização — o volume e intensidade dessas ocorrências dependem de muitos fatores, mas é certo afirmar que nenhuma empresa está livre de sofrer com:

  • fraudes
  • discriminação
  • assédio sexual
  • assédio moral
  • corrupção
  • erros de procedimentos

E muitos outros problemas que atingem o ambiente de trabalho.

Com um Canal de Denúncias, a organização aumenta em muito as chances de identificá-los e combatê-los.

Quando bem implementado, o Canal também funciona como uma força para a prevenção da ocorrência de irregularidades.

Neste artigo você vai entender como e por que o Canal de Denúncias é uma ferramenta estratégica para executivos e administradores — como ele articula diversas medidas que levam uma empresa ao desenvolvimento e maior produtividade.

Boa leitura!

A Importância da Ferramenta para a Tomada de Decisão dos Líderes

Tomar uma decisão significa selecionar e excluir.

Dentre várias opções de ação, tomar uma boa decisão significa saber excluir aquelas que não servem ao objetivo, e selecionar um curso de ação mais apropriado.

Numa organização, os processos de tomada de decisão devem ser muito bem fundamentados em dados, avaliações e evidências.

Quando a questão são irregularidades e más condutas, isso se torna ainda mais importante.

Irregularidades e más condutas podem complicar o clima organizacional, levar a acidentes de trabalho, a processos jurídicos e à perda de reputação e produtividade de uma empresa.

A depender do tamanho e da complexidade da organização, acentua-se a dificuldade de se pensar estrategicamente nessas questões, que são mais trabalhosas por envolverem pessoas.

Assim, uma ferramenta que auxilia nesse processo é de grande valia.

O Canal de Denúncias, ao reunir e organizar os relatos sobre irregularidades numa organização, é uma fonte válida para sustentar a tomada de decisão dos líderes.

Com a plataforma, o Comitê recebe as denúncias de maneira estruturada, e pode então, com os dados em mãos, repassar essas informações aos responsáveis.

Isso não significa que as denúncias serão expostas a todos da empresa: a confidencialidade continua sendo assegurada.

Entretanto, pode-se mapear a frequência, a gravidade e a natureza das denúncias em diferentes setores, e repassar esses dados mais amplos aos setores responsáveis pelos recursos humanos.

Essa estratégia direciona, de forma muito mais eficaz, as ações de mitigação de riscos e combate a irregularidades e más condutas.

Mitigação de Problemas no Clima Organizacional

O Clima Organizacional é um elemento-chave para o bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, para o sucesso da empresa. 

O clima é a forma que os funcionários percebem a organização, de seu ponto de vista: como são as relações interpessoais, a comunicação, o arranjo dos processos, o salário, os benefícios, e assim por diante. 

Ferramaneta de Canal de Denúncia para Empresas
Ferramaneta de Canal de Denúncia para Empresas

O clima organizacional determina o nível de satisfação do colaborador em relação à empresa, seus planos e expectativas, seu senso de valor e, é claro, seu engajamento com as atividades e produtividade.

O assédio, o bullying, discriminação, lideranças tóxicas, dentre outras questões, têm um impacto negativo importante no clima organizacional.

Essas irregularidades arruinam as interações, a liberdade e o gosto pelo trabalho dos colaboradores.

Quando há a disponibilidade de um Canal de Denúncias, essas más condutas não passam impunes: a direção pode tomar consciência da ocorrência das situações e tomar as providências necessárias para mitigá-las.

O Canal de Denúncias, assim, protege o Clima Organizacional e evita problemas jurídicos para a organização, ao mesmo tempo em que potencializa o agir correto.

Impactos positivos no Clima Organizacional

Como colocamos acima, o Clima Organizacional é a forma com que o funcionário enxerga seu ambiente de trabalho.

Essa percepção define a forma que ele se engaja no trabalho e, ao final, define também o nível de satisfação e a produtividade desse colaborador.

Com o Canal de Denúncias, a direção tem a possibilidade de mapear, na empresa, as áreas que estão mais afetadas por este ou aquele problema, e começar a pensar estrategicamente sobre como solucioná-los.

Por exemplo: ao se identificar certa frequência de relato sobre assédio em determinado setor, envolvendo uma determinada pessoa, é possível estabelecer ações para modificar esse cenário.

Essas ações vão depender, é claro, dos relatos, da gravidade da situação, das possibilidades da direção naquele momento.

As denúncias também podem direcionar os treinamentos de conscientização e sensibilização para os colaboradores.

Muitas vezes, a apuração de uma denúncia não leva necessariamente a uma demissão ou a uma questão jurídica, como é comum imaginar. Mas, mais preventivamente, a uma abordagem educativa.

Os processos de treinamento então, se tornam mais vivos, mais fundamentados na realidade, e passam a ser verdadeiras ferramentas estratégicas para a melhoria do clima, da produtividade e do bem-estar dos trabalhadores.

Conclusão

O Canal de Denúncias, enquanto compilador, organizador e categorizador de irregularidades dentro de uma organização, é uma ferramenta estratégica para executivos e administradores.

Com esses dados, os líderes têm a possibilidade de agir conforme as necessidades reais da empresa — atacar as áreas de risco, que aparecem com mais frequência como pontos sensíveis na plataforma.

Dessa maneira, as ações tornam-se mais assertivas, combatendo diretamente as más condutas, e agindo também na prevenção de irregularidades.
Portanto, se sua empresa ainda não tem um Canal de Denúncias, fale com um de nossos especialistas preenchendo o formulário ao lado, e aposte na melhor solução para a sua organização!

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