Código de Conduta: O que é, como elaborar e aplicar em sua empresa.

mão de uma pessoa apontando para a tela de um ipad em cima da mesa
Menu do Artigo
Tempo de Leitura: 7 Minutos

Toda empresa precisa deixar claro quais comportamentos são esperados de seus colaboradores, parceiros e lideranças, independentemente do porte ou setor em que atua.

O Código de Conduta cumpre exatamente esse papel: é um documento que orienta atitudes, define limites e ajuda a preservar a cultura organizacional.

Apesar de não ser uma exigência legal, o Código de Conduta é considerado uma ferramenta de grande importância para a criação de um ambiente de trabalho ético, transparente e seguro.

Ele é uma das bases dos programas de integridade e compliance, e tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo.

Quando bem elaborado e aplicado, ele agrega valor às relações profissionais e demonstra o comprometimento da empresa com padrões elevados de responsabilidade.

Hoje, vamos explicar o que é um Código de Conduta, como ele se diferencia do Código de Ética, quais os seus benefícios e trazemos um passo a passo completo para a sua criação e implementação.

Confira agora!

O que é código de conduta para empresa?

O Código de Conduta para empresas é um documento formado por um conjunto de regras práticas que orienta os colaboradores sobre o que é considerado aceitável e inaceitável no ambiente de trabalho, indicando as consequências para as violações identificadas.

Diferença entre código de conduta e código de ética

O Código de Conduta traz em suas normas o modelo de comportamento esperado dos trabalhadores de uma organização. Já o Código de Ética estabelece os valores e princípios morais que devem guiar esses comportamentos.

Como se diferenciam na prática

Diferente do Código de Ética, o Código de Conduta foca em comportamentos concretos e objetivos. Ou seja, enquanto o primeiro documento responde ao “porquê” das decisões e ações, o segundo se concentra no “como” essas ações devem ser realizadas.
Apesar de suas diferenças conceituais, o Código de Ética e o Código de Conduta frequentemente se unem para formar o programa de compliance de uma empresa e fortalecer o clima de confiança e a segurança para todos no trabalho.

Para que serve o código de conduta em uma empresa?

O Código de Conduta serve como um guia para os colaboradores desde o processo de onboarding até o final da sua trajetória dentro da organização.

Desse modo, ele apresenta a cultura organizacional desejada pelos empregadores e ajuda a manter a conformidade com as políticas internas e regulamentações legais.

Por que o código de conduta é importante?

O Código de Conduta é importante porque orienta empregadores, lideranças e o setor de Gente e Gestão sobre como lidar com comportamentos, conflitos e decisões do dia a dia, prevenindo desvios éticos e desenvolvendo a cultura organizacional.

Benefícios do código de conduta e ética

Um Código de Conduta bem estruturado traz benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Ele reforça a transparência nas relações profissionais, melhora a reputação institucional e reduz riscos legais.

Para os funcionários, oferece mais segurança, clareza sobre expectativas comportamentais e um ambiente mais justo e acolhedor.

Código de Conduta: documento personalizado

Ao contrário do que alguns pensam, o Código de Conduta não é um conjunto de frases prontas ou um “material de prateleira” que se encontra na Internet e só muda a logomarca. 

Trata-se de um documento que deve refletir a cultura da empresa, seu linguajar e suas características principais, transmitindo ao leitor o sentimento de um conteúdo honesto, verdadeiro e válido.

Assim sendo, a forma como se elabora o Código de Conduta assume papel relevante, pois, errar no nascedouro compromete todo trabalho.

Premissas para elaborar um Código

O sucesso na elaboração de um Código de Conduta robusto está nas seguintes premissas:

  1. Ter em mente que o Código de Conduta deve ser simples, completo e ter uma linguagem de fácil entendimento, sem estrangeirismos ou palavras rebuscadas.
  2. O texto deve propiciar uma leitura agradável. Nesse sentido, preocupar-se com o formato também importa, pois um visual bonito e convidativo contribui para reter a atenção do leitor.
  3. Conhecer a cultura organizacional, suas relações e, principalmente, os riscos existentes relativos à conduta das pessoas envolvidas, tais como: funcionários, estagiários, executivos, sócios e até terceiros, como fornecedores, associados e distribuidores.

A identificação dos riscos é tarefa inicial, chamada de “Compliance Risk Assessment”. 

Além disso, a organização deve definir as medidas mitigadoras, ou seja, as ações que devem prevenir os riscos e reduzir a chance de se concretizarem na prática.

Mas, como elaborar o texto e se certificar que ele abrange na plenitude as necessidades? Explicaremos a seguir!

Como elaborar o conteúdo de um Código?

O Código de Conduta é um documento desenvolvido de forma colaborativa, com envolvimento de diferentes áreas e respaldo da alta gestão. A seguir, você confere um passo a passo completo que pode ser seguido com ou sem o apoio de uma consultoria especializada:

1) Escolha o time responsável

Defina um grupo multidisciplinar para liderar o projeto, com profissionais de Gente e Gestão, Jurídico, Comunicação e Compliance. Se possível, envolva representantes de outras áreas para garantir uma visão mais ampla do negócio.

2) Acolha as sugestões dos colaboradores

Aplique entrevistas, enquetes ou rodas de conversa com colaboradores de diferentes setores e níveis hierárquicos. A escuta ativa ajuda a entender percepções sobre ética, respeito e conduta no dia a dia.

3) Analise Códigos de Conduta de referências externas

Busque inspiração em Códigos de Conduta de outras empresas do setor, além de diretrizes legais e boas práticas de compliance. Assim, há maior chance da estrutura estar adequada ao porte, cultura e realidade da sua organização.

4) Escreva o conteúdo do Código de Conduta

Com base nas informações internas e referências externas, comece a redigir o documento usando uma linguagem clara, objetiva e acessível. Evite jargões jurídicos e traduza os valores da empresa em comportamentos práticos.

Há alguns tópicos indispensáveis em um Código de Conduta, independente do perfil da instituição. São eles:

  • Mensagem da liderança;
  • Objetivos do Código de Conduta;
  • Propósito e valores institucionais;
  • Critérios de conduta nos relacionamentos (internos e externos, como fornecedores, parceiros, governo, clientes, concorrentes, imprensa, etc.);
  • Compliance no ambiente de trabalho;
  • Meio Ambiente, saúde e segurança do trabalho;
  • Política Anticorrupção;
  • Compromissos éticos (brindes, presentes, convites, viagens, sorteios e outros);
  • Conflito de interesses;
  • Respeito e diversidade;
  • Assédio moral e sexual;
  • Política de não retaliação no trabalho;
  • Segurança da informação;
  • Privacidade e proteção de dados pessoais;
  • Patrimônio e propriedade intelectual;
  • Conduta fora da empresa;
  • Comunicação de dúvidas, sugestões ou denúncias;
  • Medidas disciplinares e respostas;
  • Termo de recebimento e compromisso.

Dica: caso conte com uma consultoria especializada, essa etapa poderá incluir entrevistas, análises de risco e até workshops colaborativos para enriquecer ainda mais o conteúdo.

5) Valide o conteúdo com áreas estratégicas

O texto base deve ser revisado por áreas como Gente e Gestão, Jurídico, Comunicação e, se houver, o setor de Compliance para que o conteúdo seja aplicável, coerente com a legislação e alinhado ao posicionamento da marca.

6) Divulgue o Código de Conduta para o público-alvo

Depois de aprovado pela alta gestão (diretoria, presidência ou conselho), o Código de Conduta deve ser publicado em um canal de fácil acesso a todas as partes interessadas, como colaboradores, fornecedores e clientes.

7) Mantenha o Código de Conduta vivo na mente de todos

O engajamento começa quando as pessoas entendem o propósito do documento. Faça apresentações, envie materiais explicativos, promova rodas de conversa e outras ações que envolvam todos os times.

Providências imprescindíveis

O Código de Conduta precisa ser publicado de forma a ser acessado pelos públicos externos e internos. Internet, Intranet, e-mails, links nos pedidos de compra e murais na empresa são apenas alguns exemplos de locais sugeridos. 

No entanto, internamente, é fundamental haver uma campanha de comunicação, sensibilização e orientação da força de trabalho para a sua leitura, entendimento e compromisso no cumprimento do conteúdo desse documento.

“Se necessário, treinamentos devem ser ministrados. A saber: essa comunicação e treinamento deve alcançar 100% do público”, reforça Wagner Giovanini, diretor de compliance da maior fornecedora de Canais de Denúncias no Brasil, a Contato Seguro.

Providências complementares

Não se espera que um Código de Conduta consiga abordar todos os detalhes necessários para que as pessoas possam cumpri-lo na plenitude.

São necessárias políticas específicas, procedimentos e instruções de trabalho que orientem o interessado para a perfeita execução de um determinado processo, realização de uma atividade ou tomada de decisão. 

Por isso, os funcionários devem ter à disposição um mecanismo para, caso suspeitem de algum descumprimento do Código de Conduta, fazerem os relatos com segurança.

Um Canal de Denúncias externo assegura a confidencialidade, permite o anonimato e confere proteção ao manifestante. Somente com essa ferramenta, a organização poderia coibir as infrações e acolher dúvidas e sugestões que normalmente ficam ocultas aos olhos da Direção da empresa.

Exemplos de código de conduta

Para entender melhor como estruturar um Código de Conduta na prática, vale observar como diferentes empresas, de variados portes e setores, organizam esse documento. A seguir, destacamos alguns exemplos de referência no mercado:

EmpresaSetorPorteComo o Código de Conduta é estruturado
Leroy MerlinVarejo / Home centerGrandeEstruturado por princípios, regras de comportamento e canais de orientação. Linguagem acessível e recursos visuais.
VotorantimIndústria / Materiais de construçãoMultinacionalAborda direitos humanos, anticorrupção, conflitos de interesse e segurança. Traz exemplos práticos e temas divididos por tópicos.
FIESCEntidade de classe / IndústriaGrandeFoco institucional, com diretrizes para dirigentes e colaboradores. Orientações sobre ética, recursos e relações com o poder público.
FGVEducação / PesquisaGrandeOrganizado por públicos (colaboradores, alunos, pesquisadores). Ênfase em integridade acadêmica, diversidade e uso adequado de recursos.
Grupo Natura &CoCosméticos / Bens de consumoMultinacionalDestaque para sustentabilidade, diversidade e ética nas relações. Visual moderno, com infográficos e exemplos. Disponível em vários idiomas e reforçado por treinamentos.
A Compliance Total é especialista na elaboração de Código de Conduta, além de ser a primeira consultoria especializada em Compliance do Brasil fundada por Wagner Giovanini — Expert em Compliance.  

Wagner Giovanini é especialista em Compliance, sócio-diretor da Compliance Total e Contato Seguro e autor do livro “Compliance – a excelência na prática”.

Conclusão

O Código de Conduta representa o compromisso da empresa com práticas éticas, respeito mútuo e relações transparentes no ambiente de trabalho.

Antes de criar regras, trata-se de escutar as pessoas, descomplicar as relações e agregar valor à experiência profissional de todos.

Logo, sua aplicação eficaz depende de uma comunicação transparente, treinamentos contínuos e, principalmente, do exemplo vindo da liderança.

Também é fundamental oferecer canais de escuta, como o Canal de Denúncias, para que colaboradores possam relatar dúvidas, sugestões e condutas inadequadas com segurança e boa-fé.

Quer entender mais sobre o funcionamento de um Canal de Denúncias externo? Converse agora com os especialistas da Contato Seguro!

4.7/5 - 716 votos

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos: