Diversas normativas, ferramentas e instrumentos técnicos conceituam, orientam e fornecem meios para a avaliação e gestão de riscos psicossociais no ambiente de trabalho.
A ISO 45003 é uma normativa internacional que trata amplamente sobre este tema — é complementar à ISO 45000, normativa que trata da saúde e segurança ocupacional.
Publicada em 2021, a ISO 45003 integra-se ao sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho, e torna-se fundamental com a nova NR-1, que insere os fatores de riscos psicossociais, obrigatoriamente, no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
Entende-se que os fatores de risco psicossociais podem aumentar custos e baixar a qualidade de produção e serviço, reduzir produtividade e motivação, aumentar número de absenteísmo, gerar problemas com a justiça do trabalho, e aumentar chances de choques reputacionais.
Neste artigo, entenda a utilidade da normativa para identificar e gerenciar riscos psicossociais, bem como possibilidades de suas aplicações práticas em cada organização.
Veja, ainda, como o Canal de Denúncias pode ser um instrumento de apoio central para garantir a escuta dos colaboradores, que são o coração da organização e que, segundo a atualização da NR-1, precisam ser ouvidos e participar ativamente da gestão dos riscos psicossociais.
Vamos começar? Boa leitura!
Principais riscos psicossociais no ambiente de trabalho abordados pela ISO N 45003
Os principais fatores de risco psicossociais no ambiente de trabalho se relacionam com a forma da organização e gestão do trabalho, com as relações interpessoais, e ambiente físico do trabalho.
A norma orienta que se investiguem, dentro das organizações, questões como:
- Assédio moral ou sexual e outros atritos interpessoais;
- Volume e tempo excessivo de trabalho;
- Vigilância, microgerenciamento e fala de autonomia;
- Ausência de apoio entre colaboradores e líderes, bem como de instrumentos de escuta eficientes para feedback;
- Ambiguidade de papéis, falta de clareza sobre expectativas sobre competências e funções;
- Ausência de suporte nos processos de adaptação e mudanças dentro da organização.
Para cada empresa, esses riscos se expressam de formas diferentes, de forma que a investigação, coleta de dados e trabalho de identificação deve ser adaptada à cultura organizacional, seu setor e segmento.
Nesse vídeo do Canal ATSG, confira uma conversa de Rogério Meira e Dave Ramos sobre a aplicação e a utilidade da ISO N 45003 e sobre a gestão de riscos psicossociais:
Benefícios diretos para empresas e colaboradores com ISO N 45003:2021
A ISO 45003:2021 objetiva o empoderamento de empresas para aplicar estratégias mais eficientes para a saúde e segurança psicossocial no trabalho.
Não é uma obrigação, mas é uma poderosa estratégia para empresas que desejam gerar os benefícios associados à saúde ocupacional que ela visa.
A atualização da NR-1, sim, torna obrigatória a presença da análise dos fatores de risco psicossociais no Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), o que faz da ISO 45003 uma ferramenta fundamental.
Veja alguns benefícios diretos da boa gestão dos riscos psicossociais e consequente geração de maior saúde e segurança psicossocial no ambiente de trabalho:
- Prevenção de adoecimento mental: 2024 foi um ano recorde para os números de absenteísmo devido a questões de saúde mental. Quase meio milhão de trabalhadores tiveram suas rotinas de trabalho afetadas em razão do sofrimento psíquico.
A aplicação de ferramentas para compreensão, avaliação e gestão de fatores de risco psicossociais como a ISO 45003 fortalece a eficácia das estratégias e previne efetivamente o adoecimento psíquico relacionado ao ambiente de trabalho. - Redução de taxa de rotatividade e números de absenteísmo: rotatividade alta e altos níveis de absenteísmo são altamente prejudiciais para as organizações, e sinalizam necessidade de mudanças urgentes.
Um ambiente de trabalho seguro e saudável do ponto de vista psicossocial fortalece as relações interpessoais, a comunicação, a organização do trabalho e acaba gerando maior motivação, produtividade e engajamento dos colaboradores com seu trabalho. - Fortalecimento da cultura e da reputação: empresas que se importam com a saúde mental de seus colaboradores são, mais do que nunca, muito bem-vistas no mercado, demonstrando sensibilidade e empatia.
Uma cultura e reputação fortes fazem toda a diferença num mercado competitivo como o atual. Aplicar a ISO 45003 nas novas obrigações da NR-1 é uma forma de garantir a qualidade das estratégias e gerar um impacto positivo na saúde laboral.
Identificando riscos psicossociais na organização
Identificar riscos psicossociais numa organização é também dar voz aos colaboradores e entender a dinâmica do trabalho sob a sua perspectiva.
Fica evidente que, por mais que existam ferramentas norteadoras, instrumentos, escalas e métricas de avaliação, quem pode dizer melhor sobre o que é estar seguro e saudável dentro da organização são as pessoas que a compõem.
Desde 2022, a NR-1 estabelece que “Devem ser consideradas as percepções dos trabalhadores sobre os riscos ocupacionais e suas sugestões de melhorias.”
Por isso, os processos para levantamento de dados e identificação de riscos devem contar com a participação ativa dos trabalhadores.
O Canal de Denúncias é um instrumento altamente eficaz e validado para coletar esse tipo de dados e informações.
Por garantir o anonimato e a confidencialidade, e contar com uma estrutura altamente segura, o Canal permite que as pessoas se manifestem — deem sugestões, façam questionamentos e relatem uma denúncia — livremente, sem medo de retaliação.
O papel do Canal de Denúncias na detecção precoce de problemas
O alto nível de segurança e confiança do Canal fazem com que a ferramenta seja o principal meio de detecção de fraudes, por exemplo. Da mesma forma, na maioria das organizações, as questões interpessoais são as mais relatadas.
Os trabalhadores, portanto, já entendem que o Canal pode e deve ser usado para chamar a atenção a questões que impactam o bem-estar psicossocial da empresa.
Uma das questões citadas pela ISO 45003 é, precisamente, a falta de instrumentos de escuta para a livre manifestação dos colaboradores numa organização.
Dessa forma, o Canal de Denúncias é altamente indicado como apoio para as novas rotinas de cuidados com a saúde do trabalhador exigidas pela NR-1.
Como a Contato Seguro pode ajudar sua empresa
A Contato Seguro possui uma plataforma de Canal de Denúncias completa e personalizável, presente em mais de 3 mil empresas ao redor do mundo.
Com as novas disposições da NR-1, sua empresa precisa estudar, avaliar e levantar dados a respeito de riscos psicossociais no trabalho, e o Canal de Denúncias pode ser um instrumento-chave nesse novo processo.
A ISO 45003 aponta diversos fatores de risco que podem ser identificados com a ajuda de um Canal eficiente.
Ao implementar a nossa plataforma, sua empresa recebe os treinamentos introdutórios de maneira personalizada para as necessidades da sua organização.
Com isso, os resultados positivos da implementação do instrumento são rapidamente sentidos, gerando uma transformação importante na cultura e no clima organizacional.
Adeque-se à NR-1 com o apoio da ISO 45003, e conte com o nosso Canal de Denúncias.
Basta preencher o formulário ao lado e falar diretamente com um dos nossos especialistas!
A ISO N 45003 é uma norma internacional complementar à ISO 45000, focada na gestão de riscos psicossociais no trabalho. Ela oferece orientações claras para empresas identificarem e mitigarem fatores que afetam a saúde mental e emocional dos trabalhadores.
Os principais riscos incluem assédio moral ou sexual, excesso de trabalho, microgerenciamento, falta de suporte emocional, ambiguidade de papéis e dificuldades na adaptação a mudanças organizacionais
A ISO N 45003 proporciona ferramentas que melhoram o ambiente psicossocial, prevenindo adoecimento mental. Isso gera maior satisfação e engajamento, reduzindo significativamente as taxas de absenteísmo e rotatividade nas empresas.
Não diretamente. No entanto, a recente atualização da NR-1 torna obrigatória a gestão dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). A ISO 45003 funciona como uma excelente ferramenta de apoio nesse processo.
O Canal de Denúncias é fundamental para identificar precocemente problemas como assédio ou conflitos interpessoais. Ao garantir anonimato e confidencialidade, ele permite que colaboradores relatem problemas sem medo, contribuindo diretamente para a saúde organizacional.
A Contato Seguro oferece uma plataforma completa de Canal de Denúncias adaptada às exigências da NR-1 e da ISO 45003. Com treinamento personalizado e estrutura segura, facilita a escuta ativa dos colaboradores, acelerando resultados positivos na gestão psicossocial.