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Como acompanhar a efetividade do seu Canal de Denúncias

Como acompanhar a efetividade do seu Canal de Denúncias
Tempo de Leitura: 7 Minutos

Assédio, discriminação, corrupção, furtos, desvios de ativos, bullying, discriminação, assédio moral e sexual são algumas das irregularidades que podem afetar uma empresa.

É natural que numa organização esse tipo de conduta ocorra. Sempre haverá alguém para infringir as regras e agir mal.

Entretanto as más condutas e irregularidades causam malefícios reais para um local de trabalho:

  • prejuízos financeiros;
  • danos à reputação da empresa;
  • perda de motivação e baixa produtividade dos colaboradores;
  • piora do clima organizacional;
  • aumento de absenteísmo e afastamentos.

Sem um controle efetivo das irregularidades numa organização, esses problemas se multiplicam e tornam-se insustentáveis.

Com frequência, a empresa já enfrenta esses problemas e nem sabe que eles ocorrem devido à presença massiva desses desvios de conduta.

O Canal de Denúncias, então, serve para isso: é uma ferramenta de comunicação para que a direção tome conhecimento das irregularidades que ocorrem no local de trabalho.

Os colaboradores, parceiros comerciais e fornecedores podem relatar irregularidades vistas em seu ambiente de trabalho na plataforma.

Essas denúncias são levadas à apuração, e há a chance de se resolver o problema diretamente e ainda prevenir que ele volte a ocorrer.

Para que esse processo seja realizado da maneira mais efetiva possível, alguns recursos e ferramentas são fundamentais. Neste artigo, você vai entender quais são eles.

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Boa leitura!

Recursos e ferramentas do Canal de Denúncias

Para ser efetivo, o Canal de Denúncias precisa ter algumas características. Destacamos três delas:

  • ser externo: um Canal interno implica na apuração interna da denúncia. Mas, e quando a denúncia trata de uma pessoa que participa da apuração? O Canal de Denúncias interno acarreta em conflito de interesse — em algum momento, o julgamento será prejudicado pela proximidade das pessoas envolvidas.

    Por isso, um Canal externo é a melhor opção. Garante-se assim a confidencialidade e o sigilo, e a imparcialidade no trabalho com as denúncias.
  • possibilidade de anonimato: a principal causa para que as pessoas não denunciem irregularidades é o medo da retaliação. Se um indivíduo relata uma má conduta de trabalho e é obrigado a ter sua identidade revelada, há o risco de represálias — perda do emprego, perda do status na organização, etc.

    Assim, um bom canal deve ter e garantir o anonimato, que significa o completo desconhecimento da identidade do denunciante. Só assim pode-se garantir a segurança do relator e permitir que as denúncias sejam realizadas.
  • investigação interna e medidas disciplinares: o processo de recebimento e de apuração das denúncias deve ser impecável. Todas as denúncias devem ser analisadas e, as que forem legítimas, devem ser apuradas e levar a algum resultado.

    Um indivíduo realiza uma denúncia porque deseja que algo seja feito a respeito da irregularidade. Portanto, a efetividade do Canal prova-se quando os autores das más condutas sofrem consequências, e a organização se movimenta para evitar que essas ocorram de novo.

Além disso, a interface da plataforma deve ser intuitiva e permitir a facilidade do relato, independentemente do meio usado (pelo telefone 0800, e-mail, canal web, aplicativo). 

Canal de Denúncias: como acompanhar a efetividade
Canal de Denúncias: como acompanhar a efetividade

O fluxo da denúncia dentro da organização segue o seguinte roteiro:

  1. A captação da denúncia;
  2. Análise dos dados coletados;
  3. Análise do relato;
  4. Triagem (questionamento se o relato é mesmo uma denuncia ou não);
  5. Caso seja mesmo uma denúncia, deve-se analisar os dados para elaborar um plano de investigação;
  6. Obter aprovação para investigar;
  7. Registro do plano de investigação e atas de reunião no sistema;
  8. Dar procedência à investigação;
  9. Emissão de relatórios;
  10. Encerramento da denúncia;
  11. Registro de procedente ou improcedente;
  12. Adoção de medidas disciplinares e definição de ações a fim de evitar a reincidência;
  13. Monitoramento suportado pelos indicadores do sistema.

Alguns recursos e ferramentas são imprescindíveis numa plataforma de Canal de Denúncias para que essas características se façam presentes, e para que o roteiro siga sem interferências.

Para você entender melhor como isso funciona, entrevistamos o Coordenador de TI da Contato Seguro, Gian Chiodo, que delineou os aspectos técnicos que tornam o nosso Canal efetivo e seguro.

Aspectos técnicos do Canal de Denúncias

P: O que acontece depois que essa denúncia é registrada na plataforma? Para onde ela vai, quem a vê, e o que garante que ela permaneça em sigilo?

R: Após o registro do relato na plataforma, seja via canal web, aplicativo, e-mail ou 0800, o registro passará por uma etapa de avaliação e liberação da nossa equipe de Advogados Especialistas.

Essa equipe é responsável por encaminhar o relato para o comitê responsável pelo tratamento (ou distribuição) interno.

Durante a etapa de liberação, serão configurados os bloqueios de acesso de usuários/pessoas que não tem autorização para visualizar o conteúdo descrito pelo manifestante durante o preenchimento dos formulários. 

É importante relembrar que cada empresa possui suas regras de acesso, variando de empresa para empresa.

A nível de sistema, a limitação de acesso pode ser realizada por comitês ou por usuários/perfis.

Posteriormente, o relato é direcionado ao nosso Portal de Gestão, onde a equipe de compliance e o Comitê de Ética da empresa realizará as etapas de tratamento do caso.

P: Quais dados podem ser acompanhados por meio da plataforma? Pode-se alterar a denúncia? Excluir? Pode-se adicionar dados se for necessário?

R: O manifestante poderá, por meio do canal web, realizar a consulta de seu relato utilizando o protocolo, e terá acesso às mensagens com a equipe de compliance da empresa e o status do caso. 

Caso o manifestante queira alterar alguma informação, é necessário que ele utilize o campo de conversação para informar à equipe de compliance. Esta equipe terá acesso às mensagens trocadas entre os membros do comitê e o manifestante.

O manifestante tem a possibilidade de solicitar a remoção dos seus dados de identificação do relato, assim, o membro do comitê que está realizando a tratativa fará a devida remoção conforme solicitação. 

Após a remoção dos dados, a empresa não terá mais acesso às informações de identificação do manifestante.

P: Como o usuário pode fazer o acompanhamento da denúncia? O que ele sabe sobre a denúncia durante o processo? 

R: O manifestante pode consultar e acompanhar a tratativa do seu relato utilizando o protocolo exibido no final do registro do seu relato.

No local exclusivo de acesso (utilizando este protocolo), o manifestante terá acesso ao status de seu relato (constando se o relato ainda está aberto ou se já foi fechado), realizar a conversação com a equipe de compliance da empresa (por meio de mensagens de texto e/ou incluindo arquivos), solicitar a remoção dos seus dados pessoais (em casos de manifestantes que se identificaram durante o registro do relato) e, também, vincular o protocolo a algum outro já existente (caso o evento esteja acontecendo novamente).

Cabe à equipe de compliance da empresa devolver o feedback da apuração e tratativa do relato, seja por meio de uma mensagem na funcionalidade de conversação, seja via atualização do status do caso.

P: Quais recursos o Canal da Contato Seguro disponibiliza para esse acompanhamento? De que forma ele se dá?

R: O manifestante que realizou seu relato via 0800, site e e-mail fará seu acompanhamento utilizando o formato explicado acima. Já o manifestante que utilizou o aplicativo da Contato Seguro para fazer o registro, terá o controle dos seus relatos no mesmo local, de forma centralizada.

Existem diversas ferramentas e automações para auxiliar o membro de comitê da equipe de compliance da empresa a realizar a atualização das informações para o manifestante, assim, é possível manter o manifestante informado durante todo o processo.

Funcionalidades para a empresa

Para a empresa, o Canal também tem recursos e ferramentas que permitem que a direção enxergue quais são os problemas mais comuns, qual o volume de denúncias, de que tipo são, e assim por diante.

Nossos sistemas possuem diversos relatórios padronizados, com informações relevantes para ajudar o membro do Comitê a analisar indicadores de sucesso e de confiabilidade do Canal na sua empresa.

Os dados dos relatos podem ser observados em formato de gráfico, bem como a indicação de quantas pessoas estão envolvidas na denúncia; assim, é possível mapear reincidências de más condutas.

Além desses recursos, a plataforma ainda permite a criação de filtros personalizados por usuários, relatórios-padrão customizados. 

Mais recentemente, nosso Canal ganhou a funcionalidade de integração com aplicativos de BI — ferramentas de business intelligence — que auxiliam na criação de insights com os dados levantados.

Todas essas funções permitem o acompanhamento seguro da efetividade do seu Canal de Denúncias, potencializando resultados e o sucesso da ferramenta.

Conclusão

O Canal de Denúncias da Contato Seguro possui funcionalidades como: dashboards completos com filtros para análise, opção de geração de relatórios conforme os filtros aplicados, e recentemente foi incorporado a ferramentas de BI (business intelligence).

Isso é importante porque o Canal, além de mitigar e prevenir irregularidades e más condutas na organização, com o tempo também serve como um apoiador para o planejamento estratégico.

Além de se reduzir as irregularidades, com os dados gerados na plataforma é possível se planejar antecipadamente para desenvolver processos, aumentar a produtividade e propor mudanças efetivas para redução de riscos e evitamento de outros problemas.
Conte conosco para implementar o seu Canal de Denúncias com suporte completo. É só preencher o formulário ao lado e falar com um dos nossos especialistas!

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