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Como criar um canal seguro para denúncias de assédio sexual no ambiente de trabalho

Como criar um canal seguro para denúncias de assédio sexual no ambiente de trabalho

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Tempo de Leitura: 5 Minutos

O assédio sexual é uma conduta perniciosa que pode invadir os locais de trabalho. Marcada pelo constrangimento de natureza sexual, essa agressão pode ter qualquer pessoa como alvo, mas a vítima mais frequente é a mulher.

Sofrer assédio no trabalho acarreta prejuízos imensos tanto para a vítima quanto para a empresa.

Os Canais de Denúncias são instrumentos aliados no combate a irregularidades nas organizações, incluindo os assédios.

Para que as empresas possam identificar os casos de assédio pelo Canal, colaboradores, fornecedores e parceiros devem ter uma cultura de integridade, escolher fazer a coisa certa e denunciar quando virem uma situação ocorrer.

Junto a isso, é preciso que os manifestantes tenham total segurança para realizar os relatos: o maior empecilho da denúncia é o medo do vazamento das informações e da retaliação.

Isso é ainda mais crucial quando se trata de uma irregularidade sensível como o assédio sexual.

Logo, uma organização deve implementar um Canal de Denúncias que transmita segurança e confiança para os potenciais denunciantes.

Neste artigo, abordamos as características de um Canal seguro para receber denúncias de assédio e outras irregularidades, para que você implemente na sua organização.

Boa leitura!

Assédio Sexual e Denúncias: contexto

O assédio sexual é o constrangimento sexual de alguém, por palavras, atos ou gestos, com o objetivo de vantagem ou favor sexual.

Em geral, o assediador utiliza de sua posição hierárquica superior para intimidar a vítima e conseguir o que deseja.

Pode ser por chantagem², quando aceitar ou rejeitar a investida sexual é um determinante para favorecer ou prejudicar a situação de trabalho da vítima.

Outra modalidade é a intimidação², que inclui todo tipo de humilhação, ameaça, importunação — incluindo exposição a imagens sexuais, constrangimentos com “brincadeiras” de cunho sexual, e assim por diante.

Diferentemente do assédio moral, que depende da recorrência para se atribuir o teor violento, o assédio sexual pode ter uma ocorrência única — e, para ser caracterizado, não precisa ter as ameaças cumpridas. 

Ou seja, o contato sexual não precisa ocorrer. A ameaça, importunação e intimidação já são suficientes para qualificar o crime.

A depender do caso específico, a conduta pode ser considerada assédio sexual ou importunação sexual. Portanto, essas definições podem ser confundidas na prática. No caso de uma denúncia, o manifestante não necessita se preocupar com o conceito, pois, são os especialistas que irão determinar que tipo de violência ocorreu.

A Legislação Brasileira (Código Penal) define o assédio sexual como crime e passível de pena de detenção de 1 (um) a 2 (dois) anos.

Como já dito, essa má conduta é um assunto delicado e muito prejudicial à vítima, podendo  gerar vergonha, medo e dor emocional.

Assédio Sexual no Ambiente de Trabalho
Assédio Sexual no Ambiente de Trabalho

Experiências desse tipo tendem a levar a diversos efeitos negativos na saúde mental e física da vítima, afetando suas relações pessoais, de trabalho e sua capacidade de ser produtiva, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Por isso, é uma irregularidade grave e que deve ser combatida dentro das empresas.

Um dos principais problemas do assédio sexual nas organizações é o fato de essas situações passarem “despercebidas” ou acobertadas: as vítimas sofrem, algumas pessoas sabem da situação, mas ninguém denuncia.

O que caracteriza um Canal de Denúncias seguro?

Diversos motivos levam uma vítima ou testemunha a não denunciar diante de um caso de assédio sexual no trabalho:

  1. Desinformação: é o desconhecimento sobre o que caracteriza o assédio sexual e suas consequências. Por não entenderem o conceito e os atributos do crime, quando o sofrem ou veem, não são capazes de identificá-lo.
  2. Medo e culpa: do assediador, do julgamento das pessoas, de perder o emprego. O assédio sexual frequentemente envolve ameaças e o assediador pode ser de um nível hierárquico superior, o que amedronta vítima e testemunhas quanto às possíveis consequências de denunciar. Para a vítima, a culpa paralisante é também um sentimento recorrente nesses casos.
  1. Dificuldades institucionais: falta de um Canal especializado ou procedimento para receber denúncias. Organizações que implementam um Canal de Denúncias interno provavelmente receberão muito menos denúncias do que num canal externo. O Canal interno não passa a segurança necessária, já que os dados do relato podem vazar e comprometer as relações de trabalho do manifestante. Um Canal de Denúncias seguro e eficiente possui atributos inegociáveis. 

Com efeito, um Canal de Denúncias com credibilidade irá minimizar os principais obstáculos acima descritos.

Assim, toda e qualquer empresa que cultiva os valores da integridade, transparência e ética deve possuir um Canal, para viabilizar a prevenção ou detecção de assédios, conferindo benefícios importantes para os colaboradores, como a manutenção de um clima organizacional favorável no dia a dia.

Portanto, além de implementar um Canal externo, a organização deve investir na educação e conscientização de seus colaboradores, de fornecedores e parceiros, para que todos sejam capazes de entender o que é o assédio sexual, sua natureza criminosa e a necessidade de denunciar.

Além disso, o Canal deve ter a garantia de confidencialidade e permitir o anonimato. Se um dos principais receios das vítimas e testemunhas é o medo de serem expostos como denunciantes, o Canal deve ter os meios de resguardar sua identidade.

Para ainda melhores resultados, um Canal seguro também deve oferecer acessibilidade adequada: deve funcionar todos os dias da semana e em todos os horários; contar com diversos meios para realizar a denúncia: site, telefone, e-mail, etc.

Assim, podem-se resumir os atributos de um bom Canal para receber denúncias de assédio sexual:

  • canal de denúncias seguro e com credibilidade;
  • cultura organizacional favorável;
  • pessoal informado e consciente;
  • confidencialidade e anonimato;
  • facilidade de acesso.

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Esse Canal terceirizado deve:

  • garantir confidencialidade e permitir o anonimato;
  • possuir atendentes treinados e capacitados;
  • oferecer todo apoio para gestão, comunicação e treinamento para implementação do Canal de Denúncias.

Ao implementá-lo, a empresa deve receber os referidos treinamentos sobre integridade e ética, passando pela compreensão das irregularidades e seus prejuízos e como fazer bom uso do Canal na prática.

Os Recursos Humanos têm um papel fundamental na conscientização, reforço e apoio ao Canal de Denúncias na empresa.

Conclusão

A Contato Seguro é líder de mercado no setor de Canal de Denúncias.

Temos uma plataforma completa para a melhor experiência do empregador e do denunciante.

Agora com um sistema de Inteligência Artificial e uma Assistente Virtual, manifestantes podem tirar dúvidas sobre as más condutas e irregularidades e se informar melhor sobre como realizar a denúncia.

E mais: disponibilizamos o Canal de Denúncias pelo Whatsapp! Agora você pode denunciar a qualquer momento, com a segurança de sempre, no seu celular.

Oferecemos, junto à implementação do sistema, treinamentos completos e personalizados para preparar a sua organização nessa nova jornada rumo à integridade.

Se você ainda não conhece o nosso Canal de Denúncias, preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um de nossos especialistas!

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