Como Gente e Gestão pode influenciar no sucesso do Canal de Denúncias

Como Gente e Gestão pode influenciar no sucesso do Canal de Denúncias

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Tempo de Leitura: 6 Minutos

O setor de Gente e Gestão é uma área essencial em todas as organizações.

Pessoas são o recurso mais valioso e de mais difícil gerenciamento numa empresa¹.

Recursos Humanos (RH) ou Gente e Gestão (versão mais moderna do nome) é o setor especializado para lidar com as questões humanas na empresa.

Gente e Gestão visa a organização e manutenção das equipes e dos indivíduos buscando os melhores resultados para a organização.

O Canal de Denúncias é também um aliado essencial para construir integridade, agir ético e prezar pelas boas condutas, que levam naturalmente à conquista de objetivos e metas.

Para potencializar o sucesso do Canal de Denúncias, o setor de Gente e Gestão deve estar intimamente engajado no processo de implementação e incentivo ao bom uso do Canal.

Neste artigo, entenda como Gente e Gestão pode influenciar no sucesso do Canal de Denúncias na sua empresa.

Boa leitura!

O que é um Canal de Denúncias?

Um Canal de Denúncias é uma ferramenta que sustenta uma gestão íntegra e transparente.

Toda organização composta por pessoas possui regramentos e normativas internas, e está subordinada a leis e regramentos externos — que orientam as práticas, processos e atividades da organização.

Leis e regras, no contexto do trabalho, servem para definir, organizar e padronizar essas práticas, processos e atividades. Dessa forma, também garantem a segurança e os direitos dos trabalhadores, protegem a própria empresa e permitem que a organização alcance seus objetivos de forma justa.

Entretanto, nem sempre os regramentos, os códigos e as leis são respeitados por todos.

Aliás, é muito raro que uma organização não tenha em seu histórico alguma irregularidade ou má conduta.

Isto é porque, por mais que algumas regras sejam estabelecidas, sempre existe uma pequena porcentagem de pessoas disposta a quebrá-las para benefício próprio.

Paralelamente, pessoas também podem deixar de cumprir normas e regras por ignorância, por comodismo, e outras razões.

Seja qual for o motivo, o descumprimento de regras equivalem a irregularidades, más condutas ou desvios, e estes geram prejuízos para a organização.

Acidentes de trabalho, perda de produtividade, desorganização dos processos, falhas, prejuízos financeiros, multas e sanções geralmente estão associados a alguma irregularidade que ocorre na empresa, muitas vezes de forma encoberta.

Então, é para isso que ser o Canal de Denúncias: colaboradores que tenham sido vítimas de alguma má conuta (como assédio e discriminação, etc.) ou que tenham testemunhado irregularidades (roubos, desvios, corrupção, etc.) podem relatar o acontecimento pela ferramenta.

A plataforma do Canal de Denúncias realiza a gestão da denúncia — recolhimento dos dados, categorização, organização — e a encaminha para o Comitê de Ética da empresa.

Quando não há um instrumento de comunicação desse tipo, a direção da empresa leva muito mais tempo para identificar esses problemas, ou pode mesmo jamais ficar sabendo o que acontece ou aconteceu.

Por não ficar sabendo, a direção nada pode fazer. E, se não são abordados, esses problemas persistem e podem gerar verdadeiras crises numa empresa.

É o Canal de Denúncias que permite que informações sobre irregularidades cheguem até a direção, para que se tome alguma medida.

Dito isto, é inegável a importância dessa ferramenta para uma boa gestão geral da empresa. E então, como o setor de Gente e Gestão pode ajudar e influenciar o sucesso do Canal?

O papel fundamental do RH na aplicação e validação do Canal de Denúncia

Como colocamos acima, é o RH quem lida com todas as questões relativas às pessoas numa organização.

O RH participa da atração de talentos, realiza o recrutamento e seleção, treinamentos, planos de carreira, organização e melhorias dos times, etc.

Canal de Denúncias como o RH pode colaborar
Canal de Denúncias como o RH pode colaborar

É a área de Gente e Gestão que promove também os treinamentos e comunicação sobre o Código de Conduta, políticas internas, normativas, e o que se espera do comportamento dos funcionários.

Portanto, quando uma empresa implementa um Canal de Denúncias, o RH é um participante ativo no trabalho de comunicação e treinamento sobre o Canal, e no incentivo do bom uso da ferramenta.

Por que o envolvimento do RH é crucial

O RH está sempre envolvido em processos de adaptação, treinamento e melhoramento das pessoas na organização.

A área é especialista em técnicas, métodos e estratégias para adaptar e desenvolver os comportamentos das pessoas, visando os melhores resultados para a empresa.

Portanto, na implementação e manutenção de um Canal de Denúncias, desempenha um papel primário.

Papel do RH: como protagonizar o processo de implementação do Canal

O setor de Gente e Gestão deve protagonizar o processo de implementação do Canal utilizando de medidas como:

  • Conscientização e treinamentos sobre irregularidades
  • Comunicação
  • Incentivo ao bom uso
  • Orientações

Os profissionais especialistas do setor devem analisar as especificidades de sua empresa para planejar as melhores formas de prover esses incentivos e informações.


Implementação do Canal de Denúncia pelo RH

Um Canal de Denúncias eficaz possui alguns atributos básicos²:

  1. Oferece a possibilidade do anonimato
  2. É acessível a todos, funcionando por diversos meios e 24 horas por dia
  3. Tem boa infraestrutura, para a segurança das informações
  4. Atendentes qualificados para a compreender a denúncia
  5. Implementação num ambiente preparado para recebê-lo

Dessa maneira, o RH irá trabalhar tanto na comunicação e informação dos colaboradores sobre os itens 1, 2, 3 e 4, e realizar o trabalho de preparação e ambientação para o Canal de Denúncias referente no item 5.

Isso significa que o RH pode trabalhar com:

  • treinamentos sobre irregularidades e más condutas, Código de Conduta e Políticas Internas; e
  • treinamentos e conscientização sobre o Canal de Denúncia

Treinamento e conscientização sobre o Canal de Denúncia

Para educar os colaboradores sobre o Canal de Denúncias, o setor de Gente e Gestão ou RH precisa comunicar, principalmente, três elementos:

  1. O denunciante precisa saber que não sofrerá nenhum tipo de retaliação: um bom Canal de Denúncias garante a completa segurança do manifestante.. O medo da retaliação é um dos principais obstáculos para que alguém denuncie irregularidades numa organização. Portanto, a comunicação sobre a impossibilidade de retaliação deve ser abrangente e contínua.
  2. Informações protegidas: acompanhando a impossibilidade de retaliação, é preciso comunicar que as informações sobre a denúncia estão seguras (confidencialidade), e que o denunciante pode se manifestar de forma completamente anônima. De toda maneira, o sigilo é garantido e ele jamais será exposto.
  3. Não haverá exposição de nenhum dado: assegurar as medidas de infraestrutura que garantem a proteção dos dados também é essencial. Portanto, pelo Canal não se rastreia o IP de um computador, ou número de telefone, ou qualquer outra informação desse tipo que levaria à identificação do manifestante.

Com essa estratégia, os colaboradores entenderão o que devem, quando podem e a maneira mais correta de denunciar, além de entenderem o Canal por dentro — em seus mecanismos de segurança e garantia de anonimato.

Assim, o Canal integra mais facilmente o cotidiano da empresa, tornando-se parte da rotina comum dos funcionários.

O RH fortalece, assim, todo o caminho que leva ao sucesso do Canal de Denúncias, e apoia os benefícios que o Canal leva à organização.

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