Pesquisar
Close this search box.

Como líderes de Recursos Humanos Podem Promover a Utilização do Canal de Denúncias

Como líderes de Recursos Humanos Podem Promover a Utilização do Canal de Denúncias

Menu do Artigo

Tempo de Leitura: 4 Minutos

O Canal de Denúncias é a ferramenta que garante o programa de Compliance numa organização.

Compliance, do inglês “to comply”, significa seguir as regras, agir de acordo com a ordem. 

Inicialmente, o compliance era associado somente ao combate à corrupção. Hoje, entretanto, é um Sistema de Gestão que visa a criação de uma cultura de integridade e transparência numa empresa.

Toda empresa está subordinada a leis, normas e regulamentos — que podem ser tanto externos, válidos para todos, quanto internos, quando específicos da organização.

São esses códigos que mantêm os processos funcionando bem e com consistência.

Sem as regras e os direcionamentos, os colaboradores ficam confusos. O trabalho em equipe, a manutenção dos procedimentos e a execução de tarefas só são possíveis, especialmente em longo prazo, quando demarcados por regras claras.

Por isso, a correção nas ações, o “fazer o certo” deve ser uma prioridade para o dono de uma organização.

Neste artigo, você vai entender por que implementar o Canal de Denúncias é tão importante, e como os líderes dos Recursos Humanos auxiliam na promoção dessa ferramenta.

Por que implementar o Canal de Denúncias?

O Canal de Denúncias é o instrumento que protege a plenitude de uma gestão íntegra e transparente.

Com o Canal, os colaboradores que testemunhem ou fiquem sabendo sobre uma irregularidade ou má conduta — algo que se opõe às normativas na organização — podem relatar o acontecimento, e a direção pode tomar as medidas adequadas a respeito.

Na ausência de um meio seguro para relatar irregularidades, a direção leva muito mais tempo para detectá-las, ou pode nem chegar a saber

Com isso, as situações irregulares e as más condutas viram uma bola-de-neve, e acabam potencializando seus efeitos negativos à medida que continuam despercebidas.

É o Canal de Denúncias que dá a possibilidade de “informar” a direção, de forma anônima e confidencial, através daqueles que têm contato, sabem ou testemunham a ocorrência desses fatos.

Com os relatos, a direção pode apurar os fatos e responsabilizar os autores, além de estabelecer estratégias de mitigação e prevenção.

Papel do RH: como protagonizar o processo de implementação do Canal

O RH pode participar ativamente no processo de implementação do Canal de Denúncias através de algumas providências:

  • comunicar e educar sobre o Canal: a utilização do Canal deve se tornar uma cultura dentro de uma organização. Ao adquirir uma plataforma, o problema não está resolvido — faz-se necessário divulgar, comunicar e educar sobre a importância do uso, as funcionalidades e a segurança do Canal de Denúncias.
  • conscientizar e treinar sobre irregularidades: instruções sobre os regulamentos internos e externos devem fazer parte do cotidiano de trabalho numa empresa. Quando se deseja criar uma cultura de integridade e transparência, saber com precisão e detalhes o que não se deve fazer é primordial. Da mesma maneira, para usar bem o Canal e para que ele gere os frutos esperados, as denúncias devem fazer sentido e apontar para um problema real.
  • incentivar o uso do Canal: não somente pelos treinamentos, mas também pela postura e pela atenção ao compliance. O uso de um Canal seguro fica mais fácil quando há o ambiente propício: o RH deve incentivar as denúncias ao difundir a intolerância às irregularidades e más condutas.
  • disponibilidade para dúvidas: o RH, além disso, deve ser o lugar onde os colaboradores podem tirar dúvidas sobre os Códigos de Ética e as políticas internas, bem como sanar preocupações sobre confidencialidade e sigilo, e sobre o uso da plataforma.

Liderança e o Canal de Denúncias: por que apoiar?

Apoiar o Canal de Denúncias da organização deve estar entre as prioridades de um líder.

Algumas das funções da liderança são, precisamente, sustentar os processos, levar os colaboradores à maior produtividade, investir na melhoria do clima organizacional e assim auxiliar a empresa a atingir seus objetivos.

O Canal de Denúncias é um potencializador desses fatores e é indispensável para evitar fraudes, assédio, bullying, e outras irregularidades que costumam surgir nas organizações;

Por isso, o líder deve manter a motivação dos colaboradores em fazer o certo e prezar pelo compliance em sua organização. 

Como transformar o Canal de Denúncias no seu principal aliado no dia a dia.

Os Canais de Denúncia tornam-se aliados da organização quando integram-se plenamente à cultura da empresa.

A Lei 14.457/22 tornou obrigatória a presença do Canal em empresas com CIPA.

Ótimo: agora o Canal é uma obrigação. Entretanto, a missão não acaba aí. O Canal não deve ser um instrumento morto, implementado apenas para o cumprimento de uma norma.

Ele é obrigatório exatamente pelos resultados que traz quando bem implementado.

O Canal de Denúncias e sua cultura devem ser vivos na organização, gerando um movimento contínuo de melhorias pelo reforço do fazer correto, e pela punição das irregularidades e más condutas.

Conclusão

Os líderes de Recursos Humanos desempenham o importante papel de treinar, educar e conscientizar os colaboradores sobre as irregularidades, sobre os Códigos de Ética e políticas internas, bem como de estimular o uso dos Canais de Denúncias nas organizações.

O apoio da liderança deve ser incondicional e parte da cultura da organização.

O Canal de Denúncias é o centro das transformações positivas numa organização quando se trata de gerar integridade e apreço por fazer o que é certo.
Tire suas dúvidas sobre o nosso Canal preenchendo o formulário ao lado, e comece agora mesmo a implementar o melhor investimento para a sua empresa!

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Saiba como contratar em apenas 3 passos: