Como o Canal de Denúncia colabora para as políticas de ESG?

Canal de Denúncia colabora com políticas de ESG

Menu do Artigo

Tempo de Leitura: 5 Minutos

O ESG (Environmental = Ambiental, Social and Governance) que traduz-se para Ambiental, Social e Governança, em português, pode ser entendido como uma medida de avaliação de organizações e investidores.

Usa-se o ESG para medir a performance e as repercussões de uma empresa ou investimento.

Objetivamente falando, são critérios utilizados para saber, para além das metas e viabilidade financeira, se a empresa é sustentável, e se gera impactos positivos do ponto de vista social e ambiental.

O Canal de Denúncias, como instrumento de identificação, combate e previne irregularidades e más condutas dentro do ambiente de trabalho, ampara as políticas de ESG tornando suas estratégias mais efetivas, ao mesmo tempo que transparentes.

Neste artigo, entenda qual é a colaboração do Canal para com as políticas de ESG, e o quanto esse instrumento é indispensável para a empresa que precisa demonstrar seu propósito tanto quanto seus ganhos financeiros.

Boa leitura!

O que é ESG e sua importância para as empresas

Por volta de 1960, investidores passaram a eliminar de seus portfólios, por exemplo, empresas associadas à produção de tabaco, ou ao regime de segregação sul-africano, o Apartheid.

Ou seja, começaram a considerar não apenas o potencial lucrativo da organização, mas também os seus potenciais efeitos nas áreas:

  • ambiental: desmatamento, poluição, emissões de dióxido de carbono;
  • social: exclusão social, discriminação, direitos trabalhistas;
  • governança: fraudes e corrupção.

Portanto, o ESG é uma estratégia e uma prática de desenvolvimento das organizações em relação a essas três áreas, já que são avaliadas segundo esse critério.

A relevância das práticas sustentáveis no mercado corporativo

Implementar práticas sustentáveis no mercado corporativo é uma tendência desde 2004, com o Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que formalizou o início das práticas ESG.

Hoje, o mercado entende que a busca unilateral por lucro e vantagens financeiras não pode ser incentivada. 

As empresas devem tomar uma posição de responsabilidade frente aos impactos que podem ter, em geral, para a comunidade onde estão estabelecidas.

Com a globalização e o aumento do alcance dessa comunidade, isso se torna ainda mais essencial.

Como o Canal de Denúncia colabora com as políticas de ESG

Políticas de ESG e Canal de Denúncia

Entende-se que os objetivos do ESG são apoiados por diversas práticas dentro da organização, como:

  • Implementação de controles e monitoramento na gestão de riscos;
  • Processos de fortalecimento da cultura, sensibilização, comunicação e treinamentos direcionados à ética, integridade, cumprimentos normativos e legais;
  • Programa de sustentabilidade; e
  • Prevenção, detecção, e combate ativo a irregularidades, principalmente por meio da implementação de um Canal de Denúncias.

Portanto, qual é o papel do Canal de Denúncias no apoio às políticas de ESG?

Qualquer risco associado à responsabilidade ambiental, social ou de governança, pode ser denunciado via Canal de Denúncias e, assim, prontamente abordado.

Fortalecimento da Governança Corporativa

Organizar e sistematizar a resposta da organização com relação às irregularidades, como a corrupção e as fraudes, é a melhor forma de evitá-las.

Para fortalecer a governança corporativa, um Canal é altamente indicado, pois acelera o processo de detecção de más condutas e desvios, e de sua resolução. 

A prática dos princípios da governança é, assim, facilitada e reforçada.

Promoção da Responsabilidade Social nas Empresas

O Canal age como mecanismo de controle quanto à responsabilidade social nas empresas.

Qualquer ação irregular, má conduta ou desvio que tenha um impacto social negativo pode ser denunciada e assim os infratores podem ser responsabilizados, a empresa pode se retratar e realinhar seus valores.

Contribuição para a Transparência e Ética Corporativa

Em primeiro lugar, o Canal é uma ferramenta indispensável quando se pretende estabelecer valores e reforçar uma cultura organizacional.

Para reforçar a transparência e a ética corporativa, o Canal de Denúncias é altamente indicado, pois é um mecanismo de controle e de sustentação dos valores da organização.

Benefícios do Canal de Denúncia Empresarial para ESG

Dessa forma, o Canal de Denúncias gera diversos benefícios para a empresa e as estratégias e práticas de ESG. Dentre eles, estão:

  1. Prevenção de Irregularidades e Riscos

O Canal de Denúncias é a ferramenta mais efetiva para prevenir as irregularidades e os riscos associados ao ESG.

Esse potencial de prevenção se desenvolve com o tempo, e cada vez mais a empresa evita que esses potenciais problemas e riscos venham a ocorrer.

O principal motivo pelo qual isso ocorre é o estabelecimento de uma cultura organizacional forte, e a aplicação efetiva de medidas disciplinares.

  1. Melhoria da Imagem e Reputação da Empresa

Implementar um Canal de Denúncias é uma medida proativa da organização para lidar com problemas e riscos de diversas ordens.

Essa atitude, somada aos resultados de integridade, transparência e ética, e ao cumprimento dos objetivos ESG na organização dão a ela um salto reputacional importante.

Atualmente grande parte da reputação de uma empresa se sustenta à medida que ela demonstra o seu compromisso e sua proatividade com as suas responsabilidades.

  1. Engajamento dos Colaboradores nas Práticas Sustentáveis

O Canal de Denúncias é, ainda, uma forma de engajar e fomentar práticas sustentáveis dos colaboradores.

Quando funciona bem, o Canal de Denúncias ajuda a criar, verdadeiramente, novos elementos de cultura organizacional que são autênticos e duradouros: um deles é a sustentabilidade.

Com isso, a empresa cumpre com o seu dever de desenvolvimento sustentável.

Conheça a plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro

A Contato Seguro oferece uma plataforma completa para denúncias nas empresas.

Já ajudamos mais de 3 mil organizações ao redor do mundo a implementar e potencializar suas políticas de ESG, diminuindo seus riscos em várias frentes e melhorando, dessa forma, seus resultados.

Nosso Canal de Denúncias funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana; temos psicólogos-ouvidores para o melhor acolhimento dos denunciantes; e é totalmente personalizável para as suas necessidades.

Recentemente, lançamos a denúncia pelo WhatsApp com IA: uma forma de tornar esse processo ainda mais fácil e prático para os denunciantes. Pelo aplicativo, o relato é auxiliado por uma assistente virtual integrada a uma Inteligência Artificial Generativa.

A assistente orienta e auxilia o denunciante em todas as etapas da denúncia, qualificando-a e garantindo, ao mesmo tempo, o anonimato e a confidencialidade.

Próximos Passos para sua Empresa

Se a sua empresa está em busca de melhores resultados, buscar uma posição reputacional mais relevante e transmitir seu compromisso com as estratégias e práticas de ESG, escolha a Contato Seguro!

Preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um dos nossos especialistas!

FAQ: Canal de Denúncia para as políticas de ESG

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos:

Solicite um orçamento gratuito em apenas 3 passos: