Benefícios do Compliance (Canal de Denúncias) para a sua organização

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Tempo de Leitura: 4 Minutos

Como proceder para saber se uma empresa é íntegra de verdade?

Dizer que uma empresa “é íntegra”, é uma metonímia — uma forma de dizer. Na realidade, são as pessoas que possuem ou não o atributo da integridade.

Quando se trata da integridade de uma pessoa, medimos assim: esse indivíduo faz o que é certo sempre, independentemente de fatores externos. 

Portanto, quando nos referimos a uma empresa íntegra, estamos falando que as pessoas da empresa, em seu cotidiano de trabalho, quando tomam atitudes em nome da empresa, optam sempre por fazer o que é certo.

Assim, para saber se uma empresa é íntegra, verificamos se há um mecanismo, um sistema que garanta que as pessoas tomem as atitudes certas em todas as ocasiões.

Na prática, o mecanismo de integridade tem 4 pilares, e um deles é o Canal de Denúncias.

É comum dizer que o Canal de Denúncias é o coração do Compliance. É um pilar essencial do mecanismo de integridade, e é muito próximo ao assunto Compliance.

Por isso, neste artigo, vamos nos referir aos dois juntamente, como “Compliance (Canal de Denúncias)”, já que os benefícios gerados pelo Compliance e pelo Mecanismo têm tudo a ver com o bom funcionamento do Canal de Denúncias.

Você vai entender como o Compliance (Canal de Denúncias) funciona e gera diversas vantagens para as organizações.

Boa leitura!

Compliance (Canal de Denúncias) e Mecanismo de Integridade: visão geral

Wagner Giovanini, especialista em Compliance e sócio-diretor da Contato Seguro, não cansa de nos lembrar: o Compliance (Canal de Denúncias) é muito mais que um mero “buscar seguir e cumprir as leis e regras”.

Ele deve estar alinhado com os objetivos estratégicos, e integrado aos Sistemas de Gestão da organização. Além disso, o Compliance (Canal de Denúncias) visa a integridade nos negócios e processos, através das atitudes dos colaboradores e parceiros, tendo como referência os altos padrões éticos e morais.

Podemos pensar no Mecanismo de Integridade, como uma mesa que só fica firme se tiver 4 pernas: 4 pilares.

4 (quatro) pilares do Mecanismo de Integridade

  1. O primeiro nível executivo da empresa (alta direção, presidente, membros do conselho) precisa querer fazer o certo, independentemente de qualquer coisa: se esse requisito não for cumprido, não adianta estabelecer nenhuma estratégia, o Canal de Denúncias não irá funcionar. Ou seja, o Mecanismo de Integridade vai por água abaixo.
  2. As pessoas da empresa devem saber qual a direção correta a seguir: depois que o dono está firme sobre a absoluta necessidade da integridade em todas as ocasiões na sua empresa, o segundo passo é fazer com que as pessoas saibam o que é isso, e como fazê-lo na prática.
  3. Canal de Denúncias efetivo: é o único modo de identificar as pessoas de má índole, que sempre procuram tirar vantagens, que cometem más condutas e desvios. O Canal serve para identificar, prevenir e combater irregularidades cometidas por essas pessoas na organização. Todos devem saber utilizá-lo com boa fé.
  4. Apurar todas as denúncias de maneira justa: cumprindo com o compromisso firmado nas pernas 1 e 2, este ponto é fundamental para que todo o Mecanismo de Integridade funcione efetivamente. As irregularidades só são identificadas pelo Canal, e as pessoas só confiam no Canal de Denúncias se ele der resultados.

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Essas são as quatro pernas fundamentais para o bom funcionamento do Mecanismo de Integridade: do Compliance (Canal de Denúncias) na empresa.

Por sua vez, os 3 pilares do Compliance são: 

  • detectar;
  • prevenir; e
  • corrigir.

O Canal de Denúncias trabalha em cima desses pilares. Colaboradores, parceiros e fornecedores podem utilizar o Canal para reportar irregularidades, desvios e más condutas por eles testemunhados.

Entende-se que o Canal de Denúncias é o coração do Compliance porque, sem ele, não se pode identificar devidamente os autores das infrações, e não se estabelece uma vigilância efetiva das irregularidades.

Um compliance (Canal de Denúncias) efetivo identifica e combate diretamente as más condutas, evita que elas venham ocorrer e, assim, retirando da empresa esses obstáculos, geram diversos benefícios.

Vamos conferir alguns deles.

Benefícios do Compliance (Canal de Denúncias) para a empresa

E como uma empresa pode se beneficiar do Compliance (Canal de Denúncias)? Que proveitos exclusivos esse conjunto de estratégias pode gerar?

Reduz irregularidades e desvios: assédio (moral e sexual), fraudes, roubo, processos trabalhistas, multas e sanções.

Redução de custos em geral: impedindo desperdício de materiais e de tempo, tornando os processos mais eficientes.

Melhoria do ambiente de trabalho: que acompanha aumento de produtividade e engajamento dos funcionários, gerando melhores resultados e lucro.

Reforça imagem e reputação da empresa no mercado: gerando confiabilidade, atraindo investimentos e tornando-se uma referência, inclusive, em Compliance.

Vantagem competitiva: cada vez mais se exige das empresas um Compliance (Canal de Denúncias) efetivo. Empresas com seus processos pautados pelos pilares do Compliance e do Canal de Denúncias saem na frente. Assim, abrem-se as oportunidades de negócios.

Por isso, o Compliance (Canal de Denúncias) é indispensável para as organizações.

Empresas que não investem nesse tipo de sistema, nessa gestão efetiva e na presença de um Canal de Denúncias correm um sério risco de sofrerem com alguma irregularidade grave, e acabarem, em algum momento, sendo alvo de fraudes, assédio, roubo, processos trabalhistas, etc.

Conclusão

Irregularidades, além de ser custosas financeiramente, tomam tempo e podem colocar toda a empresa em risco.

Implementar num Compliance (Canal de Denúncias) efetivo é um grande investimento.

O custo da implementação torna-se irrisório se comparado com os benefícios que o sistema gera.

Portanto, preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um dos especialistas da Contato Seguro!

Nós temos uma plataforma de Compliance (Canal de Denúncias) completa, que se adapta às necessidades da sua organização, e fica com a cara da sua empresa.

Ganhe os benefícios do Canal com a assistência de grandes especialistas do mercado.

Proteja sua empresa com o Canal de Denúncias!

Referências

  1. Giovanini, Wagner. Compliance: a excelência na prática. 2ª Edição – São Paulo: 2019.

003 – Mecanismo de Integridade na Prática (Podcast Wagner Giovanini).

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