Crimes de corrupção podem ser entendidos como o abuso de um poder confiado a alguém para seus interesses privados.¹
Nas empresas, a corrupção pode aparecer como:
- suborno: oferecimento de vantagens a agentes públicos ou outras partes para ganhar uma licitação ou vencer um concorrente.
- fraude financeira: adulteração de dados e informações sobre a organização para ganhar vantagens indevidas no mercado.
- conflito de interesses: quando um gerente, por exemplo, dá preferência a um fornecedor no qual ele participa financeiramente.
A corrupção numa organização pode levar a consequências desastrosas.
O Canal de Denúncias é o instrumento perfeito para identificar, combater e prevenir corrupção na sua empresa. Neste artigo, você vai entender como!
Vamos começar? Boa leitura!
O que é o Canal de Denúncia e como ele pode ajudar?
O Canal de Denúncia é uma ferramenta que possibilita a qualquer pessoa — colaboradores, parceiros e fornecedores — reportar situações que vão contra os princípios e valores da empresa ou contra as legislações.
É um meio eficaz para detectar e combater atos de corrupção, fraudes e outras irregularidades. Por quê?
Porque, em geral, as irregularidades acontecem de forma encoberta, e a direção não tem meios de acessar essas informações.
Com um Canal de Denúncias, pessoas que sofreram ou viram acontecer alguma irregularidade podem relatá-la na plataforma, e a denúncia é encaminhada ao Comitê de Ética (ou profissional responsável) para a apuração.
A importância do Canal de Denúncia na luta contra a corrupção
Principalmente em casos como os de corrupção, que acontecem por baixo dos panos, com medidas específicas para evitar que as pessoas saibam, o Canal de Denúncias torna-se muito importante.
Mesmo que as consequências da corrupção não sejam expostas, alguém que trabalha próximo ao infrator, e até mesmo pessoas da empresa fornecedora ou parceira, pode reparar que há algo de errado nas transações ou nos processos.
Assim, com o Canal de Denúncia, essas pessoas ganham o poder de denunciar, com total segurança de sua identidade e sem riscos de retaliação.
Como Identificar Esquemas de Corrupção
Identificar esquemas de corrupção pode ser complicado. Existem, entretanto, alguns sinais de que há atividades suspeitas numa organização.
São esses sinais que geralmente chamam a atenção da pessoa que irá denunciar.
Sinais comuns de corrupção que você pode observar
São alguns sinais de que algum esquema de corrupção pode estar acontecendo na empresa:
- mudança repentina de comportamento de um colaborador: o colaborador pode mostrar-se mais agitado, sair mais cedo ou mais tarde do trabalho, cometer erros, etc. Isso pode acontecer porque, estando envolvido em atividades ilícitas, o colaborador precisa acessar documentos e ferramentas da empresa sem que ninguém esteja olhando; e pode aparentar nervosismo pelo medo de ser descoberto.
Em estudos sobre fraude, indica-se que a mudança de “estilo de vida” de um colaborador também é um sinal importante. O colaborador indevidamente favorecido pode aparecer com carro, roupas e outras aquisições novas que não correspondem à sua posição e salário na empresa, por exemplo. - métodos de contratação ou pagamentos inabituais: a mudança repentina de métodos em contratação de serviços e diferentes meios de pagamento são um sinal de alerta para a corrupção.
Utilizar outros tipos de instrumentos é uma forma de manter o esquema em segredo e deixá-lo fora dos registros oficiais da organização.
- relacionamentos inadequados: o denunciante pode perceber que um vendedor, gerente ou outro funcionário possui relações excessivamente próximas a alguém da empresa fornecedora ou a um agente público.
- cultura organizacional: outro indicativo de que práticas corruptas podem ter tomado conta do ambiente organizacional é a falta de regulamentos, Código de Conduta e políticas internas.
Na ausência da afirmação de valores pela organização, pessoas de má fé entendem que a empresa provavelmente negligencia práticas de transparência, e irão se aproveitar de todas as oportunidades.
O papel do Canal de Denúncia na identificação de atividades suspeitas
O Canal de Denúncia dá a oportunidade às pessoas que reparam nesses sinais e que até têm alguma prova sobre as transações irregulares de reportar esses acontecimentos com toda segurança.
Como um Canal de Denúncia Terceirizado pode ajudar sua empresa
“A credibilidade, confiança e coragem para o uso são fatores críticos de sucesso para o Canal de Denúncias.” afirma Wagner Giovanini, especialista em Compliance e sócio-diretor da Contato Seguro em Podcast³.
Com razão, os manifestantes têm medo de, após denunciarem, serem expostos aos colegas, de sofrerem retaliação e da consequência do relato.
Um Canal interno não oferece essa segurança aos funcionários. Os manifestantes sempre podem desconfiar que alguém dará um jeito de rastrear o IP do celular ou computador utilizado para a denúncia, ou que os dados podem vazar para pessoas não autorizadas.
Além disso, a opção pelo Canal interno passa a impressão de centralização, de controle e de vigilância por parte da direção.
Naturalmente, as pessoas ficarão mais desconfiadas e não terão confiança suficiente para realizar as denúncias.
O Canal terceirizado descentraliza a gestão da denúncia: passa-a para outra empresa, que garante a segurança dos dados e a confidencialidade, bem como a qualificação dos atendentes.
As estatísticas demonstram que, quando uma empresa passa de um Canal interno para um externo, as denúncias crescem, em volume, 6 vezes mais.
Como o Canal de Denúncia ajuda a criar um ambiente de trabalho ético
O Canal de Denúncia é uma ferramenta que incentiva a ética no ambiente de trabalho.
Só de estar presente, o Canal já inibe o comportamento de pessoas de má fé que, vendo o compromisso da organização com a integridade, desistem de cometer irregularidades.
Além disso, com as denúncias, a direção, em conjunto com o RH e todos os colaboradores, podem estabelecer estratégias para evitar potenciais desvios e fomentar a cultura de integridade na empresa.
Dicas para empresas na implementação efetiva de um Canal de Denúncia
Um Canal de Denúncias efetivo deve:
- ser terceirizado;
- possuir boa infraestrutura;
- ter acessibilidade 24 horas por dia;
- ter vários meios para denunciar (site, telefone, formulários, whatsapp);
- garantir anonimato e confidencialidade; e
- produzir resultados (responsabilização, medidas disciplinares).
Converse com nossos especialistas
A Contato Seguro fornece a melhor plataforma de Canal de Denúncias no mercado, com todos os atributos de um ótimo Canal, e com o apoio técnico de especialistas em todos os momentos da implementação.
Proteja sua empresa da corrupção! Basta preencher o formulário ao lado e conversar diretamente com um de nossos especialistas.
Corrupção é o abuso de poder confiado para benefícios privados. Nas empresas, isso pode incluir suborno, fraude financeira, e conflitos de interesse. Essas ações comprometem a integridade e a reputação das organizações, podendo levar a sérias consequências legais e financeiras.
O Canal de Denúncias permite que colaboradores, fornecedores e outros parceiros relatem de forma segura e anônima quaisquer suspeitas de corrupção. Isso ajuda a identificar e resolver práticas corruptas rapidamente, antes que causem danos maiores à organização.
Sinais de corrupção incluem mudanças repentinas no comportamento de colaboradores, métodos de contratação e pagamento inabituais, relacionamentos inadequados entre funcionários e fornecedores ou agentes públicos, e uma cultura organizacional que não reforça a ética e a transparência.
Um Canal de Denúncias terceirizado oferece maior segurança e confidencialidade para os denunciantes, minimizando o risco de retaliações e garantindo que as denúncias sejam tratadas de forma imparcial e profissional. Isso aumenta a confiança dos colaboradores no processo e incentiva mais relatos.
O Canal de Denúncias demonstra o compromisso da empresa com a integridade, desencorajando comportamentos antiéticos e incentivando uma cultura de transparência. Além disso, ajuda a direção da empresa a identificar e implementar estratégias para prevenir a corrupção e promover a ética organizacional.
Um Canal de Denúncias efetivo deve ser facilmente acessível, operar 24 horas por dia, oferecer múltiplas formas de fazer denúncias, garantir o anonimato e a confidencialidade dos denunciantes, e produzir resultados concretos através de ações disciplinares e correções de práticas inadequadas.