Quando ouvimos o coração de uma organização — seus colaboradores — damos voz àqueles que mais importam, os que determinam os rumos e o sucesso da empresa.
Disponibilizar um espaço de escuta pelo Canal de Denúncias vem se provando fundamental, não somente pelas evidências práticas da utilização da ferramenta, mas pela presença cada vez maior de sua obrigatoriedade legal.
As Leis 14.457/22 e 14.611/23, bem como as diversas normativas estaduais voltadas a processos de licitação, atestam a eficiência da ferramenta para o combate de irregularidades e para a construção de ambientes de trabalho mais seguros e mais produtivos.
Por isso, o processo de implementação do Canal de Denúncias deve ser cuidadoso e completo, para garantir que a ferramenta se integre ao cotidiano das organizações.
Neste artigo, vamos tratar, especificamente, de estratégias para divulgar o Canal a partir do momento que ele é disponibilizado.
Entenda como fazer com que essa escuta chegue a todos, sem exceção, na sua organização.
Boa leitura!
- Confira também 10 dicas para implantar um Canal de Denúncias efetivo.
A Importância de Divulgar o Canal de Denúncia Internamente
É fundamental divulgar o Canal de Denúncias porque, primeiramente, a cultura de relatos sobre irregularidades dentro das organizações ainda é muito jovem.
As empresas que possuem um Canal de Denúncias funcional não são a maioria, e ainda há um longo caminho para que todos entendam a importância dessa ferramenta.
Dessa forma, ao disponibilizar um Canal para a escuta dos colaboradores, é preciso que o instrumento venha cercado de uma série de estratégias que garantam que as pessoas:
- entendam a sua importância;
- entendam sua utilidade;
- saibam utilizá-lo;
- saibam como acompanhar as denúncias;
- e saibam quais resultados reais os relatos têm gerado.
E tudo isso deve ser bem estabelecido em estratégias de comunicação e divulgação.
Benefícios para a Cultura Organizacional
Quais são os benefícios de escutar os colaboradores e colher relatos de irregularidades?
Quando o Canal de Denúncias se integra à cultura organizacional, os benefícios são diversos:
- redução de casos de assédio, bullying e discriminação;
- redução de casos de fraude e desvios;
- redução de riscos em geral;
- aumento da confiança entre colaboradores;
- melhora do clima organizacional;
- melhora do bem-estar dos colaboradores;
- melhores resultados;
- e reputação fortalecida no mercado.
Todos eles se acumulam progressivamente. Por esse motivo o Canal de Denúncias é tão eficiente e gera uma verdadeira transformação na cultura organizacional.

Fortalecendo a Confiança entre Colaboradores
Quando o Canal passa a fazer parte da cultura de uma empresa, então as pessoas passam a compartilhar os mesmos valores de integridade.
Os colaboradores entram em sintonia com relação às irregularidades, e o compromisso que cada um tem para mitigá-las.
Com isso, a confiança entre as pessoas se fortalece, tornando as equipes mais fortes, mais coesas e melhor estruturadas.
É claro que, para que isso ocorra com sucesso, a divulgação tem de ter sido realizada de forma completa, regular e qualificada.
Entenda a seguir alguns obstáculos comuns às estratégias de divulgação do Canal.
Obstáculos Comuns na Divulgação do Canal de Denúncia
O Canal de Denúncias é uma ferramenta de apoio fundamental para a gestão de uma empresa.
Entretanto, ainda pode ser algo muito novo para certas empresas e determinadas culturas empresariais que, até a implementação do Canal de Denúncia, não mantinha uma rotina de comunicação com os colaboradores sobre o universo da integridade.
Destacamos a seguir dois obstáculos importantes para a divulgação do Canal nesses casos.
Desconhecimento sobre o Canal de Denúncia nas Empresas
O primeiro empecilho é o desconhecimento.
E aqui aproveitamos para chamar a atenção aos gestores, diretores e donos de empresas: a determinação de implementar uma nova cultura de integridade, ligada ao Canal de Denúncias, e comprometida com a segurança e o bem-estar de todos, deve partir de vocês!
São vocês que têm de iniciar o processo e montar estratégias para incentivar as pessoas.
Esse movimento irá demandar abertura e intenção firme para estudar, dialogar, continuar o aprendizado e expandi-lo à medida que as necessidades surgem.
Além disso, é importante dizer que divulgar não é apenas colar panfletos pela empresa onde se diz “Denuncie!”.
Para denunciar, os colaboradores precisam saber o que estão fazendo, para quê o estão fazendo, e o que esperar como resultado de suas ações.
Isso é uma divulgação real; já que o desconhecimento ligado ao medo da retaliação é a fórmula perfeita para que o Canal não funcione.
Medo de Retaliação e Confidencialidade
O medo da retaliação pode permanecer até mesmo quando já houve um processo educacional importante.
Dependendo de quem são os colaboradores e de como era a cultura organizacional até então, isso é esperado, é um desafio, mas não é impossível de superar.
Por algum motivo os funcionários podem ter muito medo de terem seus nomes expostos, de colocarem em risco seus empregos, caso denunciem.
O melhor antídoto para isso é fazer, junto com eles, uma imersão na plataforma: mostrando a impossibilidade de que isso ocorra quando se opta pelo anonimato, e mostrando o nível de segurança que as tecnologias da ferramenta oferecem.
Em workshops de divulgação, essa atividade é bastante importante: simular denúncias e mostrar a garantia do anonimato e da confidencialidade.
Estratégias Eficazes para Promover o Canal de Denúncia
Tendo em mente os obstáculos possíveis na implementação e promoção do Canal de Denúncia, agora vamos tratar de estratégias eficazes para realizar essas operações.
Campanhas de Comunicação Interna
As campanhas devem ser múltiplas, criativas, e devem conversar diretamente com o colaborador.
Corra dos clichês, corra do mais-do-mesmo e, junto com o Marketing, e com o setor de Gente e Gestão, criem soluções interessantes para chamar a atenção dos funcionários para a importância do Canal de Denúncias.
Aposte também em diferentes tipos de meios, como:
- panfletos físicos e virtuais;
- comunicações por WhatsApp;
- comunicações por e-mail;
- vídeos;
- artigos;
- e assim por diante.
É importante realizar reforços periódicos na divulgação e comunicação do Canal, considerando que ele precisa ser visto para ser lembrado, além de apoiar a integração de novos colaboradores aos objetivos do Canal de Denúncias.
Treinamentos e Workshops sobre o Canal de Denúncia Empresarial
Treinamentos regulares e Workshops são fundamentais para expandir ainda mais os conhecimentos e “manter a chama acesa” quanto ao Canal.
Como já colocado, em workshops é possível realizar um número de atividades mais interativas e mais imersivas na ferramenta para que as pessoas se apropriem verdadeiramente da plataforma.
Colaboradores precisarão ser convencidos da segurança da ferramenta e da importância de utilizá-la de maneira qualificada.
Quando estiverem prontos, eles irão abrir o coração com a ajuda do Canal de Denúncias, e a empresa, munida com essas informações insubstituíveis, poderá agir para melhorar o ambiente de trabalho e levar mais segurança a todos.
Conheça a Plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro
A Contato Seguro oferece uma plataforma completa de Canal de Denúncia para a sua organização.
Entendemos a delicadeza da questão quando o assunto é denúncias, e por isso buscamos sempre a melhor experiência para as empresas e seus colaboradores, usuários do Canal.
Temos diferenciais como:
- Denúncia por WhatsApp com assistente virtual integrada à IA generativa, que facilita a qualificação da denúncia, dando um passo a passo compreensível para o colaborador no momento do relato.
- Certificação ISO 27001, que atesta a nossa qualidade em segurança de dados pela normativa internacional.
- Treinamentos e comunicações iniciais: ajudamos a sua empresa a dar o start na divulgação interna do Canal.
- Consultoria especializada, sempre que necessário.
Mais de 3 mil empresas ao redor do mundo já se beneficiaram da nossa solução, aprendendo a ouvir o coração da própria organização e sendo mais efetivas para criar um ambiente de trabalho seguro e produtivo.
Sua empresa pode fazer parte dessa transformação: preencha o formulário ao lado e fale diretamente com um dos nossos especialistas!
FAQ: Canal de Denúncia
Porque a maioria dos colaboradores ainda desconhece seu funcionamento. A divulgação garante uso efetivo, segurança e engajamento com a ferramenta.
Promovendo treinamentos, simulando denúncias anônimas e explicando como a tecnologia garante confidencialidade e proteção ao denunciante.
Campanhas criativas, comunicação frequente, linguagem acessível e envolvimento de líderes ajudam a tornar o Canal parte da cultura organizacional.
O desconhecimento sobre a ferramenta e o medo de retaliação são os principais desafios, que exigem ações educativas e comunicação transparente.
Campanhas internas multicanal, treinamentos práticos, workshops e reforço contínuo da importância da escuta ativa dentro da empresa.
Treinamentos iniciais, consultoria especializada, comunicação integrada e suporte para envolver toda a equipe com a cultura de integridade.