Evite vazamentos com um Canal de Denúncia seguro

Evite vazamento de dados com um Canal de Denúncia seguro
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Tempo de Leitura: 5 Minutos

Vazamentos de informações dentro das corporações são um risco considerável no cenário atual.

Com a expansão dos meios de comunicação, a pluralidade de plataformas, servidores e fornecedores de serviços de segurança, além da crescente ação de hackers e pessoas mal-intencionadas, a segurança de dados torna-se cada vez mais vulnerável.

Portanto, hoje as empresas têm essa preocupação válida, afinal a exposição de dados sigilosos pode afetar impiedosamente a reputação, comprometer a segurança real dos trabalhadores e clientes, bem como resultar em prejuízos financeiros.

O Canal de Denúncias é uma ferramenta essencial para abordar esse risco nas organizações

Neste artigo, você vai entender o por que, e como as denúncias previnem o vazamento de dados na sua empresa.

Entendendo os riscos de vazamentos de informações

Primeiro, vamos esclarecer quais são esses riscos de vazamentos de informações, considerando o contexto digital atual.

Eles podem acontecer de formas diversas, que podem ser consequências de falhas internas ou ataques externos, ou uma combinação de ambos.

Os incidentes envolvendo segurança de dados comprometem a segurança dos colaboradores, clientes e organização, e também dos stakeholders.

Os principais riscos associados a vazamento de dados são:

  1. Perda de vantagem competitiva: suas informações estratégicas sobre produtos, atualizações, serviços, vendas, etc., se vazadas, beneficiam outros concorrentes.
  2. Sanções legais: se o vazamento se deu por inadequação a legislações e normativas como a LGPD, sua empresa pode receber multas elevadas.
  3. Danos reputacionais: perda da confiança dos clientes, parceiros, investidores e colaboradores, bem como do público em geral.

Como os vazamentos afetam as empresas

Os impactos dos vazamentos para as organizações são tremendos, e vão além das penalidades financeiras:

  • interrupção dos processos internos;
  • perda de trabalho (no caso de vazamento de informações estratégicas);
  • abalo do moral dos colaboradores;
  • ter que resolver o problema e evitar maiores danos (o que frequentemente não é fácil e leva tempo);
  • ter de reconstruir sua reputação e demonstrar a validade de suas soluções de segurança.

Principais causas de vazamentos internos

As falhas internas são as principais responsáveis pelo vazamento de informações.

Falta de controle sobre o acesso a determinados dados, ausência de políticas de segurança e erros humanos são os mais comuns.

A importância de um Canal de Denúncia seguro

Como um Canal de Denúncia pode fortalecer a segurança da informação e a proteção de dados

Mas, e então? O que fazer quanto ao vazamento de dados internos?

Entenda agora como um Canal de Denúncias seguro é indispensável para evitar riscos de vazamentos.

Ao permitir o relato de qualquer situação de risco, o Canal de Denúncias aborda o problema em vários pontos-chave, em especial de forma preventiva.

Como o Canal de Denúncia protege informações sensíveis

Pelo Canal, colaboradores e terceiros podem denunciar qualquer situação que envolva riscos à segurança de dados da organização.

Por exemplo, ao perceber que um colega está acessando informações indevidas ou utilizando o banco de dados para objetivos pessoais, um colaborador pode denunciar a situação.

Numa só denúncia, ele estará sinalizando à direção de que:

  • existe uma falha de autorização de acesso no sistema;
  • um colaborador que está agindo de má-fé sobre essa falha.

A partir dessa constatação, a empresa pode empreender novas soluções para as autorizações de acesso em seu sistema.

E pode também treinar e conscientizar pessoas sobre a importância de manter os dados das pessoas seguros, e utilizar somente para o objetivo que prometem em sua política de privacidade.

Além disso, é claro, a empresa pode responsabilizar o infrator, dando uma consequência tangível ao colaborador de má-fé, e desestimulando irregularidades futuras.

Assista a esse vídeo e entenda mais sobre Segurança de Dados empresarial:

Benefícios de um Canal de Denúncia Corporativo seguro

O Canal de Denúncias, portanto é uma solução altamente efetiva para evitar vazamentos e proteger os dados sob posse da organização.

E os benefícios não acabam aí!

Todas as possíveis irregularidades dentro de uma organização podem ser abordadas pelo Canal de Denúncias, incluindo:

  • fraudes;
  • desvios;
  • assédios;
  • bullying;
  • discriminação;
  • descumprimento de normativa.

Boas práticas para garantir a segurança no Canal de Denúncia

Para gerar segurança, só um Canal 100% seguro.

Algumas práticas e medidas são essenciais para garantir a eficácia da ferramenta. Entenda como isso funciona a seguir.

Para ser o mais seguro possível, o Canal de Denúncias precisa ser terceirizado. Só assim se evitam vazamento de dados, compartilhamento de informações indesejadas.

Mas, além disso…

Anonimato e Confidencialidade

É preciso haver garantia de anonimato e confidencialidade, para proteger totalmente os dados do denunciante, e assim dar a confiança necessária para que ele realize os relatos.

Conformidade com a LGPD

Outra questão importante é, para toda a empresa, estar em conformidade com a LGPD, o que significa que a coleta de dados é feita de forma ética, o armazenamento é seguro, e existem auditorias regulares para garantir o alinhamento às práticas de segurança.

Conheça a plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro

O nome já diz tudo: na Contato Seguro, a segurança é garantida.

Somos referência no fornecimento de plataformas de Canal de Denúncias para empresas de todos os tamanhos e setores.

Nós oferecemos:

  1. Segurança de ponta: com criptografia avançada e conformidade com a LGPD. Recentemente, obtivemos a conquista da certificação ISO 27001, que é um ótimo indicador de segurança de dados.

    A ISO garante a proteção dos dados confidenciais (propriedade intelectual, dados dos clientes, das finanças e sobre investidores), estabelece a garantia da confidencialidade e integridade das informações, e reduz significativamente incidentes voltados à segurança de dados.
  2. Consultores e suporte especializado: para todo o processo de implementação, para medidas de segurança, para o uso da plataforma e para treinamentos e comunicações, damos o suporte completo.
  3. Plataforma de Gestão completa e personalizável: nossa plataforma é a mais completa do mercado, permitindo personalização, organização das informações, cruzamento de dados e geração de gráficos e outros insights sobre denúncias para que você possa implementar as estratégias mais eficazes.

Com a Contato Seguro, sua empresa tem a garantia de um Canal com segurança de ponta, altamente eficiente em combater as diversas irregularidades, e que estimula um clima organizacional positivo, motivação e resultados.

Conheça nossa solução preenchendo o formulário ao lado: você será direcionado para um dos nossos especialistas!

FAQ: Canal de Denúncia seguro

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