Ter clareza e precisão ao estabelecer objetivos é uma forma de alcançá-los com mais sucesso.
Quando falamos sobre ética corporativa, estamos falando, em suma, de princípios e valores: o que é certo e o que é errado, o que é intolerável e o que deve ser incentivado dentro da organização?
A ética se relaciona com os princípios e expectativas aos quais os colaboradores são submetidos ao fazer parte de uma empresa.
O Canal de Denúncias é uma ferramenta altamente potente para fortalecer os valores e princípios, e garantir que estes sejam cumpridos na prática.
Neste artigo, tratamos do Canal de Denúncias como instrumento para clarificar objetivos associados à ética e fazê-los valer na prática e no cotidiano organizacional.
Boa leitura!
O que é o Canal de Denúncia?
O Canal de Denúncias é a melhor solução para a prevenção e o combate a irregularidades corporativas.
A plataforma é um meio de comunicação para permitir que colaboradores, fornecedores e terceiros relatem más condutas, desvios e irregularidades no ambiente de trabalho, com toda segurança.
O Canal permite que os denunciantes utilizem o telefone (0800), site, aplicativo e, mais recentemente, a Contato Seguro implementou a funcionalidade de denúncia via WhatsApp, com o apoio de uma IA Generativa associada à “Mari”, nossa Assistente Virtual.
Definição e objetivos do Canal de Denúncia
O Canal de Denúncias objetiva acelerar e tornar mais eficaz o processo de identificar irregularidades, para então combatê-las e estrategizar a prevenção dos desvios na organização.
A melhor forma de realizar isso é permitir que os colaboradores, fornecedores e terceiros (pessoas que circulam em todos os níveis da organização) denunciem os desvios que viram ou souberam.
Assim, o relato é encaminhado diretamente para o Comitê de Ética designado pela empresa, que realiza a apuração e promove uma resolução de forma mais ágil e eficiente.
Importância do Canal de Denúncia nas empresas
O Canal de Denúncias é um poderoso instrumento para assegurar o cumprimento dos valores, princípios e expectativas da organização.
Ou seja, é uma estratégia primordial para assegurar a ética e a integridade corporativa.
Afinal, após estabelecer e comunicar valores e princípios, é preciso um mecanismo que garanta que ele ocorra na prática.
O Canal fornece meios para aplicação justa de medidas disciplinares, quando necessárias, mas também de afinamento de treinamentos, comunicações e outras estratégias para prevenir irregularidades, descumprimentos e más condutas.
Nesse sentido, a ferramenta também cria o ambiente mais propício para o fomento das ações corretas, dos valores éticos e do princípio da integridade.
Como o Canal de Denúncia fortalece a ética corporativa
Imagine que na sua empresa, como em qualquer outra, um número pequeno de pessoas pratique irregularidades.
São pessoas que adulteram documentos, descumprem regulamentos, fraudam, ou cometem discriminação, assédio moral ou sexual contra seus colegas.
Com as estratégias “padrão” de detecção, como auditorias, denúncias espontâneas ou no caso da identificação “por acaso”, o tempo que a direção leva para descobrir as irregularidades é muito maior.
Afinal, quem comete desvios trabalha diligentemente para mantê-los bem encobertos.
Mas, e se a empresa tiver um Canal especializado para receber denúncias sobre irregularidades de forma anônima, trabalhar com empenho para comunicar e esclarecer seus valores e expectativas e, é claro, proteger o denunciante?
Quando a empresa implementa um Canal, ela centraliza todo o processo de descoberta (detecção), implementação de ações (combate) e, consequentemente, de prevenção.
As irregularidades cometidas vêm à luz com mais rapidez e transparência, permitindo a pronta ação da empresa para detê-las e evitar que ocorram novamente.
Promoção da transparência e integridade
A atenção especializada e centralizada a irregularidades empresariais promove a transparência e a integridade, já que a empresa estabelece consequências claras para os desvios.
Ao responsabilizar os infratores e tomar medidas para fomentar o agir ético, todos os processos da organização se tornam mais transparentes e íntegros, e somente as pessoas que estão dispostas a agir com ética permanecem na organização.
Melhoria do clima organizacional
Como consequência do controle de irregularidades, o clima organizacional torna-se muito mais positivo.
Os colaboradores se sentem mais seguros, sentem que têm o apoio da sua organização e então trabalham melhor, têm menores índices de absenteísmo, tornam-se mais motivados e produzem mais.
Benefícios do Canal de Denúncia Empresarial
A integridade, ética e transparência geradas com o apoio do Canal de Denúncias permitem que a empresa possa subir seu nível de resultados e de desenvolvimento.
O Canal comprovadamente aumenta o nível de confiança dos funcionários, melhora o bem-estar das pessoas da organização e isso eleva o nível de todas as atividades internas.
Confira alguns benefícios do Canal de Denúncia Empresarial a seguir.
Prevenção de fraudes e corrupção
A plataforma de denúncias é o meio mais eficaz para a detecção e o combate à fraude empresarial.
Fraudes são as irregularidades mais comuns nas empresas e geram prejuízos financeiros e reputacionais.
As denúncias são a forma número 1 de detecção de fraudes.
Além disso, o Canal de Denúncias é uma ferramenta exigida por leis estaduais diversas, por exemplo, para permitir que uma empresa termine um processo de licitação.
O Programa de Integridade sempre deve incluir o Canal de Denúncias, e é exigido legalmente para que as empresas privadas celebrem contratos com o Estado.
Portanto, fica nítido que a plataforma é o meio mais eficaz para proteger a empresa de corrupção e outros desvios graves.
Cumprimento das Leis e regulamentos
É evidente dizer que uma empresa que cumpre as leis e os regulamentos tem mais sucesso.
Problemas com a justiça, acidentes de trabalho causados por descumprimento de regras, bem como qualquer outra situação decorrente do descumprimento legal gera grandes prejuízos financeiros, um extenso gasto de tempo e muito estresse para a direção da empresa.
Por isso, a escolha sábia é estabelecer um mecanismo que garanta que as leis, regulamentos e normativas sejam cumpridos à risca.
Fortalecimento da confiança entre colaboradores
A confiança é um elemento básico das interações humanas.
São sinônimos de confiança: a segurança, a previsibilidade e a disposição em ajudar.
As relações precisam de confiança para serem produtivas. E o trabalho numa organização só é produtivo quando as pessoas estão em sintonia.
Portanto, implementar um Canal de Denúncias ajuda a gerar confiança, pois torna o ambiente de trabalho seguro, previsível, positivo e estável.
Nessas condições, as pessoas podem dar o melhor de si, ser mais criativas e solucionar mais problemas.
A motivação e a produtividade são resultados imediatos dessa ambiência.
Conheça a plataforma de Canal de Denúncia da Contato Seguro
O Canal de Denúncias da Contato Seguro é uma plataforma completa e personalizável para que cada empresa possua o seu Canal com a sua singularidade.
Cumprindo com todos os atributos necessários para a máxima eficiência, nosso Canal já está presente em mais de 3.000 empresas ao redor do mundo, que alcançaram enormes resultados como consequência da implementação.
Se a sua empresa ainda não possui uma plataforma de denúncias, não deixe para depois!
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FAQ: Fortalecendo a ética corporativa com o Canal de Denúncia
É uma ferramenta que permite relatar irregularidades, como fraudes e assédio, de forma confidencial e segura, promovendo ética e transparência.
Ao detectar e prevenir desvios, o Canal promove integridade, responsabiliza infratores e reforça os valores da organização.
Prevenção de fraudes, cumprimento de leis, fortalecimento da confiança entre colaboradores e melhoria do clima organizacional.
Ao garantir segurança e apoio aos colaboradores, ele reduz irregularidades, aumenta a motivação e melhora a produtividade.
Sim, em algumas situações, como processos de licitação, leis estaduais e programas de integridade, ele é um requisito legal.
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