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Fraudes financeiras: como o Canal de Denúncias evita perdas?

Fraudes financeiras: como o Canal de Denúncias evita perdas?

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Tempo de Leitura: 6 Minutos

Você sabia que as organizações sem Canal de Denúncias levam cerca de 6 meses a mais para detectar fraudes do que aquelas que possuem esse recurso? É o que aponta a 12ª Edição/2022 do Relatório das Nações da ACFE (Associação de Examinadores Certificados de Fraudes, em português).

O combate às fraudes financeiras — um dos tipos mais comuns de fraude corporativa que existe — é apenas mais um benefício ofertado pela presença de um Canal de Denúncias eficaz.

Atualmente, a ferramenta se tornou uma poderosa solução de prevenção e detecção de crimes em organizações, garantindo a conformidade e a integridade de um local de trabalho que deseja ser seguro e justo para colaboradores, gestores, clientes e demais partes interessadas no negócio.

E você, sabe como identificar quando uma empresa está sofrendo com fraudes financeiras? Continue a leitura e aprenda como um Canal de Denúncias pode te ajudar a resolver esse desafio!

O que são fraudes financeiras?

Fraudes financeiras consistem em práticas desonestas que ocorrem quando alguém manipula, falsifica ou utiliza de modo inadequado recursos financeiros visando obter ganhos pessoais ou empresariais de forma ilegal.

De acordo com a ACFE, empresas impactadas por fraudes podem chegar a perder até 5% de sua receita anual devido a esse problema, o que evidencia a relevância de políticas e práticas de integridade nas organizações.

Condutas irregulares como as fraudes financeiras têm espaço em diferentes setores de uma empresa, como contabilidade, operações bancárias, investimentos e seguros. Entre os exemplos mais comuns de atividades internas fraudulentas estão:

  • Transferência de recursos da empresa para contas pessoais;
  • Falsificação de documentos;
  • Uso não autorizado de cartões de crédito da empresa;
  • Lavagem de dinheiro;
  • Fraude contábil;
  • Esquemas de investimento fraudulentos;
  • E fraudes em seguros.

As fraudes financeiras também podem afetar outros ativos valiosos, como contratos, registros de propriedade e patentes.

Tais práticas não prejudicam unicamente a saúde financeira das organizações, mas também a sua reputação e a confiança dos stakeholders.

Por isso, é essencial adotar medidas eficazes de prevenção e identificação a fim de proteger os interesses da empresa, como a implementação de um Canal de Denúncias robusto.

Como o Canal de Denúncias previne fraudes financeiras?

Primeiramente, um Canal de Denúncias eficaz permite a identificação precoce de problemas, possibilitando que os colaboradores relatem atividades suspeitas assim que elas ocorrem, sem medo de sofrer retaliação e com a confiança de que suas suspeitas serão tratadas com seriedade pela empresa.

O que permite uma pronta atuação da alta direção para prevenir prejuízos maiores nos resultados da empresa e impedir a sensação de impunidade que pode se instaurar internamente.

Em segundo lugar, o Canal de Denúncias ajuda os seus administradores a  desenvolver a capacidade de identificar padrões nas manifestações recebidas e antever tendências de comportamentos em setores da empresa — outra maneira importante de prevenir fraudes financeiras!

Por exemplo, ao receber várias denúncias sobre conluio com certo fornecedor, a empresa pode detectar comportamentos suspeitos de agentes internos da entidade que facilitam a ação de fraude com o agente externo (fornecedor denunciado).

O Canal de Denúncias ainda reforça o cumprimento do Código de Conduta e Ética da empresa, promovendo os valores éticos que o empregador espera do empregado, assim como incentivando os funcionários a relatar violações éticas e comportamentos inadequados, incluindo fraudes financeiras.

Mas não podemos esquecer que, para que um Canal de Denúncias apresente todas essas vantagens, ele deve vir acompanhado de recursos de segurança, políticas internas e campanhas de divulgação para estabelecer credibilidade aos olhos de seus usuários.

A confidencialidade, o anonimato e a acessibilidade via telefone 0800, site e aplicativo do Canal de Denúncias da Contato Seguro, por exemplo, encorajam mais relatos de fraudes que poderiam passar despercebidas por ser visto como um ambiente seguro para o denunciante.

O que fazer após o recebimento de uma denúncia de fraude?

As manifestações recebidas pelo Canal de Denúncias devem desencadear investigações internas que ajudem a empresa a confirmar ou refutar a presença de fraudes financeiras. 

Como o Canal de Denúncia pode evitar fraudes financeiras nas empresas
Como o Canal de Denúncia pode evitar fraudes financeiras nas empresas

Quanto mais rápido essas investigações forem conduzidas, mais rapidamente a empresa pode agir para resolver o problema.

Portanto, a primeira etapa é avaliar a credibilidade da denúncia considerando a consistência das informações, a presença de evidências e o histórico do denunciante, se conhecido.

A investigação interna precisa ser imparcial e independente para verificar as alegações feitas pelo denunciante. Uma equipe competente deve ser designada para conduzir a apuração, entrevistando os envolvidos e testemunhas relevantes para obter uma compreensão completa dos eventos.

Todas as evidências relevantes devem ser preservadas de forma adequada e segura para apoiar a investigação. Afinal, elas vão ajudar a confirmar ou refutar a fraude, além de embasar o futuro aprimoramento dos controles internos da organização para identificar e prevenir novas ocorrências.

Se a fraude for confirmada, medidas corretivas apropriadas devem ser tomadas, como ação disciplinar contra os responsáveis, recuperação de fundos perdidos e revisão de processos internos.

Por fim, os resultados da investigação devem ser comunicados de forma transparente para todas as partes envolvidas, incluindo o denunciante.

Saiba escolher o melhor Canal de Denúncias para sua empresa

Implementar uma plataforma independente de Canal de Denúncias na empresa é crucial para garantir que os colaboradores se sintam confortáveis em relatar problemas e acreditem na imparcialidade e rápida capacidade de resposta às denúncias recebidas.

Com isso em mente, a opção por um Canal de Denúncias terceirizado deve ser acompanhada de algumas considerações:

  1. A plataforma deve garantir a segurança e confidencialidade das informações fornecidas pelos denunciantes, além da possibilidade de anonimato aos usuários;
  1. O Canal deve ter uma interface amigável e acessível a todos os funcionários da empresa, independentemente de sua localização ou dispositivo utilizado;
  1. É preciso fornecer recursos para gerar relatórios e análises sobre as denúncias recebidas;
  1. Verifique se a empresa fornecedora oferece suporte ao cliente confiável e treinamento para ajudar a equipe a entender e usar a plataforma de forma eficaz;
  1. Certifique-se de que a plataforma atenda aos requisitos legais e regulatórios aplicáveis, como a Lei 14.457/22 e a LGPD;
  1. A plataforma deve permitir a personalização para atender às necessidades específicas da empresa, como a inclusão de campos personalizados em formulários de denúncia ou a configuração de fluxos de trabalho para encaminhamento e investigação de denúncias;
  1. O Canal de Denúncias externo deve permitir o acompanhamento da investigação pelo denunciante e as medidas tomadas em resposta aos relatos;

Pensando em custo-benefício, a plataforma tecnológica da Contato Seguro cumpre todos esses requisitos com excelência, o que explica o seu posicionamento no mercado brasileiro como empresa pioneira e líder no setor de Canal de Denúncias.

Conclusão

Investir em um Canal de Denúncias bem estruturado é uma medida de conformidade e uma estratégia inteligente para mitigar riscos, proteger ativos financeiros e promover uma cultura de integridade e responsabilidade.

Ao oferecer aos colaboradores um meio seguro e confidencial para relatar atividades suspeitas, as organizações podem agir rapidamente para investigar e resolver problemas antes que causem danos financeiros e à sua reputação no mercado.

A transparência e a independência da condução de todo esse processo são fundamentais para que a empresa corrija fraudes e volte a fortalecer sua governança corporativa.

Veja na prática como uma plataforma de denúncias segura pode mudar a realidade da sua gestão para melhor. Preencha o formulário ao lado e agende uma demonstração do Canal de Denúncias da Contato Seguro com nossa equipe de especialistas!

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